2 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 2 Email -- 2 Flares ×

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. (Salmos 119:9 NVI)

Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo. (Gálatas 1:10 NTLH)

Naquela noite Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. (Gênesis 32:22 NVI)

Mais do que o jovem na idade, como pode o jovem na experiência e conhecimento da palavra do Senhor manter-se ou tornar-se puro no caminho do Senhor? Mas se pensamos em idade física, talvez realmente para os jovens seja um tanto complicado.

Este salmo é o princípio do que o Senhor quer fazer conosco. Quem já teve paciência de ler este pequeno salmo observa que a palavra enfatiza bastante o obedecer a palavra, e o livrar dos perseguidores. É algo que queremos receber e aprender do Senhor. Principalmente quando falamos sobre um versículo bem profundo, que diz que quero aprender do Senhor em amar mais sua palavra e obedecê-las do que ajuntar riquezas!

Apesar de benção esta palavra, para aqueles que não se importam com o que estão pensando, mas com o que o Senhor está pensando, creio que temos algo mais profundo na palavra e caminhada com o Senhor.

Meus irmãos, se eu pudesse dar um título a esta palavra hoje, daria o título de “Filho eu estava esperando você”. Tomo a liberdade de por no passado o verbo, porque hoje você vai sair daqui diferente, pronto para derrubar gigantes e ousados, ter sua vida transformada com novos dias pela frente! Se você crê nisso, diga ao Senhor, eis-me aqui, ensina-me a mim!

Amados, a bíblia fala de um Deus poderoso, chamado também como o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. E este nome, Jacó, não ficou ai registrado atoa. Jacó foi aquele onde milhares de anos depois continuou tendo o seu nome agregado junto ao nome do Senhor Deus, por justamente Deus ter feito coisas que marcaram e transformaram a vida de um homem que nasceu com a raiz do pecado (todos nós) e que foi transformado de tal forma que posteriormente recebeu o nome da igreja de Deus, Israel. Em O nome de Jesus, isso é para todos nós também.

Na palavra do Senhor eu sou apaixonado por todas as passagens aonde mostra homens com H maiúsculo tendo suas vidas transformadas pelo poder milagroso de Deus. Foi assim com o ladrão na Cruz, com Paulo, Pedro, e tantos outros. E Jacó foi um personagem na palavra do Senhor que marcou a minha conversão. Esta luta de Jacó com Deus representou a minha luta, e o diálogo, marcou a minha história, o momento de minha conversão.

Tenho certeza que marcou a conversão de muitos, na verdade eu imagino, mas ao menos tenho certeza que todos já ouvimos falar muito sobre esta luta, sobre como Jacó nasceu e recebeu o seu nome que quer dizer “Usurpador de calcanhar”, de como enganou seu pai e tomou a benção de Esaú, de como foi trapaceado por seu sogro Labão. Mas, o Senhor me levou a esta palavra novamente, e me chamou a atenção a um pequeno pedaço do seguinte verso:
Naquela noite Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. (Gênesis 32:22 NVI)

Algumas versoes dizem que é passagem ou vau de Jaboque, que quer dizer rio ou riacho de Jaboque.

Eu não sei se você já ouviu sobre isso, mas o Senhor me levou a saber mais sobre isso para trazer uma revelação que, se você entender, vai ter sua vida marcada e transformada pelo poder de Deus!

JABOQUE significa – Aquele que corre. Em outras fontes retrata Jaboque como “lugar da travessia”, “luta”, “esvaziar e transbordar”.

Não somente isso, Jaboque era um ribeiro que cruzava a cadeia de montanhas de Gileade, e deságuava no lado leste do Jordão, próximo do meio caminho entre o mar da Galiléia e o mar Morto.

Jaboque era um lugar de travessia, e essa travessa era fronteira entre os reinos de Seom e Ogue. Bem, porque precisamos saber estes nomes esta noite? Porque seus significados representam porque Jacó teve que passar por ali. Sua travessia ocorreu por grandes batalhadores em sua vida, e se você está aqui, acredito que em sua vida também. Vem comigo, vamos conhecer, e atravessar!

Seom significa CORAJOSO; GUERREIRO
Seom não era uma cidade, era o nome do rei dos amorreus na época da conquista, derrotado por Moisés na Transjordânia.

