"Só Te Falta Uma Coisa! Nosso Livro Gratuito Revela O Que E Mais!"
  • O cristão de hoje está figurado na Bíblia;
  • A grande busca do homem;
  • A única forma dada ao ser humano de ser feliz;
  • O melhor livro gratuito que você poderia receber e ler

O que é óleo de ungir ou de unção? De onde veio? Para que serve?

Óleo de unção
11 Flares Facebook 3 Google+ 0 Twitter 8 Email -- 11 Flares ×

Vamos detalhar aqui e nos comentários sobre este famoso óleo de unção. Uma receita, um ordenamento, consagrações, revelações. Santificação. Veja um pouco de teoria, mas de maneira prática, sobre o que a bíblia trata a respeito:

22 O SENHOR Deus disse a Moisés: 23-25 – Escolha as especiarias mais cheirosas para fazer o azeite sagrado de agir, seguindo a arte dos perfumistas. Em três litros e meio de azeite misture o seguinte: seis quilos de mirra líquida, três quilos de canela, três quilos de cana cheirosa e seis quilos de cássia, tudo pesado de acordo com a tabela oficial. 26 Use esse azeite para ungir a Tena de Minha Presença, a arca da aliança, 27 a mesa e todo o seu equipamento, o candelabro e o seu equipamento, o altar de queimar incenso, 28 o altar de queimar ofertas, junto com todo o seu equipamento, e a pia com o seu suporte. 29 Assim você consagrará todas essas coisas, e elas ficarão completamente santas. E qualquer pessoa ou coisa que tocar nelas sofrerá por causa do poder da sua santidade. 30 Você ungirá também Arão e os filhos dele e os separará para me servirem como sacerdotes. 31 Diga ao povo de Israel o seguinte: ‘Esse azeite de ungir deverá ser usado para sempre no meu serviço religioso. …’ ” (Livro de Êxodo 30)

Óleo de unção

Esta é a Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Acho que fica bem para aquilo que queremos alcançar, entender de acordo com a bíblia o que é este óleo de unção que vemos ser utilizado em tantas igrejas e também em tantos lugares em meio a orações e reuniões religiosas.

Nesta passagem das escrituras sagradas vemos o que o SENHOR Deus fala a Moisés, após ter mandando o seu servo subir ao monte Sinai. Fala sobre sua aliança com o seu povo, sobre a Tenda sagrada, conhecida também como o Tabernáculo, sobre as ofertas e sacrifícios, ordenamento a sacerdotes e suas vestimentas, etc. Em meio a tudo isso, Deus fala sobre o óleo de unção, o óleo de ungir que tornaria estes elementos santificados. Vemos neste contexto histórico toda a preparação para o sacrifício de animais, como ofertas ao Senhor. Hoje, vemos nós mesmos, como sacrifícios vivos para o Senhor, homens e mulheres cujo o Senhor Deus permitiu tornarem templos do sEu Santo Espírito.

E assim ele foi usado por este período conhecido como a antiga aliança, ou antigo testamento. Usado para consagrar o Tabernáculo e seus elementos, ungir os sacerdotes, segundo a ordem de ser usado para sempre em sEu serviço religioso.

O óleo de unção do novo testamento

Então chegamos ao novo testamento, a nova aliança com Deus através de sua palavra materializada em Cristo Jesus.

Eles expulsavam muitos demónios e curavam muitos doentes, pondo azeite na cabeça deles.” (Marcos 6:13)

É sabido que naquela época, em questão época de Jesus, onde já enviava seus díscipulos a fazer sinais, o óleo de unção era um remédio caseiro muito conhecido (cf. Lc 10:34), porém nestas ocasiões, era mais do que isso, ungir com óleo de unção tinha o carácter simbólico, porém ordenado por Deus, possuía mais que carácter religioso, mas sim divino, proporcionando curas e milagres.

Precisando de renda extra? Clique aqui.

Na epístola de Tiago, vemos o autor de maneira praticar exortando aos crentes que sejam praticantes da palavra de Deus, tendo ênfase na doutrinação a respeito da conduta cristã baseada nesta palavra. E referente ao nosso assunto em epígrafe, ele diz:

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5:14-16)

Óleo de unção ungindoO óleo de unção por si só não fará nada, e isso também é importante ser ressaltado. Mas quando usado dentro de um propósito, a palavra diz que Deus honra este propósito, e este deve ser em meio a oração. Deve ser feita com fé. Deve ser feita por um justo. Confissão e perdão de pecados.

Então observamos o óleo de unção, e mais cinco variáveis interessantes: oração, fé, justo, confissão e perdão. Bom, a oração é entrar em contato com Deus. A fé é um dom que provém de Deus. E como está escrito: não há um justo, nem um sequer (Rm 3:10), podemos falar de justos como justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3:24) que é Deus. Confessar os pecados afim de que sejam perdoados, o que somente Deus pode fazer. Em outras palavras, temos cinco variáveis totalmente ligadas a Deus, o que sem Ele, nada disso é possível.

Portanto Deus nos fala sobre o óleo de unção, sobre algo material, simbólico, mas que acompanhado por oração e fé de um justo sobre corações quebrantados tem feito milagres para a honra e glória de Jesus. E com isso, Deus nos fala também de santificação. Devemos ser santificados pela unção de Deus, que outrora era através do simples uso do óleo de unção em elementos do tabernáculo ou sacerdotes, hoje, templos do Espírito de Deus. Usamos óleo de unção, que o próprio homem faz, mas falamos e ministramos a unção, que vem somente de Deus.

Santifiquemo-nos e vós, sede santificados. Este é o óleo de ungir, óleo de unção.

Você vai gostar também:

  1. A glória desta última casa será maior do que a da primeira
  2. O que é pedra angular?
  3. Os rótulos em sua vida
  4. Os segredos de Deus no trabalho
  5. Esboço de pregação sobre Ezequias
  6. Como ser cristão (pastor, missionário, obreiro, líder), ganhar e usufruir do dinheiro
  7. Por que está abatida ó minhalma
  8. Deus tem prazer em te abençoar, ele trabalha por você
  9. Ex-espírita conta como Deus a chamou, vale a pena ler

Texto Bíblico: NTLH

Ricardo de Magalhães Cruz (02/08/2008 )
[email protected]

"Todos Devem Ler Esse Livro"

"Só Te Falta Uma Coisa! Nosso Livro Gratuito Revela O Que E Mais!"
  • O cristão de hoje está figurado na Bíblia;
  • A grande busca do homem;
  • A única forma dada ao ser humano de ser feliz;
  • O melhor livro gratuito que você poderia receber e ler

106 comentários no “O que é óleo de ungir ou de unção? De onde veio? Para que serve?

  1. Para nossa edificação.

    Pergunta:
    2008/10/26 Rafael

    Olá, tudo bem… li seu texto “O que é óleo de ungir ou de unção? De onde veio? Para que serve?”… foi muito claro que isso existiu no velho e também no novo testamento… nos dias de hoje muitas igrejas pregam e utilizam o óleo, a unção…
    Frequentamos a Igreja Batista e lá o pastor não utiliza esses meios… estamos participando toda semana de estudos para preparação para o batismo e vamos perguntar sobre a unção com óleo… seu texto foi muito interessante… e muito correto…
    Acho importante existir a unção com óleo…
    De qual Igreja o Sr. é???
    Abraço..

    Rafael…

    Resposta:

    Olá Rafael,

    Minha igreja é a Batista Central de Brasília.
    O texto nos deixa claro o que é, e que realmente é bíblico, que Deus pode usar, e tem usado poderosamente.
    Mas veja bem, eu entendo que o importante é existir uma igreja onde os presbíteros e os membros escutam a voz do Espírito Santo de Deus e não se desviam da sua palavra, a bíblia sagrada.
    O óleo de unção assim como tantos outros elementos que vemos na bíblia, é um instrumento de benção de Deus, mas não deixa de ser um símbolo. Não é o azeite em si que vai fazer ou deixar de fazer alguma coisa. O importante é estar atento ao direcionamento do Senhor Jesus nos mais diversos momentos dentro de Sua obra.
    O importante para você, como vai se batizar agora é isso, saber que Jesus é bom, e veio pregar o que continuamos pregando:
    João 3 : 16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
    É a salvação em Cristo! É o senhorio de Jesus como a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. É o sangue de Cristo vertido lá na cruz do Calvário, que nos trouxe cura, libertação, que remiu os pecados daqueles que aceitam essa obra salvívica. É a ressurreição de Cristo que hoje está vivo ao lado do Pai intercedendo por nós, e nós que ressurgirmos juntos, da água e do espírito, para sermos novas criaturas, onde tudo se faz novo.
    Você vai se batizar, então estará ressurgindo da água, e o batismo no Espírito Santo é o selo da confirmação.
    Ao invés de se preocupar com o óleo, preocupe-se em aprofundar na palavra de Deus e buscar o sEu Espírito, cada dia mais e mais.
    Lembre-se,
    1 NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    2 Ele estava no princípio com Deus.
    3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    (João 1:1-3)
    Todas as coisas foram feitas pelo verbo, pela palavra, por Jesus. Busque a palavra!

    PARA REFLEXÃO:

    1 Tessalonicenses cap. 5
    11 Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.
    12 E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
    13 E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
    14 Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
    15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
    16 Regozijai-vos sempre.
    17 Orai sem cessar.
    18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
    19 Não extingais o Espírito.
    20 Não desprezeis as profecias.
    21 Examinai tudo. Retende o bem.
    22 Abstende-vos de toda a aparência do mal.
    23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

    A PAZ DE JESUS, PRÍNCIPE DA PAZ!

    Ricardo

    • OLA MEU IRMAO EU TAMBEM COMECEI, MINHA VIDA ESPIRITUAL NA BATISTA MAS NUCA FUI BATISADO LA PORQUE OS PASTORES, NAO SEBEM RESPONDER, OU MELHOR, NAO PODEM RESPONDER, O BATISMO NAO PRECISA FAZER ESCOLA PARA BATISAR,QUANDO NICODEMOS CHEGOU AO SENHOR JESUS, NAO MANDOU ELE FAZER ESCOLA, SOMENTE DISSE E PRECISO RENASCER, OUTRA PARTE DIZ, VENHA COMO ESTA, E EU TE LIMPAREI. QUANDO PAULO ESTAVA PRESO, E CONVERTEU O O GUARDA, SAI DA PRISAO E BATISOU NUMA NOITE TODA A SUA FAMILIA,. ANTES DE ESTE PASSO EXAMINA MUITO BEM AS ESCRITURAS DEUS TE ABENÇOE…….

      • Meu irmão, não confunda as coisas. O que você chama de escola hoje, pode ser equiparado a pregação que havia naquela época. Nicodemos teve o prazer de ouvir o próprio Senhor Jesus lhe falar e lhe ensinar. A escola do batismo te apresenta o que você fará. Não há problema algum que você saiba o que está fazendo. O Batismo não cura, não trata, não converte, não te muda. Você deve realmente vir como está porque o Senhor fará isso. O Batismo é uma confirmação pública e uma ordenança a se cumprir. Procure as ordenanças que existem na Bíblia, verás que os dedos de uma mão sobram para contá-las. Então, na presença de Deus, veja se está em falta com Ele, e com sua posição espiritual.

        Disse que é pastor, e eu oro ao Senhor para que medite nEle e busque nEle esta posição e este cumprimento. Não é a toa que algumas coisas acontecem, mas o cuidado dEle conosco.

        Em Cristo,

        Ricardo

  2. A paz do Senhor

    Antes de tudo vos desejo um bom trabalho em nome de J.C

    A minha precupacao , quero saber mais sobre a utilidade do oleo da uncao e o ,que e que devemos fazer para que este oleo seja poderoso?

    Obrigado

    • Olá querido.

      Amado, o importante é saber que Jesus Cristo é o poder, na sua palavra está o poder.
      O óleo é somente um elemento, não tem poder nenhum, zero.
      Você tem que buscar a Jesus, a sua palavra, viver em santidade, diminuir de si mesmo, aumentar de Cristo em você.
      Então, o óleo, ou a mão, ou um lenço, ou o que for, será poderoso aos olhos do ignorante, porque continuará sem poder nenhum, mas porque Cristo Jesus opera.
      Esqueça o óleo, você precisa conhecer a Jesus, a sua palavra, o Poder de Deus.

      “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22 : 29)

      Isso tem poder. Quanto ao óleo, o dia que um líder da sua igreja utilizá-lo, lembre-se que é o Espírito de Deus quem opera, e aí deve morar sua fé. Quanto a você utilizar, quando estiver cheio da palavra e do Espírito de Deus, Ele te dirá quando usar.

      Desculpe se desagradei na resposta, mas não devo deixar a pensar que o óleo pode fazer alguma coisa ou ser poderoso, não é o que a bíblia nos ensina.

      Em Cristo Jesus,

  3. AMADOS, SOU PASTOR DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR A 13 ANOS. SEMPRE USEI O ÓLEO UNGIDO NAS PESSOAS E SEMPRE DISSE ´SIMBOLIZAVA A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO.MAS DE UM TEMPO PRA CÁ DESCOBRI ATRAVÉS DA VOZ DO ESPÍRITO SANTO QUE O ÓLEO NÃO ATRIBUI NENHUM PODER . O QUE FAÇO PRA FALAR PARA IGREJA SENDO QUE TODOS TEM UM VIDRO DE ÓLEO NA CASA..? QUERO TRAZER A PALAVRA PURA NO SEIO DA IGREJA!!! . EXISNTEM PAIS NOVOSD NA IGREJA QUE PEGOU O HABITO DE UNGIR OS FILHOS TODOS OS DIAS. PAZ SEJA CONVOSCO……..

