2 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 2 Email -- 2 Flares ×

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.”  (Provérbios 4 : 23)

Aqui está um conselho de um homem que foi considerado o mais sábio de todos os tempos. Aqui está um conselho considerado o melhor que este homem escreveu. Aqui está a palavra de Deus, revelando a você algo precioso, para Ele próprio, e para ti: o seu coração.

A bíblia tem uma maneira especial de colocar o coração para nós. Diz que do coração procedem as fontes, ou saídas da vida. Diz que nela surgem as vontades, emoções e guardamos os pensamentos. Muito do que atribuímos científicamente ao cérebro, a Bíblia atribui ao coração. Na verdade, é o coração que nos liga ao Pai, e infelizmente, que também nos liga ao maligno.

A nossa vida é movida por palavras e atitudes e estas começam lá no coração! Aquilo que falamos na verdade, nada mais é do que alimentamos tanto tempo em nosso coração, pois como o próprio Senhor Jesus disse:

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.”  (Lucas 6 : 45)

E é a mais pura verdade. Aquilo que alimentamos dia após dia em nosso coração, inevitavelmente é o que temos a oferecer a aqueles que convivemos. Mas tudo tem a sua consequência, e o Senhor Jesus nos fala que teremos que dar conta de que palavra que falamos porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado (Mateus 12 : 37) E para isso, não precisamos pensar em juízo, apesar de ser bastante útil, é só olharmos para a nossa vida cotidiana, e o respaldo que temos de nossas atitudes e palavras.

Tiago diz no capítulo 3 versículo 6 que a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. E ele também diz que se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão (verso 2). E como alcançar a estatura de varão perfeito? Sendo imitador de Cristo, buscando na palavra a verdade, e os seu ensinamento, que é bom.

Olhamos muito para o campo das atitudes, mas temos que antes ver de onde elas procedêm, e elas procedêm do coração. Encha pois o homem o seu coração de verdade, e de paz. Da verdade que é a palavra de Deus que liberta das más atitudes e pensamentos pervertidos, porque nossos olhos são a janela de nossa alma. Quando olhamos para as coisas de Deus, nos apegamos em sua palavra, na sua obra, nosso coração se enche daquilo que o homem precisa para viver. Pois viver não significa abrir os olhos pela manhã e seguir um dia falido e desprezível, não! Viver significa conhecer a glória de Jesus que faz nosso coração bombear rios de águas vivas, para nós e para aqueles que necessitam.

Se encher da palavra de Deus, de experiências com o Senhor, é guardar no coração alimento espiritual para aqueles que necessitam, e que basta olhar para a direita ou esquerda para encontrarmos dúzias de pessoas assim.

Olhe você para a sua vida neste momento. Faça uma breve análise, uma reflexão. Como tem sido o seu comportamento? Quais tem sido os seus desejos? O que pensa sobre si mesmo? Sua família? Sobre os que estão a sua volta?

Sabe, as vezes olhamos para o lado, e só vemos maldade nas pessoas, mas na verdade, nosso coração está podre, e cheio disso. Precisamos negar este lixo todo em nosso coração e correr para a palavra de Deus, que é palavra de fé, palavra de esperança! É palavra que nos levanta, e que faz até montanhas se moverem. É desse tipo de palavra que temos que guardar em nosso coração.

O mundo está o tempo todo pronto para nos devorar. E é no nosso coração que vemos se estamos pronto para viver um dia de vitórias, paz e gozo no Senhor, ou se nós também já estamos prontos para sermos devorados.

Este mundo precisa de pessoas ricas de coração, prontos para dar, para doar, para abençoar outras pessoas. Precisa de pessoas que tem no coração a palavra vibrante do reino de Deus, e que estão prontos a olhar ao próximo como pessoas lindas e maravilhosas, mas que podem estar necessitadas, e que da maneira que tem de agir, algumas brutas, outras arredias, na verdade estão magoadas e precisando ouvir um coração de amor, e de pleno conhecimento de Deus. Porque Deus ama a mim e a você, ama a todas essas pessoas, e nós, precisamos nos encher do amor de Deus, guardar este bem precioso em nosso coração, e não só deixar de viver as armações desta vida, mas viver plenamente o amor de Deus, e dar a quem precisa. Lembre-se, é dando que se recebe, e também é perdoando que se é perdoado.

Só para fechar, isto despertou algo importante a ser dito. O que muitas vezes, e bota muitas nisso, impede-nos de amar e de ser amado é o rancor e a falta de perdão que guardamos no coração. Por isso queridos, algo que o Senhor nos ensina maravilhosamente bem é a perdoar e consequentemente sermos perdoados. É abrir o coração, e retirar toda mazela, toda impureza, tudo que está nos fazendo mal, para então receber o amor genuíno e maravilhoso que Deus tem por nós. Abra o seu coração para o Senhor, e você verá que tem um bem precioso dentro de você, e quando descobrir isso, vai descobrir algo melhor ainda: que você é precioso para Deus, muito!

Ricardo de Magalhães Cruz ( 26 de novembro de 2008 )
[email protected]

Texto bíblico: João Ferreira Almeida.