Ogue significa GIGANTE
Ogue também não era o nome de uma cidade, mas o nome do rei dos amorreus de BASÃ, derrotado pelos israelitas.

Jaboque é um tipo do tempo de Deus que corre para direções que muitas veses não queremos.

Aqui a primeira coisa que você já deve entender, apesar deles ainda estarem de pé na sua vida, eles já foram derrotados. Podemos dizer que nessa, como em toda a bíblia, temos a palavra de vitória em que diz que o inimigo já é derrotado, e por isso, também todos eles serão derrotados em sua vida!

Assim como o vau de Jaboque corria suas águas para o lugar de limite entre Seom e Ogue, assim também muitas vezes Deus nos faz correr para um lugar onde nós encontramos com nossos limites diante dos CORAJOSOS E GIGANTES inimigos de nossa vida.

Os corajosos aqui são os demônios. Corajosos porque realmente eles tem muita ousadia ou atrevimento para enfrentar e confrontar o povo em que Deus habita, mesmo sabendo que a autoridade de Deus está com eles.

Os gigantes aqui já são os que nós mesmo criamos; dívidas a pagar, empréstimos complicados de repôr, processos judiciais, doenças incuráveis, crise persistente na família, caráter complicado, pecados que não são fáceis de largar…

Quando você se encontrar diante do seu limite; quando você estiver bem nos marcos do território de corajosos demônios e gigantes e perceber que sua força acabou… NÃO DESISTA!

Faça como Jacó:
Naquela noite Jacó levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos para atravessar o lugar de passagem do Jaboque. Depois de havê-los feito atravessar o ribeiro, fez passar também tudo o que possuía. (Gênesis 32:22-23 NVI)

Este é o momento de encará-los! Você caiu em pecado diante dos gigantes? Diante dos guerreiros atrevidos que se colocaram diante de você? Levante agora, não desista! É justamente agora que você está vivendo estas situações e Deus esta lhe mostrando, é que caem as vendas espirituais e lhe permitem ver que eles existem, você está escravos deles! Mas não esqueça de uma coisa, esta palavra disse que eles já foram derrotados, você vai ser vencedor, porque já foi tudo consumado!!

Esses demônios estão falando contra tua vida com muita ousadia? Os gigantes estão para você maiores do que nunca? PASSE O VAU DE JABOQUE!!! Ou seja… deixe o Deus te levar até o lugar de mudança!

E o processo meu irmão está na transformação. E essa transformação, que não é a primeira, deve começar pela sua casa, pela sua família, pela atitude que você vai fazer com eles, passá-los pelo Vau de Jaboque!

Depois, chegou a hora de você por tudo o que você tem; sua fé, seu dinheiro, seu trabalho, seu ministério… e inclusive o que está nas mãos dos inimigos, você precisa lavar tudo o que você tem e colocar tudo nas mãos de Deus, pela oração. Você tem uma luta pela frente, e se você não entregar tudo no altar de Deus para ser santificado, você não vai conseguir vencer a luta. Aqui não quer dizer que você vai fazer tudo pelas suas mãos, mas que você vai ser sincero na presença do Senhor, e crer que Ele já venceu. É por isso que muitos tentam, mas suas vitorias não prevalecem, porque Deus te ensina, te mostra os seus planos, você sai transformado, mas quando você volta aonde você estava, e para coisas que você tinha, tudo estava igual, e você não consegue prevalecer!

Abraão entendeu isso, que Deus não queria tirar o que tinha lhe dado, não queria que Ele sofresse, mas queria ele prevalecesse. Pediu Isaque em sacrifício e Abraão assim o fez, sabe porque? Abraão creu que a mudança era com ele, e aceitou o que Deus tinha para fazer! O Senhor quer bênçãos em suas vidas e não ídolos, e você precisa passar suas coisas para ser purificado, se não for pelas águas de Jaboque que Jacó passou, que seja pelo fogo do Altar que seu avô levou ao seu pai Isaque! Deus tinha algo com essa família, e é por isso que Deus marcou seu nome junto com esta família! Deus quer hoje marcar o seu nome com você, leva suas coisas e passa pelo vau de Jaboque hoje!!