    • Amado, é interessante saber isso, porque talvez isso seja um respaldo do que o Espírito Santo tem tentado te mostrar.

      Na igreja observamos muitos tipos de interpretações, muitas conforme o nível de incredulidade que cada um tem.

      Mas também pode estar mostrando que enfoque tem dado em suas ministrações. É necessário focar em Cristo Jesus, e o poder pela sua palavra, pela oração no nome do Senhor Jesus. A busca diária deveria ser por Jesus, pelo seu Espírito Santo em nossas vidas ministrando aquilo que é pessoal para nós, pela leitura diária da bíblia, e meditação a todo tempo, conforme o salmo 1 nos ensina. Diária deveria ser o nosso período de oração, sempre buscando a presença de Deus, e o que Ele quer nos falar, ensinar, mudar, transformar, nos fazer brilhar nesta sociedade, e nos fazer sal desta terra.
      Medite o senhor mesmo na palavra de Deus, e onde ela falar ao seu coração, agarre essa palavra, e a use nos cultos, e você verá, e ainda, em tempo, os membros verão, o que Deus vai fazer através de sua vida, pelo poder da própria palavra, e então, com certeza buscarão, pelo exemplo, mudar os costumes, que devem nos levar a santidade. Paulo mesmo não dizia para serem imitadores dele, que era imitador de Cristo? Seja o Senhor também imitador de Cristo (naquilo que tem sentido que deve buscar), e verás as suas ovelhas também mudando.

      Que a gloriosa paz do Senhor Jesus e as doces consolações do Espírito Santo seja contigo, e toda a sua igreja.

      Em Cristo,

      Ricardo

    • OLA MEU IRMAO EU TAMBEM SOU PASTOR, MAS NAO DA QUADRANGULAR, TE FALO SEGUNDO AS ESCRITURAS, UNÇAO E FEITA SOMENTE, EM DOENÇAS GRAVES, NAO E QUALQUER RESFRIADO, E DIZ ASSIM TIMOTIU 5 ESATA ALGUEM ENFERMO, CHAME O PRESBITERO DA IGREJA, E ORARA, E UNGIRA COM AZEITE, O ENFERMO E A ORAÇAO DA FE SALVARA O DOENTE, SO OS PRESBITEROS PODEM ADMISTRAR A UNÇAO FIQUE COM DEUS,……

      • Este é o seu entendimento. Acho ainda que estão muito engessados e presos. Não há proibições de unções em outras situações, muito pelo contrário.
        Espero que não engessem também ao Senhor Jesus, e ao mover de seu Espírito.

        Em Cristo,

        Ricardo

      • A Paz, vejo que os pastores precisam orar e pedir mais entendimento, pois pobres as ovelhas deste rebanho, cuidado, é tão difícil de se ganhar uma alma para Jesus e por falta de estudo da palavra, oração, enfim dedicação, estas pessoas ficam sem alimento, acabando sim voltando ao mundo, dê uma passadinha rápida em Levíticos 8: 10 a 12, e o que o pastor fala de “TIMOTIU” é Tiago 5: 14 e 15, estamos em oração, Deus te abençoe!

  4. Paz!
    Sou pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular ha 15 anos e como o comentário do meu colega Claudemir também sempre tive o costume de incentivar o uso do óleo de unção em quase todas as situações, mas de uns anos para cá tenho sentido em meu coração a preocupação de buscar mais entendimento concreto do sentido da unção e pretendo fazer uso dos conselhos do irmão ricardo no sentido de focar unicamente a Jesus como fonte de poder (não que isso não seja feito) e sei que não será necessário “desdizer” que a unção com óleo é que tem poder. quando o pastor começar a instruir a igreja nas verdades bíblicas no tocante ao assunto, a membresia vai entendendo o verdadeiro sentido da unção com óleo.
    Obrigado pelos esclarecimentos.

  5. Paz seja com todos!
    Temos visto, dentro da chamada Igreja Evangélica, a prática de rituais Judaizantes sem precedentes na história, inclusive tenho a impressão que algumas Bíblias estão sendo impressas sem o Livro do Apóstolo Paulo aos Gálatas “O livro de Gálatas” não é possível o que esta acontecendo mesmo sabendo que Cristo já havia nos alertado sobre a apostasia!
    Gostei muito da vossa matéria sobre a Unção com o Óleo, para àqueles que tinham dúvidas tenho certeza de que foram sanadas por completo!
    Gostaria que me esclareçam uma dúvida. Tenho visto quando uma pessoa é separada para o serviço na Obra como Pastor, onde está escrito no Novo Testamento, que deve ser derramado o Óleo sobre a cabeça do mesmo?, ou isso é mais uma das práticas Judaizantes condenadas por Deus?
    Por favor essa pergunta é para eu muito importante, pois não consigo localizar na Biblia, mas somente no Novo Testamento, por favor.
    Grato pela pouca, ou pela muita atenção a mim dispensados!
    Que Deus abençoe a todos vocês por ai, e que permaneça pra todo o sempre em vossos corações!

    • Querido, graça e paz!
      Eu não vou saber te responder agora, reis eram ungidos, e quanto aos obreiros, eram impostos as mãos sobre eles, mas não lembro de alguma passagem específica sobre o óleo, eu acredito que realmente não tenha.
      Porém Deus não condena as práticas judaizantes, na verdade, a questão não é se é judaizante, ou se é isso ou aquilo, mas sim se vai a favor ou contra a palavra de Deus. Viver conforme o jugo da lei, ou conforme a graça de Deus através da fé faz uma grande diferença.
      Mas vemos algumas coisas que Deus não condenou, como o voto de nazireu feito por Paulo, quando raspou sua cabeça.
      Homens são ungidos em nome de Deus para grandes tarefas em Seu Nome, como vemos o próprio Cristo sendo ungido (cf. João 11:2, 12:3).
      Deus opera através do seu Filho ( o verbo), pelo poder e ação do Espírito Santo, porém Deus sempre ungiu os seus, e usou homens a serviço de Deus transferindo, impondo as mãos, outorgando a posição religiosa (ou melhor, espiritual), e até mesmo ungindo, como sei que temos no antigo testamento.
      O que eu gostaria que você refletisse um pouco na presença do Senhor é a aparente discriminação contra o antigo testamento. Antigo testamento significa uma antiga aliança visto que surgiu uma nova aliança através de Cristo Jesus. Porém Deus é Deus e sempre foi Deus. E a maneira como ele separa os seus no antigo testamento, ou no novo, a maneira como age, como unge, abençoa, etc não necessariamente interfere com a antiga ou a nova aliança. Lembre-se que Deus também faz alianças e compromissos pessoais , diferente do aliança através de Cristo que é para todo o que nEle crê e confessa.
      Espero que possa ter contribuído em algo.

      Que Cristo Jesus o abençoe e fale ao seu coração aquilo que você necessita entender.
      Gostaria de deixar uma frase que o Cristo nos disse: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” (Mateus 12:30)
      Reflita sobre isso.

      Ricardo

      • Ricardo, você não entendeu minha pergunta, não sou contra o Antigo Testamento, isso é você quem esta dizendo. Usei o termo Judaizante para encurtar a conversa. Meu querido ou Jesus Cristo é ou não é Senhor de nossas vidas, porque senão do jeito que a carruagem está andando, logo em breve vai ter apascentador querendo oferecer holocaustos a Deus, matar o pai e a mãe por causa do pecado, e quanto ao dizimo é desnecessário comentário.
        Citei o livro de Gálatas não sei se você percebeu, ou mesmo leu.
        Ou segue-se o que está na Nova Aliança e coloca em pratica ou vai se criar mais uma dúzia de religiões heréticas.
        Se vale a máxima de fazer com bom coração, ignorando a orientação da Palavra de Deus, eu conheço meia dúzia de pessoas que colocam galinha preta na encruzilhada, com cachaça, e mais um monte de objetos e eles me garantem estar fazendo com a maior boa vontade, de todo coração, porque no entendimento deles, foi o que aprenderam.
        Meu amado irmão, temos de ter medidas, parâmetros, não se mede comprimento linear, com unidades usadas para medir-se liquidos.
        Sou evangelista, canto para Deus, mas realmente o faço de coração, sem pedir ou querer nada em troca, simplesmente por amá-lo. Vejo um monte de novidades dentro da igreja, todas com um único objetivo: Retirar de Cristo a Honra e a Glória que lhe é devida!.
        A Antiga Aliança, é muito bonita, com relatos maravilhosos, conselhos, poesias e etc, Mas é só isso, não é para ser praticada nos dias de hoje. Ou o apóstolo Paulo é um grande mentiroso.

        Fique na Paz de Cristo, continue com este trabalho que vejo ser de muita importância, além de ver sua preocupação com as coisas de Deus!!! Abraços.

        • Caro Paulo, entendi que você não é contra, mas também não é a favor. A nova aliança feita através de Cristo Jesus, nos coloca como dependentes dEle, se o aceitamos. Ser dependentes de Jesus e do Verbo, significa a mesma coisa, até porque quem julga alguém ou não é a sua palavra e não Ele em si.
          E o verbo existe desde o princípio, certo? E toda a bíblia é inspirada por este verbo, que é a palavra de Jesus, na qual Ele não veio condenar.
          A nova aliança não veio para abandonar o antigo testamento. Não é por isso que alguém precisa fazer holocaustos, até porque a nova aliança diz exatamente que o cordeiro puro já foi oferecido por nós, mas Jesus Cristo mesmo venceu a tentação usando a palavra escrita no antigo testamento. Ou seja, para Jesus, foi mais do que simplesmente bonita, poética. Ao contrário do que disse, não foi conselho mas foi seguida a risca por Jesus Cristo, e praticada por aquele a quem devemos ser imitadores na tentação do deserto por exemplo.
          As vezes as deturpações sobre um assunto nos faz renegá-lo, o que é um problema sério.
          No antigo testamento homens de Deus foram afligidos, humilhados, injustiçados, e Deus fora Fiel com eles, assim como ainda o é hoje. Se isso é somente poético, a minha vida é uma linda poesia feita pelo Senhor Jesus, o qual me permite entrar no Santo dos Santos (antigo testamento) através de um véu rasgado (novo testamento), repetindo os feitos do antigo testamento hoje, através do nome de Jesus (novo testamento).
          O que fazia separação de Deus no antigo testamento, continua fazendo separação hoje. O que mudou é o julgo e o fardo que carregamos, visto que não dependemos mais de ritos de sumo-sacerdotes homens, mas do Sumo-sacerdote, Jesus Cristo, que não só enviou seu espírito sobre nós, mas dentro de nós, e esta comunhão pode ser remida a cada 1 segundo se assim necessário for, e não a cada ano.
          Foi mudado no novo, perdeu o valor do velho, a não ser que ande conforme o jugo do velho.
          E se andássemos conforme o jugo do velho, deveríamos continuar com as mesmas práticas, e deveríamos ser perfeitos na força de nosso próprio ser, e combater a raiz do pecado em nós, o que somente aquele que iria (e veio) pisar a cabeça da serpente poderia fazer. Como não podemos por nós mesmos, veio Jesus, que o fez, e hoje, pelo seu Nome, temos outra prática a fazer: espalhar as boas novas de um Deus Bom (que é o mesmo do antigo ao novo testamento) que nos amou, e ama a todo ser, e já fez tudo para salvar-nos.

          Obrigado pelos comentários, e evitaria responder este, mas como sou a favor de publicar todo comentário, não acho que devo ignorar a idéia de que o antigo testamento é somente poético.

          Em Cristo,

  6. A paz do Senhor!!!!!
    irmão, eu entendi a sua colocação e sei que o poder esta no Nome do Senhor Jesus, mas gostaria de saber como deveria ser consagrado a unção do óleo.

    Que Deus continue abençoando sua familia e as almas sejam impactadas e salvas em seu ministerio no nome de Jesus.

  7. paz ,gostaria de saber e vou ser bem obgetivo, é errado ungir carros, as mãos dos dizimistas ,ungir os envelopes dos dizimistas,carteira de trabalho ,todo isso e mais ,casas ,comercio,poque eu faço esses atos mas crendo q/ Deus vai fazer, e eu estou fazendo muita com fé , gostaria de saber se esta se é errado, pois a muita perseguição falando mal ,diz q/ é bobagem ficam pedindo respaldo biblico,eu tenho testemunho de pessoas q/ alcançaram suas benção .

    • Graça e Paz Jailson,

      Na bíblia, alguém me corrija se estiver errado, não fala nada que vai caracterizar como certo ou como errado ungir carros, mãos, envelopes, etc. Então vamos cair na discussão do propósito. Então eu te pergunto, existe o propósito de separar aquele objeto para Deus, que seja usado para a glória do Senhor, vontade dEle?
      Porque aqui vem a parte particular, eu já ungi ou já deixei pessoas ungirem objetos particulares meus. Aliás, tudo meu eu costumo consagrar ao Senhor, e o óleo era usado para coisas santas, ou seja, qual o seu propósito?

      No mais querido, uma coisa é muito importante. Não podemos encaixotar Deus, limitá-lo. Se Ele falou algo para você através de Sua Palavra, que você recebeu e guardou no coração, meu amigo, isso é mais do que suficiente. Nada disso funcionará sem fé, mas a fé vem do ouvir, e ouvir a palavra de Deus, ou seja? Caso seja positiva a resposta, continue que Jesus vai abençoar.

