0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Email -- 0 Flares ×

Amados, até onde opera e interfere Deus no trabalho e em nossos projetos? Como é realmente esta interação? Essa é uma pergunta que muitos frustrados e fracassados (ou homens inteligentes por conta própria) resolve reanalisar, e muitas vezes descobre coisas maravilhosas (nós também iremos até o fim do texto):

  • Nós não somos nada, e nada do que fazemos por nós mesmos merece glória diante de Deus;
  • Nada do que fazemos através de Deus merece (deve ser aceita) glória diante dos homens;
  • Deus exalta os humilhados e faz coisas tremendas através destes que confundem os mais sábios;
  • Deus não tem a menor intenção de ficar somente lá do alto, em seu sublime trono simplesmente olhando os homens fazerem besteiras e nada fazer por eles;
  • Deus é TOP, show de bola, manifestador de sua Graça e Misericórdia, e abençoador.

Eu sou um desses, que tantas vezes me vi por incapaz, por menor que os outros. Creio, mediante a palavra, que Deus se agrada disso: “Cada um considere os outros superiores a si mesmo” Fp 2:3. Isso não significa ser inseguro, frustrado, incapaz, nem no trabalho, nem em qualquer outra lugar. Mas confesso que também já me senti dessas formas várias vezes, inclusive, ou principalmente, sem Deus no trabalho!

Hoje ao meditar na palavra gloriosa do Senhor, me deparei com um texto maravilhoso. Considere ler e descobrir segredos maravilhosos da parte de Deus para agir justamente onde ocupa a maior parte do seu tempo!Deus no trabalho - O TabernáculoDeus tinha um plano, tinha algo em mente, e queria executar: o Tabernáculo, o primeiro “templo” construído pelos homens a Deus. E o que Ele queria não era nada simples de ser executado, antes, há páginas e páginas, capítulos e capítulos descrevendo em detalhes como Deus queria a base de uma coluna, o detalhe de um candelabro, a pedra de uma ombreira ou os arremates de uma cortina. Objetos como um altar ou uma arca, feitos peça inteira, hora feitos de ouro puro batido, hora feito de madeira de acácia revestido também de ouro em uma peça só. Quem seria capaz de fazer tais coisas? Hoje já imagino ser complicado, imaginem naquela época? Pensa no trabalho…

Isso me faz perguntar o que parece ser complicado em nossa vida hoje sem Deus no trabalho… de projetar, desenhar, detalhar, executar, achar bons trabalhadores. Isso pode ser uma igreja que Deus colocou em seu coração. Isso pode ser um trabalho que precisa, ou algo no trabalho que necessita de soluções, projetos para o seu lar, sua comunidade, uma viagem pelo mundo.

Me faz perguntar o que nos faltam de recursos para que consigamos executar? Talvez sejam dificuldades no trabalho, ou a própria provisão do lar, comida para as crianças, fraldas para o bebê, escola particular para suprir a deficiência de nossas escolas públicas, uma viagem para os EUA ou Europa? Talvez os recursos para executar um negócio ou ampliá-lo!? Talvez, as tão prometidas missões pelos quatro cantos dessa Terra. Talvez você tenha decidido ser um homem ou uma mulher de oração, mas parece bem complicado alcançar tudo o que deseja, sonha, ouviu falar, ou acha que deva ser.

Acredito que Deus está disposto a intervir em todas essas coisas, porque com Deus no trabalho, iremos além. Há diversas passagens na bíblia sobre isso. Porém, uma questão ainda maior é, e quando Ele resolve por a mão na história, como é isso? Será uma simples inspiração desapercebida e sem frutos aparentes? Será o vislumbrar de você ir até o último suspiro e dar um simples empurrãozinho? Queridos, vejo coisas muito maiores na palavra de Deus. Quer ver comigo?

Disse então Moisés aos israelitas: “O Senhor escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá,
e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística,
para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze,
para talhar e lapidar pedras, entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal.
E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros.
A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes para projetar e executar qualquer trabalho artesanal”.
Êxodo 35:30-35

Que texto poderoso sobre Deus no trabalho! Aqui nos lemos que o Senhor escolheu alguns homens e os capacitou de tal forma, que estavam prontos para executar e inclusive ensinar (coisa rara de encontrar ambas qualidades em uma só pessoa) qualquer (uau de novo) tipo das tarefas e construção de coisas para o mais Exigente de toda a terra, de todo o universo, de tudo que existe: para Deus. Que tremendo isso! Quantas vezes achamos que é impossível sermos capacitados para agradar e suprir a necessidade de homens e mulheres… esse texto mostra que Deus no trabalho pode capacitar pessoas para fazer coisas (físicas, quem dirá espirituais) para o próprio Senhor Deus! Uau!