Thalles fez assim! É interessante como ele se preocupava com grana, vocês perceberam isso? Mas ele passou por ali, foi sincero com o Senhor, e aceitou os momentos em que o Senhor mudou as coisas! Entenda uma coisa, o que é benção de Deus na sua vida, planos de paz e não de causar dano, Deus lava nas águas, Deus purifica no fogo, mas se é maldição, se é para te derrubar, se é para te levar para o inferno, o você leva ao altar do Senhor, Ele consome, Ele elimina, porque o Senhor cuida de você, e ele faz o que? Lhe entrega ao novo, santo e benção no lugar, que te leva pro alvo e não para esquerda ou direita! Thalles passou pelas águas mas também pediu fogo!!
O Senhor quer você molhado, lavado, limpo, com outro caráter, atitudes e comportamentos, pronto para vencer a batalha, e quando voltar, permanecer vencedor!

E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. (Gênesis 32:24 NVI)

Jovens!… DEUS SÓ MUDARÁ SUA HISTÓRIA, O RUMO DE SUA VIDA SE VOCÊ TOMAR A ATITUDE DE ATRAVESSAR O VAU DE JABOQUE… OU SEJA, ORAR E SUBMETER-SE A PALAVRA DE DEUS E TER FÉ!

Lembram-se de como a fé é produzida? Ouvir a palavra, crer nela, e tomar uma atitude de fé em frente aos gigantes e problemas de sua vida. Não acontece de outra forma!

Lembrem-se de que no Vau de Jaboque corriam águas. Isso quer dizer que com Deus nada fica parado!!! Você está entendendo? Deus quer fazer, e estava até então esperando você!

A justiça humana pode fazer parar seus documentos, as atitudes humanas podem fazer seus sonhos e planos pararem… mas quem entra no vau de Jaboque pode ter a certeza de que naquele momento em diante SUAS ÁGUAS VÃO ROLAR e te levarão ao encontro do mesmo Anjo que tocou na vida de Jacó e mudou sua vida.

Quem entra no vau de Jaboque (travessa com Deus), entra consciente de que seus inimigos ousados e gigantes estarão por perto sim, mas por pouco tempo. Sabe porque? PORQUE DEUS VAI TOCAR EM VOCÊ APÓS ELE VER QUE VOCÊ SE SUBMETEU AO SEU CHAMADO E NÃO SE INTIMIDOU COM OS INIMIGOS EXISTENTES.

Deus vai mudar não somente sua história mas também o seu nome. Deus vai mudar o seu caráter, e este novo caráter permanecerá!

Chamam você de medroso(a)? pecador(a)? devedor(a)?
caloteiro(a)? infiél? de que te chamam? não interessa.
O que realmente interessa é que QUEM ATRAVESSA O VAU DE JABOQUE DEIXA DE SE CHAMADO DE DERROTADO E ESCRAVO PARA PARA ALGUEM VENCEDOR.

Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia. (Gênesis 32:24 ARC)

Meu irmão, esta palavra diz que Jacó ficou sozinho, mas logo em sequência fazia algo e com alguém. Isso é algo espiritual, o Senhor esperou Jacó ficar sozinho para perceber a figura do anjo que representou ali Deus, para lhe mostrar que Ele estava ao seu lado, esperando por este momento. É para isso que o anjo estava lá, como o Senhor Deus, esperando você!

Quando o homem viu que não podia vencer, deu um golpe na junta da coxa de Jacó, de modo que ela ficou fora do lugar. (Gênesis 32:25 NTLH)

Amados, toda vez que alguém luta com o Senhor, luta contra si mesmo, para alcançar de Deus aquilo que vem de quem é maior do que você. Lutamos porque queremos trilhar por caminhos eternos, mas os caminhos da sedução deste mundo tendem a ser mais fortes e querer ganhar a luta. É nesse ponto que, quando você não desiste, o Senhor desloca aquilo que firma a base forte que o prende no mundo. É quando uma namorada ou namorado termina contigo, é quando você perde o emprego, quando batem ou roubam seu carro, quando afrontam o seu conhecimento, quando não aceitam a sua pessoa. É o momento em que a pessoa perde sua base, e é obrigada a olhar para si mesma, e percebe que parte de você não está mais certa.