      Espero que possa ter ajudado.

      Em Cristo,

      Ricardo

  8. Graça e Paz!
    Parabéns Amado, que Deus abençoe grandemente sua vida
    por esse projeto. Li o conteúdo desta página e vejo que estas tirando dúvidas e assim ajudando muitos irmão a crescerem em fé e em verdade no Espírito Santo de Deus!
    Abraço, e mais uma vez Parabéns =) Aleluia! ;D

  9. Louvado seja Deus em primeiro lugar!
    Que a Paz e Amor do Rei nos preencha.

    Querido irmão Ricardo,
    te agradeço pela texto, foi em tudo muito conveniente. Entretanto, como acho que deve ser feito por todos, pesquisei as Escrituras e percebi que nos versiculos seguintes (32 e 33) é dito:
    – Não se ungirá com ele o corpo do homem que nao seja sacerdote, nem fareis outro semelhante, da mesma composição; é santo e será santo para vós outros.
    - Qualquer que compuser óleo igual a este ou dele puser sobre um estranho será eliminado do seu povo.
    Eu peço que de antemão desculpe a minha ignorancia sobre o assunto, mas creio que a igreja atual nao reproduza o óleo de acordo com o mandado por nosso Pai, e sendo assim, este óleo não seria o “da santa unção” referido em Êxodo 30, pois também é dito, como foi fielmente retratado por você no texto, que o óleo deve ser para ungir a Tenda da Consagração, a arca do Testemunho(…) (v.26) e apenas sacerdotes.
    O óleo utilizado nas igrejas para os fiéis tem portanto, qual finalidade? E o que tem com o da santa unção descrito em Êxodo 30?
    Desde já agradeço Ricardo e peço a Deus que te esclareça cada vez mais e mais, para que você possa nos abençoar com a sabedoria divina.
    Abraços.

    • Olá Letícia, glórias a Jesus pelos seus comentários, são importantes para nossa edificação espiritual.

      O primeiro de tudo que percebo pelo seu raciocínio é que precisamos entender quais são as diferanças do antigo para o novo testamento (isso deve ser uma busca nossa, para que a bíblia possa ainda ser mais poderosa em nossas vidas), aliás, já vamos começar por outras palavras que significam a mesma coisa, mas que ajudam no entendimento: da antiga para a nova aliança.

      O antigo testamento tem um valor maravilhoso para nossas vidas, não só do ponto de vista literário ou religioso, mas principalmente espiritual. Porém existem muitas coisas que aconteceram no antigo testamento, que assim o foram, devido ao “julgo” que vivam, que não existe mais para aqueles que vivem conforme a nova aliança.

      O homem por si só não poderia entrar na presença de Deus nem das coisas santas, porque era totalmente pecador, porque são incompatíveis, contrários, e incapazes de suportar. Mas Deus estabeleceu princípios naquela época para que pelo menos representantes sacerdotais do povo pudessem entrar na presença de Deus, e participar dos processos de remissão do povo. Naquela época, e naquele mesmo tabernáculo, existia um véu de ponta a ponta que separava o lugar chamado “Santo dos Santos”, que era onde estava a arca da aliança, a presença do Deus vivo.

      Com a morte e ressurreição do salvador Jesus Cristo, este véu foi rasgado de fora a fora, nos dando através da remissão dos nossos pecados através do sangue do Cordeiro Puro, derramado no Calvário, livre acesso a Deus, como co-herdeiros, em Cristo Jesus.

      Ou seja, se hoje entro na presença santa do Senhor, no Santo dos Santos, mesmo sem ser consagrado um sacerdócio pela igreja, não sou nem serei fulminado, porque existe uma nova aliança entre Deus e o homem, por intermédio de Cristo Jesus, pela qual estou estabelecido.

      Deus criou este símbolo no antigo testamento, com um fim muito específico e cheio de ditames. No novo testamento, o óleo foi usado novamente, mas simples óleos, que eram usados inclusive para cura física, como um remédio. Foi usado pelos fiéis acima de um elemento físico, mas também pelo intermédio de orações, fé,buscando a justiça, praticando perdão e o amor.

      Hoje utilizamos este óleo, feito por homens mesmos, azeite, mas que oramos em nome do Senhor Jesus, que nos possibilita entrar no Santo dos Santos, e consagrá-lo como um elemento santo, dentro de um propósito. Qual propósito? Ser usado da forma que agrada a Deus.

      Para objetos:
      Quando fazemos isto, estamos dizendo ao mundo espiritual que estes objetos são para a glória de Deus, estamos rejeitando a ação do inferno contra homens através destes objetos, e consagrando estes ao Senhor Jesus, para estarem em lugares santos, em meio a santos, e inclusive, para caso convenha ao Senhor, serem usados de maneira santa. Para todo um conjunto de meios e fins santos, um firme propósito.

      Para homens:
      Quando fazemos isto, estamos também dizendo ao mundo espiritual, que estamos com o toque do óleo e do azeite consagrado ao Senhor, já proclamando que aquele homem será ou já é, e será então ainda mais, como um vaso, um pote, uma vasilha, como da passagem da viúva do antigo testamento, que será enchido de azeite. O que queremos dizer com isto? Que ali serão homens e mulheres que serão como recipientes, como templos, que carregarão o azeite, que simboliza a unção de Deus, onde tem que haver mudanças, tem que haver uma cura física, tem que haver uma cura interior, tem que haver uma cura espiritual, tem que haver uma transformação no caráter, na criatura, o agir de Deus, resultado em salvação, cura, libertação, manifestação da glória de Deus.

      Tudo que fazemos em nome de Jesus, estamos fazendo dizendo ao mundo espiritual que o mau está sendo reprimido, e o bem do Senhor está sendo ministrado. O óleo, por si só não faz nada. No antigo testamento, quando usado conforme aquilo que foi proposto, Deus cumpria a sua palavra, realizando o que lemos, o que você falou, ELE fazia. Hoje com o novo testamento, quando usado conforme aquilo que a palavra de Deus fala, ou seja, conforme Jesus, Deus também vela pela sua palavra, e nos traz curas, e grandes maravilhas, ministrações de poder, de autoridade, de cargos espirituais.

      Quem tá fazendo é Deus, mas os simbolos estão sendo usados para que todo o mundo espiritual veja, os homens vejam, os demônios vejam, aquilo que está sendo feito conforme a palavra divina, e sendo realizado conforme o poder do Espírito de Deus, para total honra e glória do nome de Jesus, a palavra de Deus, que foi o próprio verbo encarnado, e hoje, único intermediador entre homens e Deus, fazendo novos templos, novos santuários, novos momentos de comunhão, um novo Santo dos Santos, onde se vivencia um poder, amor e fé jamais vistos ou imaginados. Lembre-se, Deus não habita em tendas, nem em templos feitos por mãos.

      Esse assunto é por demais profundo, e como só tenho estes minutinhos para responder, e senti de não deixar para depois, espero que seja, se não o suficiente, o caminho para se aprofundar na palavra de Deus, que verdadeiramente nos ministra, nos dá entendimento, e faz estas coisas vivas e eficazes, para a glória de Deus.

      Que Jesus te abençõe, e ainda a todos que venham a ler.

      Ricardo

  10. Que a graça e a paz do Senhor Jesus esteja convosco.

    Irmão Ricardo, dou glória a Deus por Ele te usar como esclarecedor de nossas dúvidas. Sou um futuro líder(em nome de Jesus eu serei) da minha igreja( Comunidade Cristãn Kadosh) e queria te parabenizar por criar este espaço divinamente esclarecedor, espero que o irmão nunca abandone este lugar… sou um caçador da Palavra de Deus, procuro o conhecimento para a edificação minha e dos que eu puder alcançar. Anseio por conhecimento bíblico, e se o senhor pudesse me ajudar ficaria muito grato… Eu, gostaria de saber de que é feito o óleo? E se existe algum procedimento que o torne ungido, ou seja, diferente dos outros óleos existentes? E se, eu mesmo, poderia faze-lo, ou seja, confecciona-lo…
    Desde já agradeço, e que o Huach Rakodesh ilumine a sua mente e lhe traga a resposta diretamente do Altíssimo.

    • Olá Diego.

      Primeiro, não sei o que é Huach Rakodesh para dizer se recebo ou não. E esta comunidade sua também não a entendi.
      Huach Rakodesh é um nome hebreu para Espírito Santo?
      E o que é Cristãn Kadosh?
      Você é um judeu convertido? Jesus Cristo é seu único Senhor e Salvador?

      Quanto a fazer o óleo, desde a éposa da igreja primitiva, ao que me consta, não é mais feito, e sim utilizado o aceite comum, o azeite comum. A diferença é que é consagrado ao Senhor Jesus através da oração para ser utilizado conforme o nome dEle e poder do Espírito Santo. Geralmente é consagrado por autoridades espirituais, como um pastor. Caso queira receber estudos, ou estas palavras que são escritas neste blog, clique lá em cima em RECEBA POR E-MAIL.

      Um abraço e que Jesus te abençoe.

  11. Todas as doutrinas, devem ter baseadas no Novo Testame-
    to, não havendo assuntos que comprove aquela doutrina
    não concordo que ela seja imposta para a igreja.
    Quanto a aunção de objetos – se a biblia não fala de unção
    de objetos porque ungir objetos? É por essa e outras e ou
    tras situações que o evangelho esta uma mistura.

    • Tudo está na bíblia querido, e inclusive, no texto:
      Êxodo 30:
      26 Use esse azeite para ungir a Tenda de Minha Presença, a arca da aliança,
      27 a mesa e todo o seu equipamento, o candelabro e o seu equipamento, o altar de queimar incenso,
      28 o altar de queimar ofertas, junto com todo o seu equipamento, e a pia com o seu suporte.
      29 Assim você consagrará todas essas coisas, e elas ficarão completamente santas.

      O que estou achando interessante nestes questionamento é algo em comum:
      “Um novo testamento que teria supostamente vindo para negar o velho.”
      A Bíblia é uma só, não é a metade errada e sem valor, e a outra metade certa e com valor.

      O Senhor Jesus fez um sacrifício lindo, uma prova de amor incondicional e suprema por nós, que anulou os holocaustos no antigo testamento, não porque eram errados, ou porque Deus “evoluiu”. Jesus foi o cordeiro para o holocausto que há 2 mil anos age em nosso favor. Se ele ainda não tivesse vindo, hoje ainda necessitaríamos estar oferecendo este tipo de holocaustos ao Senhor, porém hoje, nossa oferta é outra. Porque entendemos a oferta realizada pelo Senhor e tomamos posse pela fé. Porque se você não tiver essa convicção, esta oferta é nula em seu favor.

      Agora Jesus não fez nada para que a unção perdesse o valor e significado que tinham, mais o acrescentou.
      Lembre-se que Ele mesmo foi ungido para a grande obra que fez em nosso favor.

      Aliás, acho que está tendo tanta confusão justamente pela falta de leitura do antigo testamento. Vos digo que é impossível entender o novo testamento, obra, redenção, se não entendermos o antigo. A começar da primeira linha do antigo testamento onde o Senhor criou os céus e a terra, e ainda a segunda, onde diz que ela era sem forma e vazia e então havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas. Ainda na terceira disse, haja luz e houve luz.
      Só essas três primeiras linhas já explica muito sobre Deus, o reino espiritual, os poderes que há nos céus e na terra, principado sobre a terra, o Espírito Santo de Deus e o seu mover, Jesus Cristo, e muito mais.

      Agora eu vos pergunto: Qual a diferença entre o Espírito Santo presente no antigo testamento e no novo? Ou ainda, qual a diferença no Espírito Santo que estava atuando através da vida de Jesus e em seu tempo e aquele que prometeu? Contradições? Não… respostas no antigo testamento.

      Meu conselho para todos nós é sempre o mesmo, leiamos cada vez mais a BÍBLIA e não somente o novo testamento, e peçamos muito discernimento ao Espírito de Deus. Porque as coisas do Espírito, se discernem com o Espírito. E tem gente querendo discernir com a carne. Desmerecer parte da bíblia, é desmerecer parte da palavra de Jesus Cristo, isso mesmo. E não tem meio termo, Ele mesmo nos disse: quem comigo não ajunta, espalha.

      A paz de Cristo e o discernimento do Espírito de Deus possam estar conosco.

      Amém.

  12. Paz do Senhor irmão, eu sou da Congregação Madureira e tenho um amigo que é pastor de outra igreja, ele me deu um um vidrinho de oléo ungido, e toda vez que eu oro de manhã eu me ungi, isto é errado, pois só faz 3 anos que eu sou batizado?

    • Paz querido,

      Olha, prefiro não ficar respondendo o que está certo ou errado, até porque eu não sei qual o direcionamento que está sendo feito, não sei se foi algo dentro de um propósito diante do Senhor ou direção do Espírito Santo em um propósito específico, enfim. O texto nos dá diretrizes claras, sempre na presença do Espírito de Deus, é a palavra dEle, medite nela, e se o Espírito do Senhor te tocar em mudar de direção, siga-o. Se não, permaneça, ou converse com este pastor para esclarecer as suas dúvidas, e depois, caso acho necessário, converse com o seu próprio pastor, afinal, qual o papel dele?

      Em Cristo,

      Ricardo

  13. MILAGRES & MILAGRE$
    NO QUE CREIO

    Que eu creio em milagres disto eu não tenho dúvidas até porque eu sou um deles, o que eu não admito em hipótese alguma e não creio é nesta indústria da exploração do povo estampada diariamente nas telas das televisões e nos templos de entidades que usam a religião como instrumento de abuso na venda de curas que não passam de trapaças e de encenações para ludibriar a fé do povo. Os milagres existem, mas existem também os MILAGREIRO$ que utilizam destas artimanhas para extorquirem boas somas dos desavisados e dos desesperados.