Quando li essa passagem fiquei por demais maravilhado! Ao ler esse texto, posso concluir que Deus no trabalho pode capacitar a mim e a você para fazer todo tipo de coisas, inclusive as que hoje nos sentimos incapacitados a fazê-las! Leia assim: Deus no trabalho pode me capacitar a ser um bom e detalhista obreiro ao serviço para Ele, pode me capacitar para ser um funcionário como nenhum outro foi visto até então ou um empreendedor que construirá coisas ainda não construídas também até então! Pode me capacitar a fazer uma viagem, a aprender ciências desconhecidas para mim, pode me capacitar a entender a Bíblia e até teologia da pesada!! Que Deus poderoso esse, e que demonstra querer agir no meio dos homens através dos homens!

Esse texto me fala que se eu acreditar nessa palavra, e Deus se agradar disso, Ele pode fazer isso na minha vida!! Quão poderoso é isso!!

Deus quer ser um Deus no trabalho nosso de cada dia!

Bem, mas e quanto aos recursos? Nós somos recursos humanos, e vimos que Deus no trabalho pode nos capacitar, nos entregar capacidade plena de ensinar a outros, e daí podemos crer que Ele levanta e levantará pessoas para todo projeto e execução que esteja de acordo! Porém existe também o tal dos recursos materiais, muitas vezes conhecido como dinheiro! Bem, me maravilhei sobre isso também!

A bíblia fala que Deus é o Senhor do ouro e da prata (Ag 2:8)! E quer saber de uma coisa? É mesmo! Deus ordenou a Moisés algo interessante, que se levantasse entre o povo ofertas de coração, recolhendo todo o material (recursos) necessários, veja:

Separem dentre os seus bens uma oferta para o Senhor. Todo aquele que, de coração, estiver disposto, trará como oferta ao Senhor ouro, prata e bronze; …
Êxodo 35:5

Lindo isso não? Todo aquele que, de coração, estiver disposto… Por que esta tranquilidade? Porque é Dele! E se é Dele, Ele tem tranquilidade em saber que tocará aos corações para lhe trazer aquilo que lhe pertence e isso virá! Precisamos nós também ter esta tranquilidade em nossos corações! Isso é muito importante no processo! Confiar no Senhor! Ele é onipotente, e nEle não se faz falta nada! Ele pode (e quer) nos capacitar, e Ele também pode (e quer) nos trazer todos os recursos necessários para que se cumpra a vontade Dele em nossas vidas!

Já que estamos falando de coisas lindas a respeito de nosso Deus, vamos falar de outra coisa linda: Quando colocamos Deus no trabalho e deixamos processo redondo há abundância! Isso mesmo, abundância! E no texto que estamos lendo, houve abundância do que todos duvidam! Dos recursos materiais, entre eles, o ouro e a prata! Vejamos:

e disseram a Moisés: “O povo está trazendo mais do que o suficiente para realizar a obra que o Senhor ordenou”.
Então Moisés ordenou que fosse feita esta proclamação em todo o acampamento: “Nenhum homem ou mulher deverá fazer mais nada para ser oferecido ao santuário”. Assim, o povo foi impedido de trazer mais,
pois o que já haviam recebido era mais que suficiente para realizar toda a obra.
Êxodo 36:5-7

Viram? (Quantos tem essa promessa mas não creem nela hum?) Esse é o nosso Deus! E isso me faz pensar em uma segunda coisa importante:

Ao ter Deus no trabalho, devemos confiar no Senhor sobremaneira e sobremedida

… a fim de não ajuntarmos mais do que o necessário para se cumprir a promessa, projeto, execução!

Deus no trabalho - OuroHá pessoas que se perdem nisso, e isso se torna um problema grave! Tenho realmente tido isso em meu coração de ajudar as pessoas a ponderarem sobre o trabalho, o dinheiro, a família e a obra, a fim de viverem o leite e o mel! Você pode conferir mais sobre isso clicando aqui.

Amados, eles já haviam recebido 1 tonelada de ouro, 3,5+ toneladas de prata e 2,5 toneladas de bronze (cf Ex 38:24-29)!!! Isso mesmo! Foi uma obra das melhores, caprichada! Mas, há aqueles que se perdem nisso, dinheiro… dinheiro… e a ganância tomam conta do coração, começam os sofismas, justificativas, vamos juntar mais um pouco porque depois o Senhor pode querer algo e o coração do povo poderá estar duro… Nada disso amados, cessem as ofertas agora, já temos o suficiente! Isso é confiar no Senhor! Isso é ter Deus no trabalho e em nossos projetos! Não percamos o foco!! O mesmo Deus que provou hoje para suas necessidades hoje, será o mesmo Deus que proverá para as necessidades de amanhã!

Amados, esse assunto é muito importante, porque não confiamos em Deus. Dizemos que nossas vidas estão nas mãos do Senhor, mas tememos que nas mãos Dele possamos cair em um deserto, então queremos dar nossos jeitinhos de nos prevenir caso Ele pense nisso!! Reflita sobre isso por alguns instantes e… leia esse texto para descobrir como confiar de verdade no Senhor.