Então o homem disse:
— Solte-me, pois já está amanhecendo.
— Não solto enquanto o senhor não me abençoar — respondeu Jacó. (Gênesis 32:26 NTLH)

E aqui é um divisor de águas, o momento em que o Senhor Deus fala que sua luz está chegando, que sua benção esta chegando até a sua mão, que o mover de Deus vai chegar a sua vida, que uns desistem, pois descansam e saem da brecha. Mas, existem outros que só param no momento acaba, e este momento é quando você recebe a sua vitória, é quando você vê sua vida realmente transformada, é quando você recebe a restituição, é quando o poder de Deus lhe toca e manifesta a sua vida! E esse outro tipo de pessoa é você que está recebendo a promessa!

E é aqui que devemos ter uma outra grande luz a respeito da luta, que o não desistir, é não desistir, é lutar com o Senhor, junto com Ele, agarra Ele e usa a força Dele! Um bom exemplo disso para mim é o testemunho do Thalles. Foi o momento que o Senhor começou a lhe dar a música Arde Outra Vez a ele. É interessante porque ele caia nos seus pecados, mas logo depois o Senhor o inspirava a clamar: “me molha, me lava…”. Ele sabia que parte do processo era passar pelo ribeiro de águas em Jaboque, e é Deus quem lava, e então ele estava forte para falar o primeiro não ao pecado, e conseguiu! Mas então veio a segunda vez, a terceira, e então caiu! Mas ele tinha uma promessa de que essas águas iam lavar, então começou a cantar mais “me molha, me lava, me ensina…” . É o momento em que começamos a nos ocupar vivendo coisas novas que o Senhor quer nos ensinar. Vem o pecado, e você fala: não tenho tempo, estou orando, não tenho tempo, estou estudando a palavra de Deus! Estou falando de Jesus, mas então vem o pecado novamente, e o chama… E acaba caindo de novo! Mas você não foi chamado para desistir, mas para crer e marchar no Senhor, lutar no Senhor!! Thalles não desistiu, então começou a cantar “me molha, me lava, me ensina, me inspira”!! Agora as coisas estão melhores, porque você tem menos tempo ainda, vem o pecado lhe chamando, mas… Estou ocupado, quando eu leio a palavra o Senhor me revela algo novo, parece que o pecado está chamando de novo, mas eu estou fazendo algo novo, estou escrevendo as revelações que o Senhor me deu, estou falando delas, estou compondo músicas, eu não largo mais o Senhor, porque eu quero ser abençoado, quero minha benção, quero minha vida nova, “arde, outra vez, em meu coração, com fogo!!!” . Agora o pecado já está pequenino, você tem prazer no Senhor, você está frente a frente, e então Ele faz algo que muda agora a sua vida, porque você prevaleceu!!!

Aí o homem perguntou:
— Como você se chama?
— Jacó — respondeu ele.
Então o homem disse:
— O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel. (Gênesis 32:27, 28 NTLH)

Este momento, é o momento de desfrute do Senhor, momento em que você nunca mais será chamado, olhado, visto, subjugado como era antes, porque você ao receber sua vitória nunca mais será o mesmo. Aonde você era conhecido (pelos homens, Deus, e demônios) pelos seus pecados e deficiências, passará a ser conhecido e RECONHECIDO como homem filho de Deus, lavado pelo sangue do cordeiro, onde teve suas vestes alvejadas, justificado pelo único justo que teve nessa terra, que recebeu o nome que está sobre todo nome, e que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor, este é aquele, único capaz de ver hoje como estas, te marcar, te mudar e lhe escrever uma nova história. Uma história de vida, onde não foi chamado como perdedor, não foi chamado como filho desviado, mas como mais do que vencedor em Cristo Jesus.

Toda vez que o Senhor lhe chama e lhe coloca em uma situação para você guerrear, e vencer, é para você ser abençoado, porque DEUS ESTAVA ESPERANDO VOCÊ! O Senhor marcou esta noite para dizer que até hoje, por onde você andou, fazendo as coisas que você fez, dizendo o que disse, o Senhor estava esperando você chegar em Peniel para dizer: FILHO EU ESTAVA ESPERANDO VOCÊ, VOCÊ É ESCOLHA DE REALIZAÇÃO DO SONHO DE DEUS.