    O primeiro ponto a observarmos nesta questão dos milagres relatados na Bíblia é em que circunstâncias eles aconteceram? Invariavelmente todos os milagres descritos nas Escrituras foram resultados de momentos na vida daqueles que foram INSTRUMENTOS para que os mesmos acontecessem, inclusive Jesus. Em momento algum se propagou ou se divulgou, como se faz hoje, que este ou aquele ia passar ou estar em tal lugar e que em estando ali haveria sinais de curas e milagres, isto está muito claro nas Escrituras. Não há relato nas Escrituras sobre campanhas de curas e milagres, ninguém saia avisando que um Super Herói iria estar em tal cidade e ali faria mil e uma maravilhas. Outra coisa é que os homens de Deus, incluindo o próprio Jesus, eram muito reservados quanto a esta prática de curas e milagres, até porque sabia-se que isto poderia se transformar, como aconteceu de fato, numa industria e numa mina de dinheiro e de ESCÂNDALOS. Os milagres nos tempos apostólicos eram realizados através de pessoas SÓBRIAS e comprometidas com o Evangelho, que viviam em função dele EVANGELHO e não de patrocinar entidade, igrejas ou agremiações. Também não era usado para desmoralizar a concorrência ou para demonstração de poder ou de superioridade. Outro fato interessante é que os milagres não se resumiam a isto ou aquilo, curava-se enfermidades, restaurava-se o físico, ressuscitava-se mortos, mas tudo dentro de critérios que de fato pudessem dar sustentação aos acontecimentos. Assim, Jesus usou o lôdo para dar vista ao cego, a água para transformá-la em vinho e até um morto para ser ressuscitado. Outro fato a considerar é que jamais um demônio foi se manifestar dentro de um templo, coisa que hoje é comum, daí se imaginar que há algo errado nas igrejas uma vez que até nos terreiros de umbanda a sua manifestação é rara. Eu poderia ir mais longe, mas fico por aqui.

    Segundo, como precederam e como se deu depois de serem consumados os milagres? Invariavelmente todos os milagres relatados nas Escrituras precederam da necessidade da manifestação real do poder de Deus para que o povo pudesse crer naquilo que ouviam. Havia todo o cuidado para que aquilo não se transformasse em um ESPETÁCULO nem tão pouco p paciente fosse exposto ao ridículo como ocorre hoje. Na realidade hoje os CURANDEIROS vivem de mostrar as suas proezas como forma de demonstrarem abertamente quem é o mais poderoso, qual a igreja contabiliza o maior numero de prodígios, qual a igreja tem o milagre mais cabeludo e vai por aí. A linha não muda, todos sem exceção, exploram com irracionalidade a boa fé do povo. Outra coisa é que os favorecidos por um milagre tinham a recomendação expressa de não fazerem qualquer propaganda daquilo que haviam recebido como graça de Deus. Mas, o que se vê hoje é uma indústria de propagandas imoral que visa exclusivamente atrair o povo para ser extorquido dentro das igrejas. A questão fundamental que é a salvação da alma e a conscientização da condição de pecador foi abolida destas igrejas, se é que podemos classificá-las como tal, dando espaço para uma espiritualidade triunfalista baseada na irracionalidade de se procurar Deus pelo que ele pode oferecer e não pelo que ele é.

    Creio em milagres sim, e sou um deles. Há tempos atrás, caí do telhado da igreja numa altura aproximada de 5,0 metros e para a medicina convencional eu seria parte das estatísticas, mas Deus não permitiu isto e depois de alguns dias ele me levantou do leito hospitalar, fato que deixou os médicos e os que me acompanhavam perplexos. Recentemente estive em um leito hospitalar, com septicemia, desenganado pela medicina aguardando somente o momento de partir, no entanto Deus agiu em meu favor e hoje estou aqui contrariando TODAS as previsões da medicina. Nem por isto eu fui para a minha igreja fazer propaganda do que ocorreu e mesmo assim a sociedade não deixou de saber que eu creio em um Deus que tudo pode.

    O que há de fato é uma CONCORRÊNCIA IMORAL E IRRACINAL entre os que vivem desta prática absurda na intenção clara e declarada de promoverem o crescimento de seus grupos religiosos através da exploração da indústria dos milagres. Isto fica ainda mais evidente quando nos programas televisivos o tempo todo é gasto com propagandas de milagres e curas mal explicadas. A humilhação é evidente com os fiéis sendo OBRIGADOS a fazerem acrobacias no palco para comprovarem o tal milagre recebido. Nenhum dos seguidores desta doutrina sequer menciona o céu como objetivo do ser humano, pecado nem pensar, o que evidencia que a salvação se resume a ser curado de uma doença qualquer e pronto. O que vale mesmo é o aqui e agora, a eternidade… Deixa isto para lá, dá muito trabalho para explicá-la para estes curandeiros.

    Não encontramos na Bíblia ninguém gritando, dando ordem para Deus, ou fazendo milagres por atacado. Também não encontramos nenhum relato de servos de Deus afirmando que fez ou faz qualquer coisa, os fatos aconteciam naturalmente sem estardalhaço e sem propaganda. Os crentes do passado TESTEMUNHAVAM da graça redentora do amor incondicional de Deus, eles não precisavam de propagandas, pois a vida falava mais alto que as obras e os milagres.

    Milagres hão de ser conseqüência e não objetivo na vida espiritual. Antes de qualquer coisa há de se preocupar com a alma e não com o físico, até porque este corpo vai para a sepultura e não para o céu. Fique atento, existem MILAGRES e MILAGRE$ e cabe a você diferenciar um do outro.

    Carlos Roberto Martins de Souza
    [email protected]

    • Querido, que a paz do Senhor Jesus seja na sua vida,

      Acho interessante o tamanho do seu interesse em dispor o seu pensamento, em meio a seu texto.
      Porém há coisas básicas na bíblia que acho que deveria entender, e entendendo isto, talvez um pouco do texto agressivo, ou até mesmo da revolta que vejo em meio a suas palavras acabem. Colocaste o que pensa, agora estou dizendo o que eu penso.

      A primeira coisa que gostaria que entendesse, e não sei se entende, é que Jesus Cristo não era um homem de Deus como outros, e sim Deus. Se você ainda não entendeu isso, pode dominar o resto da bíblia que não entendeu nada. Não exite salvação sem entender que Jesus Cristo é o Filho de Deus Vivo, membro e parte da trindade, elemento de Deus, forma de Deus, autoridade de Deus, amor de Deus, Ele é Deus.

      Segundo, releia somente o novo testamento, e verá o tanto de propagando que existia a respeito de Jesus, e depois dos apóstolos, onde eles estariam, por onde passariam, o tamanho do esforço que eles faziam para levar os enfermos a aqueles locais onde estes homens estariam, e você verá que existia propaganda sim, e o milagre não acontecia por uma determinação espiritual inacessível, e sem entender quando como, porque ….

      A mulher do fluxo de sangue foi atrás de Jesus e sabia que ao menos tocasse a orla das vestes do Senhor Jesus seria curada… E o que aconteceu com ela? Foi curada. Ela progamou de ir atrás, o encontrou, tomou a atitude que acreditava e aconteceu o seu milagre.

      O milagre é fruto da presença de Deus e da fé dos homens. Veja que Jesus em meio aos seus não fez milagres, era o mesmo Deus, e ia a lugares da mesma forma, porém não havia fé no filho de José, o carpinteiro.

      Querido, caso queira aprofundar nossa conversa, posso te responder por e-mail quantos quiser, fique a vontade por isso.
      O que o homem não entende hoje, é que ele não deve olhar para outros homens e sim para Deus. Você pode ficar cansado de ver homens sem fé buscando algo melhor para eles e não encontrando, e então frustrados, começam a condenar tudo que veem, acusando homens, líderes, autoridades religiosas.
      Enquanto isso, tem outros que buscam a Deus onde estão, e quando encontram a Jesus, o único que leva a Deus, Ele alcança sua vitória, seus milagres, sua transformação, a vitória sobre o pecado, porque Ele entendeu pra que serve a bíblia, e para que Jesus veio.

      Ocupe-se em falar de Deus, descubra quem Jesus é, e veja se consegue se calar, e não testemunhar quão maravilhoso é este Deus e as suas obras. Os homens bíblicos não conseguiram se calar, e hoje, os gratos por esta graça também não. A bíblia não condena isso, entenda bem a idéia da coisa.
      Quando tiver esta ocupação, verás que não tem tempo pra ficar procurando ao que recriminar e o que acusar.
      Deixe isto para o diogo, pois é de caráter dele acusar e acusar.

      Em Cristo Jesus,

      Ricardo
      [email protected]

  14. Amado Irmão em Cristo, Deus te abençoe por
    essa maneira eficaz de transmitir a verdadeira palavra de Deus. Achei interessante o comportamento das pessoas com relação ao Velho testamento, que é Desde o Genesis revelação do grande plano e amor de Deus para com o Homem.
    Porém, em alguns comentários, também estava compartilhando o sentimento amargo de alguns irmãos, ao ver um certo colapso, com a procura e o anuncio não do Salvador mas de bens.
    Graças a Deus, fui consolada com esta mensagem do irmão que é verdadeira, se olharmos para Homens só iremos cair mais, mas, devemos olhar para Deus que através do seu Espirito nos guiará em toda verdade.

  15. Eu gostei muito deste estudo e concordo plenamente com o irmão a respeito de tudo que foi ensinado, não vejo nada de errado com o ato de ungir o doente e vejo que é muito eficaz, pois este ato tem feito milagres ate hoje, tenho visto doentes serem curados na mesma hora da unção , isto para mim é milagre e sei que foi curado pelo poder do nome de Jesus, mas que o óleo teve sua
    participação uma vez que ajuda o doente a Ter mais fé que será curado, quanto mais podermos aumentar a fé do doente mais curas haverão, desde que seja usado com sabedoria para não transformar em um ato de idolatria! Vejo também que é valido o caso do pai que unge seus filhos ao sair de casa todos os dias, pois isto e um ato profético cujo ele esta abençoando seus filhos e com certeza esta unção vem também de oração de fé e DEUS honra a fé de seus filhos. Vejo também ser valido o ato de ungir um carro uma casa ou um objeto de importância para nós, assim como os discípulos expulsavam demônios de pessoas ungindo com óleo também podemos expulsar demônios de nossos bens! pois como já disse é um ato de fé desde que esteja regado de oração pois sem a oração nada acontece, pois é ela que realmente toca o coração do SENHOR para operação dos milagres! Algumas pessoas dizem que óleo era usado como medicamento, concordo sim , mas em outros casos eram usados para operar milagres em nome do Senhor. Medicamento trás um tratamento longo, o doente não é curado na hora demora dias, em outro ato de fé o doente é ungido e curado imediatamente (milagre) está é a diferença! Tenho pena das ovelhas de pastores que não usam deste recurso e não aceitam este parâmetro que é bíblico.
    Concordo com o irmão Carlos Roberto a respeito destas empresas comerciais com somente fins lucrativos de enganar o povo de DEUS que vemos nas televisões que se denominem igrejas e usam do nome do Sr, sabemos que isto esta escrito e sabemos que coisas ainda pior hão de vir.

    Mateus 24:11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.

    Cabe a nós usarmos aquilo que Deus nos deu , a inteligência e saber discernir o certo do errado.

  16. Algumas pessoas dizem que no novo testamento não se fala em ungir com óleo! Acho que elas não entenderam OU NÃO LERAM!

    Tiago 5-14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

    Marcos 6-12 Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse;
    13 expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.

    João 9-6 Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego,
    7 dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.

  17. Antes que alguém me pergunte o que tem aver João 9-6 com óleo, quero apenas frisar que Cristo usou de sua saliva misturada com terra e em seguida mandou que ele se lavasse no Siloé ! o que curou o sego? A saliva de cristo? A terra usada para fazer o lodo? Ou as águas do Siloé?

    O que curou foi o poder de Cristo com a fé do cego!

    O que curava os doentes que os discípulos ungiam? Ou expulsava demônios deles? Era o óleo?

    Claro que não ! Era o poder de DEUS através deles mas que manifestada através de um incentivo de fé!
    Se DEUS fosse contra não manifestaria seu poder de cura e libertação..

  18. Mudando um pouco de assunto, eu gostaria de saber a opinião do pastor e de outros pastores que estão participando, a respeito das mulheres no ministério pastoral ou em outros ministério de liderança na igreja.