Deus criou o homem para não lhe faltar nada, e ter tudo

Vimos aqui que Deus capacita mesmo! Ele provê mesmo! Deus no trabalho age grandiosamente! E isso não é somente para o que Deus quer, mas também para que o homem precisa! Voltemos ao livro de Gênesis, e vejamos o carinho de Deus em ter feito todas as coisas primeiro, e somente depois ter feito o homem! Isso nos prova que Deus cuidou de todas as necessidades físicas do homem para depois criar o homem, e não lhe faltar nada! O homem foi criado, e já existia comida, bebida, diversão, lazer, trabalho, um Deus para se relacionar, tudo! Deus cuida das nossas necessidades! Aqui eu faço um parêntesis: Quando Deus promete algo a nós, tudo já está pronto para se cumprir, falta somente nós nos colocarmos em posição e situação de receber a promessa, amém?

Deus no trabalho age nos detalhes

Para já ir concluindo, eu gostaria de citar algo interessante! Para os que tiverem a curiosidade de ler a “parte chata” com outros olhos (sim, muitas vezes achamos chato ler tantos detalhes, mas glória a Deus por isso, porque o Senhor opera nos detalhes!), observe que Deus projeta em detalhes o que Ele deseja, e os capacitados por Ele executam em detalhes aquilo que lhes fora ordenado!

Que tremendo isso! Você entendeu? A capacitação de Deus te faz capaz de executar em detalhes os projetos, e isso significa perfeição ou assemelhar-se ao perfeito projeto!

Amados, isso é muito importante! Tudo o que Deus fez e faz, é perfeito! Mas tudo o que o homem faz é imperfeito, ou ainda, cheio de problemas! Sim, inacabado, defeituoso, deixando a desejar, fazendo tantos sentirem-se enganados! Olhe ao seu redor e perceba isso! Olhe inclusive para a obra de Deus, e veja se encontra semelhanças com o que digo aqui?

Anote isso: Quando o homem se entrega ao processo de Deus, e executa o que foi planejado por Deus, utilizando da capacidade que vem Dele (sem jeitinhos), os recursos que vem Dele (sem jeitinhos), a execução será realizada em detalhes, e assemelhará ao perfeito, que foi o projeto de Deus!

Entendeu? Isso significa até mesmo o fim da preguiça e outra coisas mais, mas deixemos isso para um outro momento!

O atestado de sucesso e o real propósito

E vem o selo! O certificado de qualidade, indicando que houve qualidade no processo e no produto final! Que selo é esse? Vejamos:

Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.
Êxodo 40:34

Deus no trabalho: a GloriaQueridos, é para isso que tudo o que fazemos, planejamos, executamos, sonhamos serve. Para a glória de Deus, amém? Você que ainda acha que as coisas são em parte para Deus e em parte para você mesmo, caminhemos mais com o Senhor amém? Tudo é para Ele! Aceitamo-lo e continuamos a viver com qual objetivo? Sermos objetos e instrumentos de glória ao Santo Nome Dele! É isso! Temos alegria? Muita! Mas nos gloriar, somente em saber que O entendemos e O conhecemos (cf. Jr 9:23-24)!

Nossa vida deve ser uma vida de realizações, mas realizações dos propósitos de Deus! Então, para você que achou que estava falando somente de dinheiro, ou de empresas, ou de viagens, ou de nossas necessidades físicas, saiba que eu estou falando da glória de Deus! Pode ser nessas coisas sim, mas caso haja serviço para o Senhor nelas! Isso é por Deus no trabalho, e você no trabalho de Deus! Entendeu? Esta palavra diz assim: Portanto, quer comais ou bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus! (1Co 10:31). Entendeu???? :) Tudo! Quando você trabalha para fazer uma cadeira, ou uma fiscalização de um estabelecimento, não importa, você deve fazer para Ele! Para a glória Dele! Quando você tiver um relacionamento sexual com sua esposa ou seu marido, você deve estar fazendo para a glória de Deus! Tudo o que você fizer, sem exceção alguma, deve ser feita para a glória Dele! Se assim você fizer, encontrará um coração pleno para o processo de Deus, será capacitado por Ele, alcançará todos os recursos necessários, executará em detalhes, e a glória de Deus encherá sua vida, estará contigo e em tudo o que fizer!

Que você possa ter sido abençoado com esse texto, assim como eu fui, em O nome de Jesus, amém!

Ps. Você gostou do texto? Ajude a alcançar mais pessoas! Curta ao seu lado esquerdo no FaceBook, Google+, Twitter! Deixe seu comentário também abaixo, porque além de ser importante para mim, será para outros leitores! Eu sempre respondo!
Entre também em nossa lista de e-mails, para ser abençoado poderosamente com uma palavra reta e cortante! O formulário está logo abaixo!

Você vai gostar também:

  1. O que é óleo de unção ou ungir? De onde veio? E para que serve?
  2. A glória desta última casa será maior do que a da primeira
  3. O que é pedra angular?
  4. Os rótulos em sua vida
  5. Esboço de pregação sobre Ezequias
  6. Por que está abatida ó minhalma
  7. Deus tem prazer em te abençoar, ele trabalha por você
  8. Ex-espírita conta como Deus a chamou, vale a pena ler

Ricardo Cruz
[email protected]