logo

Você é demais

Obrigado por estar com a gente. Estamos trabalhando duro para abençoar sua vida. E queremos muito te ouvir, você pode falar conosco através dos canais abaixo.

Instagram

0
  • No products in the cart.
0
  • No products in the cart.

Por que temos que passar pelo deserto

Pedra Angular Brasil > Palavra  > Por que temos que passar pelo deserto
Por que temos que passar pelo deserto?

Por que temos que passar pelo deserto

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Email -- 0 Flares ×

Deuteronômio 8:2 … o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.

Eu vejo todo mundo ensinando que deserto é passagem, mas não vejo muitos ensinando o que você deve passar, e qual o real propósito de passar por tudo isso. Na verdade, vejo sim sobre a revelação de Deus no deserto, seu cuidado, sobre a murmuração do povo, que podia ter sido rápido, mas… O que o deserto ensina sobre você aí que está lendo, e o que levará de vida com você do deserto? Hoje, você vai aprender.

Passar pelo deserto? Mas por quê??? Eu quero mesmo é a terra prometida. Maná? Só em Canaã. Nada de deserto… Mas… parece que fui parar lá no deserto, eu não queria, Deus… Por que o Senhor permitiu isso na minha vida? Eu não merecia isso…

Bem, talvez estes sejam alguns dos seus pensamentos, se é que você está passando por isso, ou conhece alguém que está passando. Bom, seja qual for dos casos, hoje lhe é oferecido uma palavra que no nome de Jesus vai lhe abrir o entendimento, e lhe fará apto a voar nas asas do Espírito.

Quem tem que passar pelo deserto?

Essa resposta é a mais fácil. Quem tem que passar pelo deserto é quem está indo para Canaã, a Terra prometida. É quem está saindo da terra do cativeiro, das situações que você vem clamado a Deus para sair, e está indo rumo a terra, as situações, a nova vida, que você pediu para Deus. Qual o caminho para chegar lá? Deserto.

Por que temos que passar pelo deserto?

Bem, essa também é fácil. Temos que passar pelo deserto porque a terra prometida é boa demais. É tudo de bom! É uma realização, é se maravilhar com tudo o que essa terra oferece que você não tinha, não estava acostumado a ter.

E qual o problema nisso?

Bem, o problema é que normalmente o coração do homem se prostra e Deus não pode permitir isso, porque torna separação com Ele. Você se maravilha com as águas e esquece da fonte. Isso não pode acontecer. Veja o que lemos:

11 Guarda-te não… 14 se eleve o teu coração, e te esqueças do Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

Pois é, você olhará para os outros, que estão no egito, e nem sabem que lá é um lugar de escravidão e de morte, e se achará superior a eles. Afinal de contas, olha da onde você saiu, e aonde foi parar?

O maior problema de nossos corações talvez seja a soberba

17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.

Se Deus está mandando você não fazer isso, é porque naturalmente o fará. O  homem está inclinado a carne, e ela não vê a hora de chegar na terra prometida, e pisar na cabeça de todos que te humilharam pelo caminho, e falar: Ah… agora é a minha vez, chegou a minha hora!

Bobinho, quem te humilhou foi o Senhor Deus

Sim, chamei de bobinho para lhe o chamar de tolo. Deus é Deus do seu povo. Deus é Deus das circunstâncias do seu povo. Você está aí sofrendo achando que as pessoas estão lhe humilhando quando na verdade, é Deus quem está te humilhando.

Deus não faz essas coisas…

E posso saber da onde tirou esta conclusão?

2 …o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar,…

A minha bíblia tá dizendo exatamente assim. Confere se na sua está também? Porque se está, precisa entender como Deus é, e não como você acha que Ele é. Esse é o erro da maioria de nós crentes, queremos achar como Deus é, ao invés de conhecê-lo. Não me espanta o fato de não termos intimidade com Ele, não sabemos nem o que pensa, ou o que fala.

Por que Deus quer te humilhar?