    • ola ,pastor jose apaz!sobre o ministerio pastoral feminino ,que o nobre companheiro de obra,quer opiniao.olha ,o senhor e pastor ,nao sei se e casado ,mas gostaria de levalo a meditar,imagine a sua esposa uma grande mulher ombriando ,guereira ,pregadora da palavra ,amiga pro q der e vier ,ganhadora de almas ,medite e teras a resposta .e melhor serem dois do que um .ESTAS MULHERES EXISTEM PODE ACREDITAR .com carinho e respeito ,um abraço

  19. olá abençoados, a pas do SENHOR JESUS CRISTO.
    gostei muito do tema abordado, e concordo plenamente com a visão do Pr. Jose, e acredito que como a serpente foi usada no deserto como simbolo para que quando uma pessoa q havia sido picada olhasse para ela ficasse curada, assim tambem é o oleo para edificar a fé de quem está recebendo a oração.
    que Deus continue abençoando grandemente a todos, e nunca haja espaço para a contenda em nosso meio

  20. MILÊNIO 10/04/2010

    Amigos, a respeito deste assunto gostaria de direciona-los ao apocalipse. Onde fala a respeito das duas oliveiras de Deus que profetizaram por 1260 anos. E depois destas coisas acontecerem. Deus soprarar o sopro de vida neles. E dirá sobe aqui. Então se cumprindo esta profecia será manifestado a glória daquele que era, que é e que irá de vim. O todo poderoso. Por que a parabola da figueira já começa a produzir seus frutos. E o Senhor esta as portas esperando que nós todos nós possamos abrir nossos corações para se cumprir aquela palavra que o nosso Próprio Senhor Jesus Cristo nos deixou clara e nitida. O Pai, e o Espirito Santo nos amam muito é desejam fazer morada dentro do nossos Corações. O Batismo que Jesus prometeu aos seus discipulos E um batismo de Vitória. Por que quando isto que é corruptivel se revestir da incorruptilidade. Quando isto que é mortal se revestir da imortalidade. Se cumprirá a profecia que Diz: Tragada foi a morte na vitória. Agora amigos temos que focalizar nosso raciocinio ou mente. E fitar nossos olhos na seguinte palavra de São João Batista. que diz certamente eu vois batizo com água. Para purificação dos pecados. Mais no Meio( coração, alma, Espirito ) de vos esta aquele que vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. ELE, tem a pá em suas mãos é nossa eira que limpar. Por que nenhuma impureza no seu Santo Reino entrará. E João Batista veio a este mundo Para aplanar os caminho do Senhor. E preparar um povo bem disposto para receber o Messias de braços abertos. E aquele que enviou São João Batista disse a ele. Naquele que você ver descer o Espírito Santo em forma de Pomba ( corporeo ). Este é o Cristo o filho de Deus. E Jesus imediatamente depois de ter recebido o Espirito Santo foi arrebatado em Espirito ao deserto e ficou ali quarenta dias sem comer e beber nada. Então o Diabo começou a tenta-lo mais não conseguiu convence-lo por que os mandamentos de Deus estavam enraizados no seu coração e sem o Espirito Santo ele nada podia fazer sozinho. E saiu do deserto tendo uma grande missão pela frente de vencer a morte. E nos livrar do jugo da lei. E venceu sendo pendurado numa cruz se fazendo maldição para nos salvar dos laços da morte e confirmar a todos os seres humanos uma nova aliança eterna. Sendo abençoada por Deus. Que foi trazer de voltar Jesus Cristo dentre os mortos. O verdadeiro pastor das ovelhas. Que entregou sua própria vida para nos remir da perdição. Para fortalecer nosso coração na fé e no amor. Por que para Deus nada é impossível. Creia nisto, e ele que te ama muito também te ungirá. Por que os ungidos de Deus. São aqueles que tem um coração conforme os designios do nosso Pai celestial. A estes os escolhidos de Deus. Tudo o que pedires por intermédio e interceição de Jesus Cristo Deus te concederá. Amém.
    Cante também a canção do Salmos 23 Onde diz que o Senhor é o meu pastor é nada em minha vida me faltará. Veja a força que tem este cântico Quando cantado com confiança e alegria e com um coração singelo.

    Milênio

    Está canção reservei no coração.
    Pela água do batismo me fizeste reviver.
    Me chamando pelo nome sou agora um novo ser.

    Esta graça e tão grande, como é grande nosso Deus.
    Que não paraste por aqui manifestando o teu poder.

    Pois desde os céus derramarás o teu Espírito Santo.
    Sobre toda a criação, seja viva, seja morta, nada escapará.
    Porque toda criatura, tu desejas renovar.

    Esta graça e tão grande, como é grande nosso Deus.
    Que não paraste por aqui manifestando o teu poder.

    Pelo fogo do batismo, se angustia Jesus cristo, até que venha a se cumprir. Um segundo pentecostes a terra inteira tremerá.
    Pelo abalo de um grande terremoto, como nunca houve e jamais haverá.
    E sua santa igreja, o Senhor arrebatará, para o seu santo reino, e com eles Reinará.

    Esta graça e tão grande, como é grande nosso Deus.
    Que não paraste por aqui manifestando o teu poder.

    Ele tem a pá em suas mãos, e sua eira que limpar.
    Porque nenhuma impureza.
    No seu reino entrará.
    Pelo fogo do espírito, da sua Santidade batismal, ele quer nos envolver.
    O fogo purifica.
    O espírito santifica.
    E o Senhor, faz novas todas às coisas. 2x

    Cante, acredite e busque por que a preparação do coração e dos homens. Mais a resposta vem do Senhor. Veja as vitórias que Deus operou em Israel. Veja a graça que Deus derramou nos Salmos aos quebrantados de coração. Veja olhe a tua vida hoje e agradeça por que você continua vivendo. Mais agora você já não esta mais debaixo da lei. mais debaixo da graça divina. Que sustenta a tua vida na esperança de voltar aos atrios do nosso Deus. Que esta esperando cada um de nos de braços abertos. Para dizer que nos ama muito. E jamais esqueceu de cada um de nós. Por que somos mais do que vitóriosos naquele que muito nos amou. E enviou seu santo filho para nos mostrar o caminho e a luz que nos conduz novamente ao Reino de Deus. Que espera ardentemente residir e fazer morada em nosso coração. E Jesus Cristo já foi inserido dentro de cada um de nós para nos guiar e nos ensinar a vontade de Deus. Na vida de cada um de nós. Por que amigos somos todos e todos irmãos. Amém.

    • Não e que Jesus já foi inserido em cada um, mas o seu Espirito esta pronto para habitar em cada um. Esta escrito: eis que estou a porta e bato, se abrires eu entrarei e cearei contigo e tu comigo. No referido livro de Apocalipse, cap 3. Paz de Cristo.

  21. Sou tua Criação
    Senhor

    Verdadeiramente o amor é o maior de todos os sentimentos que Deus criou para sustentar a nossa vida. Por que ninguém ou nenhuma coisa pode resistir ao amor De Deus. Por que nosso Deus é um fogo consumidor. E quando a saudade aperta nosso coração é que a gente aprender o significado desta expressão em nossa vida. Por que só o Senhor pode preencher as lacunas do nosso ser.
    Amigo, continue ensinando e exortando a palavra de Deus aos quatro cantos do mundo. Mais principalmente dentro dos corações que ainda precisam ouvir o ribombar da palavra de Deus. Por que Para se Abrir a porta precisamos ouvir a voz do bom Pastor. E de todo o coração confiar no Senhor. Que nos conduzirá aos verdes pastos. Por que o bom Pastor apascentar as ovelhas com zelo e amor.
    Então se cumprirá em nós esta passagem do evangelho.

    “eis que estou a porta e bato, se abrires eu entrarei e cearei contigo e tu comigo”. Amém
    Por que só o Senhor nosso Deus é magnifico.

    Sou tua criação

    Por mas que aparente está sozinho meu coração.
    Aos olhos deste mundo é pura ilusão.
    Quem tem a tua companhia, não consegue mais viver.
    Sem amar, e ser amado.
    Senhor meu criador.

    Sou tua criação, obra formada por tuas mãos.
    Para viver, e me entregar ao teu amor Senhor.

    Nunca nesta vida me sentir solitário.
    Por mais que diga o mundo, onde estar o teu Deus.
    Que ele seja conhecido entre todas as nações.
    Resplandece tua face em minha face.
    Senhor meu criador.

    Sou tua criação, obra formada por tuas mãos.
    Para viver, e me entregar ao teu amor Senhor.

    Seja tua glória revelada neste templo,
    Consagrado ao teu culto espiritual.
    Exalta a tua destra sobre nós Senhor.
    Que modelou nosso ser, para ser, tua imagem e semelhança.
    Vos que sois deuses, como o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
    Unidos a serviço do amor, oferenda voluntária de louvor,
    Nos meus lábios te entoarei.

    Sou tua criação, obra formada por tuas mãos.
    Para viver, e me entregar ao teu amor Senhor.

    Sejas rico ou pobre, justo ou pecador, amado ou com desamor.
    Não há criatura entre o céu e a terra, que Deus nunca amou. 2x

    [email protected]

  22. oi queridos a paz do senhor,sou pastor em v.velha e amei a materia exposta,segundo o que entendo a unção é so pra os doentes sempre quando alguem me pede para orar ,pergunto o irmão esta doente ? se nao estiver eu não unju,oro por imposição de mãos ,pois o texto em tiago é bem explicito ,que Deus te ebencoe

  23. Irmão, a paz do Senhor. Materia muito boa e esclarecedora. Mas gostaria de saber como o Oleo e consagrado (abençoado) para ser usado ou ungir uma pessoa que esta enferma. Qual e o procedimento e ritual para que isso aconteça. Quais as pessoas autorizadas a fazer isso?

    • Não há necessidade de rituais meu amigo.
      E nem de ungir.

      Você é autorizado a ungir aquilo que Deus lhe deu autoridade. Com certeza sobre tua vida e sobre o que é de tua posse, você tem. Se tem família, sobre a tua esposa e sobre os teus também, porque é o sacerdote do lar.
      Se é um pastor, tem autoridade sobre tuas ovelhas e por aí vai.

      Se pensa em rituais, desmistifique, peça em uma igreja um óleo ungido.
      Com o tempo entenderá que Cristo é simples, e não precisamos complicá-lo.

      Deus te abençõe.

  24. tenho minhas duvidas…. consagrar óleo nao seria depositar poder em algo futil???

    nao seria fazer Deus agir onde não há necessidade????

    Deus não precisa de objeto nenhum que lhe ajude a abennçoar ninguém…

    a verdadeira maneira não seria buscar a Deus apenas pela oração???

    orar é preciso…

    • Costumo responder, hoje vou tornar a pergunta.

      Jesus não poderia ter curado o cego sem ter cuspido na terra e ter feito um lodo que para passasse nos olhos? Ou precisaria um cego se levar no tanque para ver? Jesus precisou destes objetos, elementos?
      Deus precisaria que os homens dessem 7 voltas em Jericó, e todo tocassem as trombetas para que a muralha rompesse?
      Moisés precisaria de um cajado para tocar o mar para se abrir? Não bastaria ordenar ao invés de utilizar um objeto?
      Deus não teria conhecimento de todos, para pedir que marcassem as portas com sangue para os anjos passarem?
      No novo testamento, haveria necessidade de indicar que ungisse os doentes com óleo?
      Deus precisaria mandar seu filho unigênito para vir em forma de homem e morrer em morte de cruz para perdoar os pecados?
      Não bastaria somente fé, e nada de obras, para algo acontecer?

      A palavra de Deus nos dá conhecimento, discernimento e revelação.
      Use cada um destes para consolar, exortar e ministrar!
      Use o que Deus te der, e como ele te der, aja conforme as estratégias que Deus lhe der, e vejamos o que acontece.

      Lembre-se: Por mais simples ou diferente que as estratégias que Deus oferece pareçam ser, elas são poderosas para cumprir aquilo que foram propostas.

      Não nos percamos porém em rituais, idolatrias e artimanhãs.
      Precisamos de JESUS! Pois sem Ele nada do que é, seria.

      Em Cristo,

  25. A paz do senhor benção.
    Desde já quero te dizer com muita sinceridade: Parabéns pelo entendimento na palavra, pois só DEUS pode fazer isso em nossas vidas e pela preocupação que tem em relatar fatos muito importante na biblia. Pois creia tão somente que embora muitos se achem aborrecidos, tua recompensa vem do SENHOR. E tudo quanto DEUS faz em nossa vida é Lindo e perfeito!
    Li alguns trechos das mensagens enviadas, e aprende bastante, e notei que existe pessoas ainda usadas para atrapalhar as vidas daqueles que estão sendo edificadas. aos invés de ir pregar o evangelho nas ruas, pois ter titulo dentro de igreja é muito facil, cadê que ninguém quer ir para as ruas ou entra em favelas para pregar a palavra de DEUS. Esquecem de que quem faz a obra é o Espírito Santo, e não é o nosso método de pensar que vai mudar o Homem. O trabalhar de DEUS, ninguém entende.
    Que DEUS te abençoe tremendamente em nome de JESUS.
    Amém.

    • Amém pastora.
      São palavras de força, e também do Senhor, porque elas existem, e chegam nos exatos momentos que necessitamos.
      Paz de Cristo.

  26. Melhor resposta – Escolhida pelo autor da pergunta
    Achei melhor buscar uma resposta mais específica,
    aí vai:
    Unção de profetas
    O ofício profético era estabelecido pelo ato da unção:

    “O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (2) A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; (3) A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.” (Isaías 61:1-3 ACF)

    Não há uma descrição clara nas Sagradas Escrituras sobre como, ou qual, seria o ritual para a unção de profetas, mas, este fato está razoavelmente estabelecido através do texto de Isaías acima citado.

    Produtos utilizados
    Azeite
    O azeite de oliva simboliza uma vida útil e vibrante, sendo símbolo de regozijo, saúde e de qualificações de uma pessoa para o serviço do Senhor:

    “Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco.” (Salmo 92:10 ACF)

    Ungüento
    Gordura misturada com perfumes especiais que lhe davam características muito desejáveis.

    Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas:

    “E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.” (João 11:2 ACF)

    Também como era utilizado no cuidado pessoal com o corpo, pois, é um excelente hidratante:

    “Naqueles dias eu, Daniel, estive triste por três semanas. (3) Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.” (Daniel 10:2-3 ACF)

    “Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.” (Rute 3:3 ACF)

    Óleos curativos
    O óleo tem poderes curativos, permitindo amolecer feridas e purificá-las. O óleo quando misturado a certas ervas, pode proporcionar medicamentos poderosos para vários males. Não é de surpreender que os médicos em Israel tivessem desde tempos antigos conhecimento destas ervas e da forma de utilizá-las no processo curativo de doentes.

    “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.” (Isaías 1:6 ACF)

    “E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;” (Lucas 10:34 ACF)

    Ungüento fúnebre
    Este ungüento era utilizado na preparação do corpo para o sepultamento, como parte de um processo de embalsamamento:

    “Ora, derramando ela este ungüento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento.” (Mateus 26:12 ACF)

    “E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galiléia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. (56) E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” (Lucas 23:55-56 ACF)

    Modos de aplicação
    Na cabeça
    O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor.

    “Então tomou Samuel um vaso de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e beijou-o, e disse: Porventura não te ungiu o SENHOR por capitão sobre a sua herança?” (I Samuel 10:1 ACF)

    “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” (Salmo 23:5 ACF)

    “Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Eclesiastes 9:8 ACF)

    Também era usado sobre a cabeça com efeitos cosméticos:

    “Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.” (Eclesiastes 9:8 ACF)

    No rosto
    A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza:

    “E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.” (Salmo 104:15 ACF)

    Nos pés
    Como já foi dito, este ato estava normalmente relacionado com uma recepção digna e alegre de um hóspede bem-vindo:

    “E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.” (Lucas 7:38 ACF)

    Sobre as feridas
    Neste caso o óleo é utilizado como medicamento, sendo que através de suas propriedades curativas próprias, ou em combinação com ervas ou outros produtos era deitado sobre as feridas. Há muitos relatos deste tipo de procedimento na literatura talmúdica1, e alguns na própria Bíblia Sagrada, os quais já foram anteriormente citados.

    “Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. (6) E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo. (7) Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou.” (II Reis 20:5-7 ACF)

    Uso atual
    Como vimos, fica, em nossos dias, descartado o uso da unção com óleo para objetos, de modo a torná-los sagrados ou santificados, já que nada mais pode ser considerado objeto sagrado, uma vez que o templo de Deus na Nova Aliança é o corpo daquele que teve seu coração transformado pelo sangue do Cordeiro de Deus.

    Também não há mais qualquer necessidade de unção para sacerdotes, reis ou profetas. Ocorrendo no caso daqueles que se dispõem a servir como oficiais da Igreja, o ato da imposição de mãos, figura substituta da unção, mas, com significação distinta.

    Resta então apenas um tipo de unção a ser analisado em termos de uso nos dias atuais: a unção de enfermos com fins medicamentosos. Não restou nenhum tipo de unção, com finalidades espirituais, a ser utilizada pelos crentes em Jesus Cristo após o estabelecimento da Nova Aliança.

    Respondendo:Com certeza, mas são as forças deles operando na hora da unção!

    ————————————–…
    o Bloquear
    o óleo ungido é apenas um simbolismo da unçaõ do Espirito Santo.
    é totalmente errado, igrejas usarem ele para ungirem pessoas em campanhas, quando a bíblia nos dá uso restrito com ele.
    Tiago fala que se estiver alguém doente, q se chame os presbíteros da igreja, pra que o unjam com óleo E A ORAÇÃO DA FÉ SALVARÁ O DOENTE!!!
    não é o óleo que cura, e sim a oração com fé verdadeira em Cristo Jesus.
    usar o óleo como um amoleto, para sair ungindo casa,carro e pessoas está totwlmente contra a bíblia, pastores que usam o óleo para expulsar demonios, tenha certeza que estão altamente equivocados, acompanhe a passagem da epistola do apostolo Tiago 5:14-15.
    algumas igrejas tbm usam o óleo para consagrar pastores e obreiros, isso acontecia no Velho Testamento, mas o Novo não condena tal prática, embora só tenhamos essa recomendação para uso do óleo.
    mas lembre-se o óleo nunca pôde e nunca poderá curr niguém, só Cristo tem esse poder

    • Vou deixar a título de meditação de quem lê.

      Como minha opinião sobre o assunto, concordo em muita coisa, em outras, em partes, principalmente nas conclusões ou nas afirmações que não são as transcrições bíblicas.
      Não vi suporte bíblico para afirmar que é totalmente errado nas igrejas usaram o óleo em “campanhas” ou para doentes, ou para consagrações.
      Porém uma coisa é fato, Deus não precisa disso para agir, e na verdade, também não precisava no antigo testamento.
      Porém as coisas de Deus tem uma razão, e Ele não as anula. E há muito que ainda precisamos conhecer, há muito o que ainda não foi feito que precisamos fazer. O Senhor nos disse que faríamos coisas maiores do que as descritas feitas por Ele, e ainda espero vê-las.
      Exemplo maior disso foi que Deus não precisava ter mandado o Senhor Jesus para que fóssemos salvos, mas assim o fez para não pular princípios, mas sim para manifestar a sua Justiça.

      Veja bem, não havia necessidade de utilizar um pano com o suor de um santo servo do Senhor para que pessoas fossem curadas, mas muitas foram assim. Não havia necessidade do Senhor Jesus fazer lodo para curar um cego, mas mesmo assim existiu momentos em que foi oportuno. Nem por isso Ele criou estes rituais.

      Busque as estratégias que o Senhor lhes dá em sua própria palavra, e deixe Ele operar as maravilhas que deseja fazer.

      Em Cristo,

  27. Acho melhor ler o livro todo de Exodo, levíticos e etc, pois lá também fala como deve ser sacrificado o bezzero para purificação do pecado do povo. Fala como se deve aspergir o sangue do cordeiro, além muitas outras ordenanças.
    Se é pra seguir a antiga aliança, siga na íntegra. Vamos parar de escolher as partes que nos interessam da bíblia só pra preencher o vazio deixado pela falta de fé. Vamos parar de ser mexeriqueiros da bíblia e aprender a ser estudiosos da palavra. O problema de quem nunca leu a bíblia toda é esse. Lê uma parte da bíblia e já cria uma nova doutrina, ou volta a um velho mandamento que a própria bília já revogou.
    Eu creio que o óleo foi importante na antiga aliança e no novo testamento recomendado como medicamento da época. Mas atualmente a minha fé na nova aliança, Em Cristo Jesus, é suficiente para mim.
    O Apóstolo Paulo diz:
    “Antes que viesse a Fé, estávamos sob a tutela da Lei e nela encerrados, para essa fé que de futuro haveria de revelar-se” (Gálatas 3:23). De maneira que a Lei nos serviu de Aio para nos conduzir a Cristo, afim de que fóssempos justificados pela fé.
    “Quem precida de óleo Ungiod Também precisda se circuncidar”. Leiam Galatas 5:2
    “quem quer cumpri um mandamento da lei, deverá cumprir toda a lei, e se deixar de cumprir um dos mandamentos, será condenado”.
    Obrigada
    Fique firmes

    • Gostei do comentário, porém alguns comentários se contradizeram.
      Ninguém tá citando aqui a parte de como deve ser sacrificado um bezerro porque o “bezerro” mais conhecido como “cordeiro” que nos deu a Vida já foi sacrificado, e de maneira impar e suficiente para te fazer santo.
      Agora quem precisa de óleo ungido também precisa se circuncidar, … eu li essa frase como, quem aceita esta prática, precisa se circuncidar, neste caso, quem aceitou os lenços de suor de Pedro e foram curados, também deveriam, e mil outros exemplos.
      A unção tem uma representação simbólica para o reino espiritual, Jesus Cristo foi ungido para cumprir a parte mais importante de sua obra. Ele necessitava disso? Não.

      Acho que o importante de tudo, é saber de onde veio, para que serviu, e o que a bíblia arrematou dizendo. A nova aliança não veio contradizer a antiga, porém Deus facilitou para nós. Nós habilitou a estarmos a cima de criaturas, mas co-herdeiros, filhos, do Deus todo poderoso.

      Deus continua o mesmo, Ele não disse uma coisa até Cristo, e depois mudou de idéia e passou a dizer outra. Muito pelo contrário, para não negar seus princípios que mandou seu Filho Unigênito. Este grande sacrifício não foi pequeno, nem tão pouco sem valor, nem tão pouco para negar o que era determinado até então.

      Deus se agrada daqueles que se entregam ao Senhor como templos do Espírito Santo e assim o conservam. E aqui vem minha opinião, eu creio que se agrada também daqueles que consagram suas coisas ao Senhor. Seja através da boca, seja através de um ato. Assim você está declarando para o mundo espiritual, e mais quem quiser saber, quem aquele teu bem pertence ao Senhor, e Ele tem liberdade de fazer o que quiser sobre ele. Ele te deu, e também pode te tirar, e você sabe disso e concorda com isso.

      Quando a bíblia diz que se com a boca confessarmos a Cristo como único Senhor e suficiente Salvador, está falando que devemos ter um gesto público para quem interessar ver, mas isto está longe de ser um ritual, nem tão pouco exclui aqueles que não podem falar, mas podem levantar sua mão.

      A questão não é um ritual de óleo, nem se ele cura por exemplo. Não há mal se alguém for orar por você e te ungir. O mal está no seu coração, já que pensa que o óleo não pode te curar e por isso não é curado, ou se pensa que o óleo pode te curar e portanto será curado. Se você entendeu que Cristo é Deus, e Ele tem poder para perdoar pecados, lhe arrancar o mal, e lhe proporcionar um novo céu, e uma nova terra, você entendeu o principal. Vivendo por este caminho, e não o negando, você pode orar por alguém para ser curado e ungí-lo ou não, o que vai depender é a sua fé, e a fé de quem quer ser curado. Se para ele ajudou quando Cristo cuspiu na terra e “ungiu” ou “untou” os olhos do cego, Ele não errou por isso. Eu não o condenaria, você condenaria? Eu não iria o ensinar que Ele não precisava disso, você sim?

      Vamos continuar meditando na palavra do Senhor. Não precisamos agradar a gregos e a troianos, mas demos a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

      Em Cristo,

  28. Pastores e irmão para que se encomodar.oramos 21 dias no monte encima de uma lata de azeite quando terminamos a campanha aonde passavamos o óleo,os demonios saiam pessoas eram curadas,agora tem pessoas que e revelada por Deus, depois muda a sua Fé por bobagem, USAR ou Não USAR,AONDE ESTARA O TEU TESOURO AI ESTARA TAMBEM O TEU CORAÇÃO,SE E O AZEITE OU NÃO O QUE EMPORTA SE DEUS ESTA NO CONTROLE.

  29. Preciso de ajuda,pois o pastor de minha igreja disse que o crente não pode terem casa objtos de decoração.
    Tais como flor artificial e quadros.oque eu faço por favor me a
    jude.
    Me responda basiado na biblia.
    Fiquem com Deus.

    • Joana,

      A bíblia nos diz que tudo nos é licito, porém nem tudo nos convém (1Co 10:23).
      Se o seu pr. diz que não é lícito, ou que não convém, eu desconheço tal pensamento. Já ouvi alguns dizerem sobre adornos para as mulheres, como brincos, e coisas do tipo. Peça a ele a argumentação bíblia para esta conclusão, assim fica mais fácil argumentar. A bíblia não vai estar dizendo tudo que se pode ou deve fazer, é mais fácil verificar o contrário.

      Em Cristo,

      Ricardo

  30. caro amigo! gostaria de saber sua opnião sobre o uso do dinheiro nas igrejas atuais, pois quando leio a Biblia vejo que o dinheiro era usado de outra forma já que muitas familias nao tinham o em especie e que o “dizimo” era distribuido entre todos,uma vez por ano, e todos se fartavam usufruindo do mesmo nas festas e que os levitas tinham direito a decima parte de 03 em 03 anos (Deut 14:22 ao 29) e hj o que vemos é que muitissimos “Pastores” vivem em casas luxuosas,andam em seus carroes maravilhosos usam do pulbito para dizerem que comem o melhor desta terra “picanha” e que isso é de Deus, enquanto milhares de familias cristãs passam por dificuldades, na minha opiniao assim como entendo que na do apostolo Paulo cada qual deve trabalhar para o seu sustento, “e que deve-se sim ter uma ajuda de custo para o uso da pregação da palavra” mas não da forma que vem sido usado o dinheiro do povo na igreja. Sou cristão a mais de 5 anos e nao sou dizimista da forma que se pregam por ai, mas oro a Deus por uma revelaçao direta do Pai sobre o assunto. Gostaria de sua opiniao , atraves do meu imail. [email protected] sou morador de Uberlandia MG e obrigado. que o Senhor te cubra com suas bençãos. Amem.

  31. Deus abençoe a todos, Amém!!

    Li o seu texto, e achei interessante… estou fazendo um estudo sobre o assunto… e eu quero fazer uso do óleo de unção, gostaria que me ensinasse a usar o óleo e a prepará-lo!!!
    Muito obrigada!

  32. a paz do senhor ou graça e paz.
    gostei muito do seu estudo.
    só queria acrescentar que as únicas ordenanças deixadas por cristo são o batismo nas águas e a santa ceia,
    o que as igrejas estão fazendo hoje em dia é por pura falta de vergonha na cara,pois conhecem a palavra não são meninos e sim sem vergonhas.
    tito4:2 pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina,pelo contrário,cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças,como que sentindo coceira nos ouvidos.

  33. a paz.
    foi comentado sobre o lenço de pedro!,pelo que sei foi o lenço de paulo.
    Deus não divide a Sua Glória com ninguém e nem com Objetos ,como vocês podem acreditar que o lenço curou,diz na bíblia que os espíritos maliguinos se afastaram,mais não por causa do lenço e sim porque paulo estava cheio do espírito de deus,paulo nunca permitiu isso ou ordenou isso,pois paulo sabia que era ele que estava cheio do espírito de deus(não era paulo que curava e muito menos o lenço, o nosso senhor que estava nele é quem curava),disse paulo:não vivo mais eu mais cristo é quem vive em mim.

    42.8 Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.

  34. Meu amado irmão a respeito do óleo da unção , gostaria de saber pq em êxodo 30:32 parte a diz ” Não ungirás com ele a carne do homem” já q no novo testamento vemos o óleo da unção sobre pessoas , responda-me por favor ?

    • Meu irmão, não entendo porque não escreve o versículo inteiro para uma pergunta tão específica.
      “Não se ungirá com ele o copo do homem que não seja sacerdote, nem fareis outro semelhante, da mesma composição; é santo e será santo para vós outros.”
      Antes te pergunto, acaso o senhor sendo missionário(a) seria um sacerdote, e um membro de uma igreja convertido ao Senhor não o será?
      Pois a resposta para a sua pergunta é a mesma para a seguinte: Porque naquela época somente o sumo-sacerdote e somente 1 vez no ano entrava no Santo dos Santos, para expiação do pecado do povo, e hoje qualquer um de nós, eu ou você pode entrar em sua presença?
      Porque estes homens, considerados imundos, que se prostituem após outros deuses, em resumo pecadores, futuramente no novo testamento, convertidos ao Senhor, eram chamados de santos?
      A resposta é Jesus, seu sacrifício, a Graça e a Fé. O véu foi rasgado…

      Em Cristo,

      Ricardo

  35. Meus amados irmãos. Não tenho nenhuma dúvida disso: Já diz tudo…Óleo de unção. Unção é o ato de ungir. Não importa se é para ungir pessoas, casas, carros, empresas, etc., temos que praticar os costumes bíblicos, já que somos cristãos; isto sim, é um ato de obediência.
    Na realidade, ungimos alguém, ou algo, por fé. É quando profetizamos que o milagre vai acontecer; então, se você é um profeta, ungido de Deus, resgatado por Jesus Cristo, e conduzido pelo Espírito Santo de Deus, vá em frente, meus irmãos. Unja, profetize, ore, creia e o milagre vai acontecer.
    Shalom!!!

  36. Não há necessidade de rituais meu amigo.
    E nem de ungir.

    Você é autorizado a ungir aquilo que Deus lhe deu autoridade. Com certeza sobre tua vida e sobre o que é de tua posse, você tem. Se tem família, sobre a tua esposa e sobre os teus também, porque é o sacerdote do lar.
    Se é um pastor, tem autoridade sobre tuas ovelhas e por aí vai.

    Se pensa em rituais, desmistifique, peça em uma igreja um óleo ungido.
    Com o tempo entenderá que Cristo é simples, e não precisamos complicá-lo.

    Deus te abençõe.

  37. Amados,
    Graça e paz a todos

    gente devemos entender uma coisa: Jesus Cristo em sua morte revogou toda a lei. quando vemos no novo testamento o uso do óleo temos que observar algumas coisas:

    1. alem dos objetos sagrados, nenhum outro objeto era ungido como sagrado, nem casas, nem instrumentos, nada. se observarmos o cantico de Davi quando Saul morreu nos deixa uma deixa que o escudo de Saul não tinha sido ungido, e realmente nao o foi, mas nao como algo consagrado. a unção (ato de untar unguento) do escudo era com fator de guerra para que as lanças e espadas ao serem deferidas deslizassem, e nao como consagração.
    a consagraçao das coisas para Deus nao podem ser feitas mais hoje, porque o templo de Deus não é mais feito por maos humanas, o véu se rasgou tornando templo todo corpo que aceita e reconhece Jesus como senhor e salvador, portanto objetos nao podem ser mais consagrados.

    2. o oleo da santa unçao, só os sumos sacerdotes usavam e ninguem mais. era proibido qualquer homem usa-lo. e o nosso sumo sacerdote é cristo.

    3. unções eram para: reis, profetas e sacerdotes. Cristo tomou para si essas tres unções (rei, profeta e sacerdote). a biblia fala que a lei era SOMBRA das coisas que viriam e quem veio foi Cristo e se tornou carne “O Verbo” fazendo das sombras algo com forma “ELE”. ele é chamado “O Ungido de Deus”. entao essas unçoes nao servem mais. o que vemos é a imposição de mãos e nao mais unçao com óleo.

    4. a palavra oleo no novo testamento tem dois sentidos:

    Remedio e cosmético, mas nunca para cura.
    no texto de tiago 4 a palavra grega para oleo é = elaion que designava o óleo de oliva, que tinha funçoes apenas como remédio. seria uma ordem do apostolo de que os presbiteros utilizassem da ajuda e socorro aos doentes utilizando a compaixão por eles.

    o ato de ungir pessoas, casas etc… cai por terra com a ressurreição de Cristo, entendam que nem tudo que a bíblia fala no antigo testamento deve ser imitado, alguns atos seriam o mesmo que negar o sacrifício de Jesus pois eram apenas SOMBRAS do que seria concretizado nEle.

    A nossa obediência é a Cristo e nao a costumes caducos da lei.

    agora uma reflexao:

    se a fé é o firme fundamento (convicção) das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

    me diga: qual a função do ponto de contato?
    No ponto de contato a fé é gerada no objeto, seja ele meia, oleo, broche, lenço, anel, etc. e nao no autor e consumador da Fé.

    entendam que a pratica de pontos de contato é a mesma pratica da feitiçaria.
    JESUS Cristo nunca ensinou a usarmos pontos de contatos para obter vitória, cura ou bênção.

    façamos como os de Bereia, que examinavam as escrituras para ver se era realmente como diziam.

    vivam o evangelho (boas novas de Cristo) deixem de lado a caduquice da lei, vivam o que é real e esqueçam as sombras.
    preguem o evangelho e salvação em Jesus Cristo, nele nao ha espaço para oleos e pontos de contato, apenas o amor nEle.

    abraços,
    naquele que deu sua vida por todos nós,

    Pr. Hamurabi

    • Amado Pastor,

      A base do que quis dizer é boa, mas disse algumas besteiras em minha opinião.
      Está claro que dentro do entendimento que tem hoje, não deve ungir ninguém nem nada.
      Se ponto de contato significa 2 objetos e/ou pessoas se encostando, Jesus encostou nas pessoas e as pessoas encostaram em Jesus. A mulher do fluxo de sangue encostou na orla das vestes de Cristo para ser curada. Precisava? Não! Jesus condenou a prática? Pelo contrário, lhe concedeu a cura! Jesus curou só pela palavra? Sim! Jesus cuspiu na terra e fez lodo e untou os olhos de cegos para ver? Sim! Era necessário? Creio que não! Mas foi feito!
      O crescimento na palavra significa libertação, e não condenação. Jesus não condenou aos que estavam começando na fé, mas antes, fazia sempre conforme a fé de cada um.
      Tenho visto muitas pessoas crescendo no conhecimento de Cristo. Para mim, com quem mais aprendi, foi o que demonstrou em seu crescimento, a entender os que ainda não tiverem este crescimento. Isto, mais do que crescimento no conhecimento humano, é crescimento no espírito.
      Cresça para que haja expansão, e não para que limite Deus.
      Não vi Jesus passando seu suor em lenços e entregando as pessoas para serem curadas. Nem por isso, essa prática não aconteceu posteriormente através do suor de um apóstolo (não que tenha partido dele também). Como creio que quem concretiza é Cristo, Ele deixou sua marca de “não condenação” a aqueles que tiveram fé nisso e foram curados.

      Em Cristo,

      Ricardo

  38. Passei por uma experiencia tremenda…Inclusive sendo batizada no Espírito.ALELUIA…Nesse tempo Deus mostrou meus erros me arrependi do passado e claramente Deus falou-me para ungir meus filhos…Fico grata pelo conteúdo do texto foi muito esclarecedor…
    Deus o abençõe

  39. Boa Madrugada.

    Graça e Paz amados.

    Temos autoridade para pisar em serpentes e escorpiões.
    Tenho 18 anos hoje Ministrei na Igreja a os Jovens.
    Caro Irmãos, Quero compartilhar algo de Deus para nossas vidas.

    Vejo que muitas perguntas aqui vem do mesmo assunto CERTO ou ERRADO.
    Irmãos muitas vezes isso se chama CRISE DE INDENTIDADE.
    Oque seria isso, sabemos que existe um Deus, Sabemos que temos a palavra, que temos o Espirito de Deus que abita em nós, no entanto inssistimos em ver o errado, precisamos olhar para a solução, e nao para o problema.
    Saiba quem voce é !

    Percebemos que homens grandes como por exe: Elias.
    Elias apos ter sido chamado por Deus, Oque ele fez? Se escondeu na caverna
    CRISE DE INDENTIDADE.

    No entando o mesmo matou 450 homens.
    1° Reis

    Precisamos saber quem somos !

    Quer crescer? Quer ser uma pessoa de unção?

    Tenha META, Tenha OBJETIVO, TENHA UM ALVO !

    E só assim você irá longe !

    Graça e Paz Amados.

    JúlioCésar
    Caruaru-PE

  40. Meu Amado pastor da padraangular tenho plena confiança que o Senhor colocou as Ovelhas em suas mãos porque ele confiou e acreditar no seu potencial ,mais deixa eu falar uma coisas sempre digo nas minhas ministração que o Senhor Jesus me Concede a Palavra de Deus é pra ser Pregada e não Discutida ou embora se minha é certa ou não mais Crendo no Poder de Deus Sobre nossas Vidas que o senhor lhe Abênçoi poderosamente o Seu Ministério.Amém

    • Prezado Missionário Roberto, Graça e Paz.

      Não sei se entendi bem o seu comentário, começaria perguntando o sentido de discursão? Eu creio que a troca de informações sobre um tema, responder as dúvidas e os entendimentos diversos, gera crescimento a todos.
      O discutir no sentido de bater boca, com certeza não, e se tenho feito isso em algum post, compreendo e concordo com a sua repreensão, em Cristo Jesus.
      Obrigado pelas palavras.

      Em Cristo,

      Ricardo

  41. pr. tenho ouvido muito na igreja a respeito do uso do oléo da unção. eu mesmo me ungu todos os dias quando saio pro trabalho.sói que o irmão me disse que o oleo so foi usado pra unçao de Davi SAUR. e que não podemos ungir roupas. carros etc. que na biblia não tem nenhum versiculo que fala que alguém usdou o oléo pra isso. estou muito em duvida agora como usar o oléo da unção. me oriente por favor que Deus o abençõe. GOSTEI MUITO DESSE TRABALHO. CONTINUE

    • Rozimeire, graça e paz.
      Eu diria assim a sra… Caso pense que o simples fato onde o toque de um óleo de cozinha venha trazer algum bem a algum objeto, não o use mais.
      Caso queira começar a simbolizar que tudo que tem pertence ao Senhor Jesus, não há mal algum em ungir os bens, como um simbolismo de que está consagrando tais objetos ao Senhor, para que Ele os utilize através da sua vida para sua vontade. Os objetos não vão receber uma unção espiritual que os farão melhores ou nada do tipo. Você estará dizendo para você mesma, e para o mundo espiritual, que estes objetos pertencem ao Senhor, e que a Ele pertence o uso e o permanecer. Por isso, em todas as coisas, aparentemente boas ou ruins, você dá glórias e graças, e em nada murmura.
      No novo testamento, vemos a utilização do óleo de unção para que os presbíteros ungissem os doentes. O que sugiro é, não ponha sua fé em um óleo, sua fé deve estar no Senhor Jesus, e dentro do discernimento que Ele te der, e sempre lendo a sua palavra, utilize o óleo, suas roupas, suas palavras, seu calar, sua forma de viver.

      Que o Senhor a abençoe,

      Ricardo

  42. oi… no caso de uma pessoa que esta sofrendo opressao do maligno?? sente ele no seu corpo, vontades e pensamentos que nao vem dele, e sim do propio espirito malig … oque fazerr pra obter libertacao?? e porque isso eh possivel???? como??? alguem com entendimento?? obrigada!!

    • Olá, graça e paz!
      A libertação vem pela Verdade, e a Verdade é Cristo! A bíblia diz, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
      O conhecimento não é das coisas humanas, mas sim o conhecimento das coisas de Deus, através da revelação do Espírito, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Ele precisa de Jesus.
      É necessário levá-lo a Igreja, para ouvir a palavra, receber oração.
      Se não for possível, procure na igreja alguém apropriado, ou uma equipe, que possa fazer uma visita ao seu lar.

      Que o Senhor Jesus os abençoe, ore, e creia, pois é através da fé que vemos as maravilhas de nosso Deus.

      Em Cristo,

      Ricardo

  43. Essa pessoa aceito Cristo a muito tempo, ia com frequencia a igreja pentecostal, e com um chamado de Deus pra pregar o evangelio, todos que oravam por ela, diziam isso, que tinha chamado pro louvor, mas em outro pais, e realmente ela se mudou pro japao morar com sua mae, a mae dela eh espirita, e ela tem sentindo, vendo coisas, tendo sonhos…e etc…
    ela mora em uma cidade no japao, que tem um indice pequeno de brasileiros, e nao tem igreja!!! =/ que Deus tenha midericordia!!!