Mas voltando, no meu dicionário Strong Numbers, esta palavra humilhar tem vários significados, dentre eles: ser oprimido, ser curvado, enfraquecer-se, etc. Ou seja, Ele está quebrando a casca. Que casca? Essa casca que você inventou e finge ser, e deixando aparecer o homem interior que está aí dentro. Sim, os significados que tenho para a palavra coração no mesmo versículo são estes: homem interior, mente, vontade, coração (referindo ao caráter moral e lugar dos desejos), alma, conhecimento, razão, inclinação.

Deus quer que tudo isso se prostre a Ele. Sim, pois seu caráter não é essa maravilha toda que você acha. No deserto, você a conhece. Sua razão, tá longe de ser a de Deus, e no deserto, você reconhece. O seu homem interior está pronto a fazer coisas, e a se achar, de uma forma que você nem imagina, mas Deus já sabe e está pronto a lhe revelar estas coisas, para que você pegue esse velho homem, que compõe seu homem interior, e o crave na cruz do calvário. Lá é o lugar dele, e ele precisa morrer, permanecer morto.

O crente normalmente acha que já morreu, que não vive mais ele , mas sim Cristo. Isto não é uma verdade. Quando ele trava essa luta, quando ele se conhece, quando ele busca na cruz a vitória sobre o velho homem, esse tem a verdade, e vive a verdade. Isto é o que Jesus quer, não o que nós queremos.

Jesus Cristo foi humilhado como nenhum outro homem foi, e como jamais outro homem será. Ele sofreu a maior humilhação, e por isso, recebeu a maior exaltação. Em Filipenses lemos que lhe foi dado o Nome que está sobre todo nome, no céus  e na terra, e debaixo da terra, o nome de Jesus, cujo todo joelho se dobrará e toda língua confessará, que Ele o Senhor.

A humilhação para Deus é caminho de vitória

Bem, a maior humilhação levou a maior exaltação. E Deus tem a maior exaltação preparada para sua vida, particularmente falando. De tudo que você poderia conquistar, Deus tem o maior, o melhor, e esse melhor é alcançado do jeito Dele e não do seu jeito.

Você pediu, clamou, chorou pelo novo, pela vitória, pelo novo tempo, bem, Deus está conduzindo você para lá.

De forma prática, o que tenho que fazer?

Você tem que vencer este checklist:

  1. Preparar-se para ser humilhado (porque será);
  2. Quando seu coração se revelar, você deve conhecê-lo de frente;
  3. Deverá permitir que Deus trate o verdadeiro você que está lendo esta mensagem;
  4. Agora que você sabe quem é, deverá rejeitar este velho homem que está encruado na sua carne, e cravá-lo na cruz do calvário, com suas paixões e concupiscências;
  5. Uma vez morto, você poderá viver o espírito que foi recriado em você, e que é totalmente submisso a vontade do Espírito Santo, escute-o, e deixe ele comandar você, não o velho homem;
  6. Você tem a natureza correta para entrar na terra, agora, vem a advertência que deve costurar em seu coração. Quando entrar, seu velho homem vai ver a terra maravilhosa, e vai querer ressuscitar, pular na frente, assumir o controle, mas você deve cruelmente assassiná-lo novamente, pois se não o fizer você vai se ensoberbecer, achar que é mérito seu estas coisas, foi a força e o poder do teu braço (v17), e isso o fará cair e servir outros deuses (como do dinheiro por exemplo).
  7. Uma vez passado a espada do espírito sobre você mesmo, você deve lembrar do teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê (v18).
  8. Viva tudo que Deus lhe dará, porque seguiu o checklist, e não precisará perecer como as demais nações (v20)

Bom, a palavra é essa, espero que tenha sido bem prático, que você tenha algo em mãos para por em prática (checklist), leia e releia esse capítulo (Deuteronomio 8), e deixa Deus aprofundar essa palavra na sua vida.

Deus o abençoe, porque Ele quer, depende de você, viver, ou morrer.

O deserto é benção, é necessidade, é escola de Novo Crente, é preparação para o “WOW” de Deus!

Em Cristo,

Ricardo M. Cruz

Ricardo Cruz
Ricardo Cruz

Discípulo de Jesus, andando nessa terra representando ele. Todos devemos estar aptos a ir pregar o evangelho, batizar nas águas, no Espírito Santo, curar enfermos, expulsar demônios, falar novas línguas e fazer novos discípulos ensinando-os a obedecer tudo que Jesus ensinou. Hoje o estilo de vida cristão está cada vez mais perto do que vemos no livro de Atos. É o que chamamos de Estilo de Vida Cristão normal. Você vai amar. Deixa o rio fluir.

43 Comments
  • Clemar Côrtes
    Responder
    Posted at 18:50, 11 de Março de 2014

    É isso, Ricardo. É tudo isso. Glória a Deus! Glória a Jesus! É isso para minha vida. E eu quero isso, o tratamento de Deus e a vida abundante. Que Deus abençoe você. O texto é bênção para todo aquele que é Chamado por Deus.

  • Humberto Moacyr Barbosa Rodrigues
    Responder
    Posted at 19:27, 11 de Março de 2014

    Muitas vezes, na vida de uma pessoa e , principalmente na vida de um crente em Cristo Jesus, a humilhação vem, mas não como a imaginamos. Ela apresenta-se a nós, muitas vezes, como um tratamento de Deus para as nossas vidas. Ás vezes, mesmo que não entendamos o tratamento da humilhação, Deus permite que passemos por ela como um tratamento especial para fazer-nos melhores pessoas para com os que nos rodeiam, porque o mundo também precisa ver a luz de Cristo refletida em nossas vidas; onde há luz, as trevas não podem ficar. O tratamento da humilhação nas nossas vidas é para que Cristo que habita dentro de nós cresça a cada dia mais é que o nosso homem, a nossa carne, morra dia-a-dia para que Cristo reluza em nós.

    Eu particularmente, gostei muito do texto, porque edificou muito a minha vida. Ensinou-me coisas que nem imaginava que que poderia aprende-las , ao escavar as terras do conhecimento,

  • Marla
    Responder
    Posted at 00:04, 27 de Março de 2014

    pedi a Deus para me quebrar em cacos se preciso fosse e fazer de mim um vaso novo e, a partir daí, comecei a passar pelo deserto, mas sei que para ser aprovada diante de Deus tenho que ser provada.

  • Fernanda
    Responder
    Posted at 13:29, 1 de Abril de 2014

    Um pouco dificil de entender esse post. Por enquanto.

      • Fernanda
        Responder
        Posted at 23:00, 3 de outubro de 2014

        Voltei. Agora ficou claro como a neve =)
        Eu gosto do deserto e vou precisar ler seu livro de novo, pois já estou esquecendo de coisas importantes, como por exemplo morrer e permanecer morto (Velho Homem).
        Deus tem me ensinado muitas coisas e gerados frutos =D , mas o Velho Homem (Velha Mulher?) tem reaparecido =( …

  • Posted at 10:26, 3 de Abril de 2014
  • Maurício
    Responder
    Posted at 21:34, 21 de outubro de 2014

    Paz do Senhor.
    Passei 7 anos de deserto, foi exatamente como descrito no texto.
    Hoje a bênção de Deus me segue, mas constantemente temo voltar para o deserto. Isso é normal?

  • Maurício
    Responder
    Posted at 09:27, 22 de outubro de 2014

    Bom dia.
    Paz do Senhor!
    Ter medo de voltar para o deserto é normal? Significa temor a Deus? Ou falta de confiança?

  • Maurício
    Responder
    Posted at 18:57, 22 de outubro de 2014

    Queima muito o pe ! Rsrsrs
    Acho que esse medo de voltar para o deserto seja bom por um lado.
    Me mantém humilde e com um terror enorme de que o velho homem aflore e eu tenha que passar tudo aquilo de novo. ..
    Obrigado

  • Iraildes Silva
    Responder
    Posted at 18:43, 29 de outubro de 2014

    Bela e boa é essa palavra, meu irmão.
    Estou estudando-a melhor pra ministrar na vida de outros.
    Deus te abençoe sempre.
    Abrasoul

  • Cristina
    Responder
    Posted at 21:48, 30 de novembro de 2014

    Não quero nenhuma vitória, quero somente que minha vida acabe, se Deus não acabar com ela Ru mesma vou acabar… Atravesso as ruas sem olhar p lado, quero morrer… deus me mostra a cada momento que eu não tenho valor… Não quero mais nada na vida… deus abençoou grandemente quem me humilhou para me mostrar que eu não sou nada, que eu não tenho valor… Se deus me criou sem valor eu não posso fazer nada, se ele quer me humilhar eu não posso impedir, mas eu posso impedir que as coisas boas que ele tem pra mim não sejam usufruídas por mim…. Não quero mais nada..l já entendi que eu nasci pra ser nada e eu não quero mais nada, não pedi pra nascer e não quero seguir o chamado de Deus pra mim, todos podem ser feliz mas eu sempre humilhada, e não quero que minha vida melhore, já e tarde demais…. se deus permitiu minha humilhação e com isso abençoou outra pessoas as custas da minha queda, que Deys continue abençoando essas pessoas, elas são importantes pra Deus e que ele fique com essas pessoas que nem acreditam nele… E que Deus me esqueça e me mande pro inferno pois ele me criou pra ir pra la.

    • Alvaro
      Responder
      Posted at 10:17, 15 de junho de 2017

      Cristina, como você está hoje?
      Se ainda estiver aí, quero lhe dizer que não disista. Não caia nessa cilada do inimigo. Se ajoelhe e peça socorro a Deus, se entregue e dele ele guiar a sua vida. Ele é fonte de vida. Não se engane.
      Graca e paz.

  • rutte ramalho
    Responder
    Posted at 17:09, 28 de dezembro de 2014

    texto maravilhoso tudo que precisava saber .Deus continue te usando com toda graca,para honra e louvor do seu nome

  • Edson
    Responder
    Posted at 22:09, 12 de Janeiro de 2015

    Eu havia me esquecido. Certa vez, há dois anos, no monte, sozinho, pedia a Deus que me torna-se um soldado Seu, e ficaria honrado em tombar no campo de batalha, defendendo Seu nome. Depois de muito sofrimento, supliquei ao Espirito Santo que me desse um pouco de sua unção, porção dobrada de Seu Espirito para suportat a dor. Depois de mais sofrimento, implorei a Jesus Cristo que aliviasse minha dor. Graças ao bom Pai Ele me ouviu e passou a carregar meu fardo.

  • Aurélio Prata
    Responder
    Posted at 11:40, 3 de Abril de 2015

    QUE DEUS O TODO-PODEROSO LHE ABENÇOE E DÊ FORÇA, SAÚDE E MUITA PAZ A SUA FAMILIA E QUE CONTINUIS COM A SUA CHAMADA DIVINA….

  • Amanda Lemos
    Responder
    Posted at 23:18, 13 de Abril de 2015

    Texto extraordinário! Descortinou minha visão sobre muitas coisas… Louvado seja Deus por estas palavras que o inspirou a escrever!

  • Andrea
    Responder
    Posted at 21:03, 7 de junho de 2015

    Estou num deserto! Me converti tem dois meses! Recebi a glória e Deus me colocou de novo no deserto! Esta tão difícil ! Eu sei o que ele quer mas não é fácil !

  • Erison Carneiro
    Responder
    Posted at 17:27, 1 de julho de 2015

    Meu amado, que palavra gostosa que Deus te deu, parabéns, que Ele continue te usando.

  • Helen
    Responder
    Posted at 20:06, 25 de julho de 2015

    Estou sentindo meu coração incrédulo ao passar pelo deserto. Confesso que estou tão triste que não consigo enxergar perspectiva de bom futuro…é um sentimento muito ruim. Tenho pesadelo assombrosos todas as noites…todos ao meu redor progrediram….aguardo o fruto do arrependimento que sinto por ter cometido tantos erros….

  • Camila Guedes
    Responder
    Posted at 17:39, 8 de dezembro de 2015

    Estou passando por um período de humilhação, não é fácil. Mas oqu me desespera é que não estou sentindo Deus, ele não fala mais comigo igual falava antigamente. A impressão que eu tenho é que ele tá dormindo. É muito difícil ter fé numa situação dessa. Estou perseverando mas a sensação é de andar em circulo. Nada acontece. Um dia exatamente igual, apos o outro. Estou sendo transformada, mas não ter Deus pra te guiar num momento desse é dificil. Até quando , sabe? Até desistir e perder a fé de vez?

  • Aline Félix
    Responder
    Posted at 23:03, 20 de Janeiro de 2016

    Melhor texto que já li em toda minha vida. Passo por um grande e doloroso deserto, que eu mesmo fui por desobediência, mas tenho aprendido muito nele, aprendi a descer, a ver que não sou nada, a reconhecer meus erros, me arrepender, ver que eu não sou nada, não sou ninguém sem Deus, que tudo que tenho e faço é porque Ele permite, eu não sei nada e tudo é permissão dEle e o mais importante aprendi a colocar Ele em primeiro lugar em tudo que faço, quebrei a cara por não consultá-las nas minhas decisões anteriores e hoje pago caro por isso, mas foi no deserto que aprendi isso, a dar o primeiro lugar a Ele e buscá-lo em primeiro lugar, que as demais coisas nos serão acrescentadas. A primeira hora do meu dia hoje é dEle e para Ele. Minha vida será conduzida como Ele quer e me alegro em saber que será a melhor vida que alguém pode ter, porque está nas Mãos de quem tudo pode e tudo vê!
    Deserto dói, mas não morremos nele, estamos nele por passagem, parece que demora tanto a passar, mas o tempo dEle é perfeito. Aprendo no deserto que além da vitória que nos espera lá na frente, Jesus passa todos os momentos ao nosso lado, muitas das vezes parece que estamos só, mas só parece, pois é bem neste momento que Ele está grudado em nós e nos ensina a sermos pessoas melhores, menos complicadas, nos ensina a deixar a soberba e o mais rico aprendizado é que passamos a ver que nada que fazemos é porque queremos ou programas, nada disso, só levantamos de manhã porque é Ele quem permitiu, não temos nada, não conseguimos nada sem Ele, tudo é dEle, por Ele e para Ele.
    O mais lindo que tiro disso, sim é possível achar beleza num lugar deserto, é o amor que Ele demonstra todos os dias, o cuidado, a providência, porque é um lugar de seca, mas Ele não deixa a gente morrer de fome, Ele envia todo dia uma porção de alimento e água para saciarmos nossa fome e sede, é um cuidado inenarrável é um amor tão puro e perfeito, que sentimos a Sua Mão nos segurando, falo isso porque o meu deserto aos meus olhos é daqueles que não se pode esperar, por isso têm dias que o desespero chega, entoa vejo que meus olhos mostram isso que esta demorando, mas Ele chega e mostra que o tempo dEle é o perfeito, me mostra na Palavra, nos louvores que a vontade dEle é a perfeita e eu apenas devo esperar, então faço minha oração e deixo tudo na mão dEle e percebo que Ele trabalha a minha ansiedade também, me sinto já em meio ao deserto uma pessoa diferente da que eu era antes. É um processo onde nosso caráter é forjado, somos passado pelo fogo, o Oleiro pega o vaso quebra e faz de novo, dói, mas Suas lindas Mãos ao mesmo tempo que quebra e amassa para construir um vaso novo, nos guia ao melhor caminho.
    Obrigada, Ricardo pelo belo texto. Antes de o Senhor Jesus revelar na Sua santa Palavra em uma ministração na igreja, que estava num deserto, eu não tinha este entendimento e agora após este texto clareou mais, agora aguardo firme a minha hora, pois toda a promessa para pelo teste do tempo. Creio na minha vitória, pois Deus não desampara um filho Seu e nunca viu um justo mendigar o pão. Acredito com todas as minhas forças que o melhor de Deus está por vir e só peço a Ele para não me deixar enfraquecer jamais e a crer somente! A paz, Ricardo e um abraço a você e aos seus leitores.

  • helionai
    Responder
    Posted at 00:41, 31 de Maio de 2016

    A minha vida tá muito difícil não sei se tou pecando gravemente ou no deserto uma cidade toda contra mim e a. Igreja calúnias fofocas contra mim pastor vc já viu casos iguais a este??

  • Johnne
    Responder
    Posted at 12:21, 3 de agosto de 2016

    É isto mesmo, e como dizer eureca,descobri a pólvora,tudo o que falou é verdade,existe resíduos do velho homem em nós que não identificamos,escondidos em nossas entranhas,prontos para dar o bote e nos saquear,não fazemos uma análise detalhada da nossa consciência,pois muita coisa passa batido,vemos um irmão sofrendo e não estendemos a mão, como isso?Um irmão que não ajuda ,não sofre com o outro as suas dores,jogamos comida no lixo com tranquilidade sem nenhum peso nesta mesma consciência que achamos estar limpa.E tudo não passa de vaidade, como
    falou adoramos o deus dinheiro e quando nos vemos sem este deus, quem realmente somos?E quem temos?Quem está ao seu lado?Muitas coisas para descobrir,enfim ótimo texto,continue assim,sendo usado pelo Criador.

  • Johnny
    Responder
    Posted at 04:00, 31 de agosto de 2016

    Eu estou passando por esse deserto 3 meses , mudei de igreja era levita cantava na igreja pensei que iria ser tudo diferente mais quebrei a cara por ser igreja grande , muitos não entendem e estou vivendo meu chamado estagnado parado e estou morrendo espiritualmente e Deus ele me cobra ? O que posso fazer ? Minha vontade é parar com tudo to quase entrando em depressão é muito difícil estar neste deserto ministerial.

  • Leili
    Responder
    Posted at 21:19, 1 de outubro de 2016

    Sempre ouvi falar sobre deserto,mas nunca imaginei estar nele. Orem por este meu deserto, esta palavra veio para que eu entenda o que é estar no deserto. E eu to apavorada!

  • Watila
    Responder
    Posted at 01:04, 18 de Abril de 2017

    Ensinamento perfeito! Vejo o Espírito Santo revelando as escrituras para você. Continue na presença de Deus e seja perfeito. Eu te abençoou em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

  • Alvaro
    Responder
    Posted at 10:14, 15 de junho de 2017

    Parabéns, Ricardo
    Sabias palavras. Estou separado da minha esposa há 1 ano e estou vivendo a experiência do deserto. Já sofri muito e estou bem melhor. Vejo e entendo (agora) o deserto como uma grande oportunidade e sou grato ao Pai todos os dias por isto. Mesmo que doa, pois ele faz questão de me mostrar tudo de ruim que fiz, os erros que cometi, de coisas escondidas lá no fundo. Isso dói. Mas me faz bem pois a cada dia fico mais limpo, Ele vai arrancando essa crosta grossa que eu carregava e vou ficando mais leve.
    Há 8 meses conheço a igreja adventista e estou muito feliz lá.
    Ainda tenho esperança de que Ele me fará novo e um dia me devolverá a minha família e o meu casamento.
    Ele tem tirado o ódio e a raiva que senti da minha esposa e tem colocado mais amor por ela. Só me resta esperar, crer, confiar, sorrir e continuar.
    Obrigado

  • marciane de lima
    Responder
    Posted at 13:09, 29 de junho de 2017

    paz do senhor deus levo meu esposo e fiquei com duas filhas de 9 e de 1 todos os familiares ficaram contra eu ninguém é a favor de nos ir à igreja minha mãe não me apoiar neste momento já fazem 1 ano 6 meses chorro muito as vezes me sinto fraca parese que vou desmaiar tenho 27 anos nunca minha senti assim sou evangélica já mais nunca passei por isso será quetou passando pelo deserto leio a biblia oro mais vira i mexe me sinto com iso

  • Carine
    Responder
    Posted at 19:08, 29 de novembro de 2017

    Estou passando por este deserto há seis meses. ..Desobediência. ..Não olhei para o caminho correto. .Sofro dia e noite, e pergunto a Deus se irei sair deste lugar. ..O sol no deserto é intenso. ..Choro dias e noites. ..Preciso de uma resposta Cristo. Me ajude a caminhar. ..Sozinha Eu não consigo mais…Me sinto confortável em me expor aqui. ..Obrigada pelo espaço.

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Email -- 0 Flares ×