  44. Ola! irmao Ricardo:
    Poderia ter a gentileza de me esaclarecer sobre o dia sabado, e porque foi transferido para o domingo, e nos na ley de Deus todos os mendamentos sao cumpridos, menos ao que se refere ao dia sabado, e Jesus disse que ele veio a cumprir a Ley e nao a cancelar.

    Deus te abencoe.

    • Jesus disse: Eu sou Senhor até do sábado. A lei agora é Jesus.Ele é a lei. Não se prenda a isso irmão.Estás preso ao antigo testamento puro.Jesus veio para libertar não para condenar. A salvação não é por obras mas pela graça de Deus.Se o próprio Jesus não seguiu a lei do sábado porque nós vamos seguir? Respondo, porque simplesmente essa lei já não existe.Busque o E. Santo e ele vai te confirmar o que digo,ele está em mim,não nenhuma Igreja, ou Adventista que irá te esclarecer. Ore,jejue e busque a resposta de Deus e ele te confirmará o que eu te disse e te libertará desse jugo pesado.A Paz do Senhor Jesus meu irmão. Pac

    • onde vc encontra na bíblia que pessoas ungiam casas e objetos?

      na verdade não há!!!

      a unica coisa que era ungida era o tabernáculo e os móveis do tabernáculo, por que eram considerados santos, mas que deixam de ser santos com a morte e ressurreição de cristo, pois Deus deixa de habitar no tabernáculo e passa a habitar dentro do cristão.

      oléo, só para remedio e comida, o mais se torna anti bíblico!

      paz,

  45. Olá pastor, tudo bem?

    Lí o post e achei muito interessante e esclarecedor para muitos dos leitores. agora! tenho uma questão que já procurei em alguns lugares e ainda não achei respostas, é com relação a unção que está descrita no evangelho de Lucas, no capitulo 7: 46, qual ritual era este na cultura judaica e como ele era realisado?

    Se puder me ajudar ficaria muito agradecido.

    Fique na santa paz do Senhor Jesus.

  46. olá, gostaria de saber se o óleo pode ser usado para expulsar demônios das pessoas, se existe base bíblica para isso, pois eu li recentemente um testemunho da IURD, que uma mulher foi liberta de um demônio depois que passaram o óleo da unção.

    • caro Mardonio,

      óleo nenhum tem poder de fazer nada! se caso fosse, tiraria o poder do sacrifício de Jesus. Jesus disse: “em MEU NOME expulsarão demonios, curaram enfermos …” O demonio sai em nome de Jesus e nao por qualquer coisa que se coloque nele.
      todo ritual do antigo testamento perde-se, torna-se obsoleto após o cumprimento da missao de Jesus em vir, morrer e ressuscitar. os objetos do templo eram sombras do que viria, hoje é representado por cada um, somos templo do espirito santo de Deus.

  47. a paz meu irmão gostaria da ter uma referencia sobre a passagem que jesus orienta sobre jejum mais o caso não é o jejum sim unção ele diz ungir as sua cabeça ele quis diz ungir mesmo tem alguma referencia sobre isso na biblia

  48. O ministerio ao qual congrego, não usamos o oléo, somente nas consagrações de Diaconos, Presbiterios, Missionarios, etc…
    O pastor sempre nos ensinou que nossa fé tem que está no nome de JESUS CRISTO, e fazer a oração com essa fé de que tudo que pedirmos em seu nome, segundo a vontade de Deus nos será feito.
    Eu consagro tudo que tenho, que ganho, levanto para os céus e oro consagrando para Deus…

    Texto muito abençoado, porém agora fiquei um pouco duvidosa quanto a esse assunto, quando li no texto de Tiago… Ungir com oléo os doentes ou não.
    Paz do Senhor a todos.

    • olá minha irmã,

      o texto de Tiago se refere a palavra grega utilizada que é traduzida por óleo é elaion que designava o óleo de oliva, com fins de cura (remédio) ou para acender lampadas ou para passar no corpo para festas.

      uma melhor fala desse versículo seria para igreja exercer a misericordia e a compaixão pelo enfermo, atendendo-o com recursos financeiros (comprando remedio) e também orando por ele, pois como o versículo já diz, a oração de fé é quem salvará o sujeito.

      fica na paz,

      Hamurabi

  49. SENHORES EU SOU LEIGO NO ASSUNTO MAS EU GOSTARIA DE DEIXAR AQUI ALGUMA CONCLUSAO OBTIDA DIANTE DE TUDO QUE EU LI DE VOCES FALANDO DOS CULTOS NO ANTIGO TESTAMENTO E AGORA O NO NOVO TESTAMENTO. PELO QUE EU ESTOU COMPREENDENDO TUDO QUE FOI PRATICADO NO SACERDOCIO LEVÍTICO FOI REVELADO NOS NOSSOS DIAS QUE TUDO ERA A SOMBRA…ORA SE É SOMBRA ENTAO SOMENTE ALGO QUE REALMENTE EXISTE PODERIA PROJETAR UMA SOMBRA E NUMA SOMBRA SERIA IMPOSSÍVEL INTEIREZA DE DESCRIÇAO, SERIA COMPARÁVEL A REBATAR UM OBJETO TRIDIMENCIONAL SOBRE O PLANO, FICARIA POBRE DE DETALHES. O INTERESSANTE TAMBEM É QUE SERVOS DE DEUS TIVERAM A VISAO DE TUDO ISSO NO MUNDO ESPIRITUAL MOSTRADO A ELES PELO PRÓPRIO DEUS ( SE BEM QUE O OLEO FOI TAMBEM VISTO POR ALGUNS E QUANTO A MOISES A GENTE OBSERVA QUE DEUS ENSINA ELE COMO FAZER ). A CONCLUSAO QUE EU QUERO DEIXAR AQUI E A SEGUINTE: É QUE DEUS TEVE QUE LEVAR ESSE PESSOAL PRA PRIMEIRAMENTE VER DESCREVER E DEPOIS FAZER. EU ESTOU PENSANDO SE AGORA NOS NAO TEMOS E QUE PROCURAR PODER ENTENDER JA QUE AGORA DEUS NOS DEU A CAPACIDADE DA VISAO ATRAVES DO ESPIRITO SANTO ?

  50. olha em meio a esse debate todo ,não há conclusão nenhuma..tenho 16 anos,comecei a pouco tempo no evangelho,e assim o óleo de unção não é nenhum objeto de curandeiro,e nem feitiçaria….no NOVO TESTAMENTO h´s muitas curas de Jesus sobre os povos……e o que nos move é a fé,quando Jesus curou o paralitico ele disse:levanta-te toma o teu leito e anda a tua fé te salvou….e vai da fé de cada um(gerando intimidade,Santidade,autoridade pelo espirito Santo..pq Deus derrama o espirito por medida a cada um de nós..o óleo ungido é só um complemento em nossas orações…olha e DESCULPA FALAR..HÁ HOMENS PASTORES AQUI ENVERGONHANDO O EVANGELHO…
    não estou falando de religião não.FALO DE jESUS CRISTO!!!
    GRAÇA E PAZ A TODOS..

  51. querido gostei muito das respostas que vi aqui mais ,gostaria que nós alem de explícar que Jesus é o centro de tudo devemos também , responder as pergunta pois Jesus é e sempre será o centro de tudo mais o que eu não vi aqui nas respostas ,foi como é feito o óleo , quais suas funções , de onde ele vem , onde são usado , e por quem deve ser usado digo dentro das igrejas .
    obrigado Deus abençoe ao querido irmão .PB Aparecido ass.deus belem

  52. Diac.. Sérgio Pereira

    Êxodo 30:23-25

    23 – também toma das primícias especiarias, da mais pura mirra quinhentos siclos, de canela aromática a metade, a saber, duzentos e cinquenta siclos, de cálamo aromático duzentos e cinquenta siclos,
    24 – de cássia quinhentos siclos, segundo o siclo do santuário, e de azeite de oliveiras um him.
    25 – disto farás um óleo sagrado para as unções, um perfume composto segundo a arte do perfumista; este será o óleo sagrado para as unções.

    para aqueles que não leram o livro de êxodo, ai vai como e feito o óleo:

    Como é feita a extração dos óleos essenciais?
    Existem inúmeros métodos pelos quais os componentes voláteis das plantas aromáticas podem ser extraídos para propósitos comerciais. Contudo, como um produto volátil não pode ser considerado um verdadeiro óleo essencial a menos que tenha sido produzido também através da destilação a vapor ou expressão a frio. O processo pela destilação a vapor começa quando o produtor insere o material das plantas escolhidas, ou carga, dentro de uma câmara especial. Freqüentemente sob considerável pressão, o vapor é então forçado para dentro da câmara. Como ele passa através do material da planta, o vapor rompe os depósitos e cavidades das plantas produtoras do óleo e libera a sua essência que conseqüentemente evapora juntando-se ao vapor. O vapor e o óleo essencial evaporado então passam pela câmara e através de um tubo coletor circundado por água fria. Aqui, eles se condensam sob forma de água e óleo essencial líquido e fluem dentro de um vaso coletor. Os óleos essenciais são incapazes de se mistura com a água e assim formam uma camada acima dela, tornando fácil sua separação. Pequenas quantidades de princípios odoríferos também permanecem na água, formando uma água aromática ou hidrolato. O hidrolato é freqüentemente usado para retornar a uma nova destilação e tornar-se mais concentrado no processo. Águas florais como as de Rosa e de Camomila tem sido importantes para o tratamento de pele e perfume desde quando a destilação foi descoberta no século XIII.
    A expressão a frio é um processo usado pela extração dos óleos essenciais da casca de frutas cítricas. A camada externa da pele é rompida através de meios mecânicos e a essência, ou o sabor picante, pressionado fora. São obtidos por esse método os óleos de cítricos tais como a laranja, a bergamota, a mandarina, o grapefruit, o limão e a lima.
    Os óleos essenciais destilados e por expressão a frio são compostos de uma larga variedade de compostos relativamente simples, feitos geralmente de carbono, hidrogênio e oxigênio. Esses átomos, entre eles, se combinam e produzem no mínimo 3000 diferentes moléculas aromáticas, cada uma das quais pertencentes a um grupo químico específico, de acordo com a sua estrutura básica.
    A maioria dos óleos essenciais é formada de moléculas de vários grupos químicos diferentes, sendo bastante comum predominarem somente um ou dois grupos. No caso do Eucaliptus globulus, por exemplo, o principal constituinte é o cineol, um composto que pertence ao grupo dos óxidos. Embora o cineol constitua mais de 85% do óleo essencial, outros grupos químicos estão também representados. Esses incluem terpenos, álcoois, cetonas e aldeídos.
    É a extraordinária combinação dos constituintes químicos da planta que determina a sinergia dos efeitos terapêuticos e do aroma. Isso não pode ser imitado por uma mistura química que é produzida em laboratório. Seria impossível produzir cada um dos minúsculos constituintes que contribuem para o aroma do óleo essencial natural, nem concebível que tal coquetel químico possua a força vital de um produto autêntico.
    O aroma de um óleo essencial e a sua fragrância geralmente é, de acordo com a perfumaria, separado em três categorias básicas: notas “alta”, “média” e “base”. Os óleos de notas altas são aqueles de aroma leve e fresco e são os primeiros que o nariz irá discernir. Eles predominam em óleos que evaporam rapidamente, tais como Grapefruit e Hortelã. As notas médias formam o coração, e freqüentemente o corpo da fragrância e são por essa razão encontrados em quase todos os óleos essenciais. As notas base são densas e ricas em caráter e são os últimos a emergir em cheiro. Eles dão aos óleos como Benjoim e Patchouli a capacidade fixadora, pois eles evaporam lentamente e tem uma forte tenacidade.
    Os óleos essenciais, via nervos olfativos, afetam, entre outras partes do cérebro, o sistema límbico – uma das mais primitivas áreas da consciência. Embora eles sejam ferramentas de uma terapia sutil, os óleos essenciais têm o poder de penetrar profundo na psique e relaxar a mente e inspirar o Espírito.

  53. Pastor, não estou aqui para criticar e sim para compartilhar com muito respeito o que temos recebido em nosso ministério, mas tudo isso, óleo, água do batismo, e muitas outras práticas que a igreja insiste em utilizar em nossos dias são da Antiga Aliança, se preferir do Velho Pacto, que são práticas de Moisés, e Paulo diz que nós não somos como Moisés. Essas práticas foram ABOLIDAS ou REMOVIDAS por Cristo na Cruz II Coríntios 3:13 e 14; Hebreus 7:11 à 19. A resposta que tenho pra dar são anos de estudos e revelações do Espírito Santo, que não tem como expressar nesse espaço, mas gostaria muito de poder compartilhar coisas que Deus tem nos permitido viver aqui em nosso ministério. Sou pastor do Projeto Rei no Rio de Janeiro. Nosso site está em reforma, e em breve estará novamente no ar. http://www.projetorei.com.br
    Os estudos, mensagens de áudio e vídeo, estarão a disposição de todos que quiserem saber um pouco sobre GRAÇA, REINO e NOVO PACTO.
    Eu sou o pastor Nelson Guimarães e minha esposa é a pastora Marta Guimarães. Se quiser falar comigo ligue:(21) 2301-0634 ou (21) 7869-9401
    Ou envie e-mail para: [email protected]
    UM GRANDE ABRAÇO OBRIGADO E FIQUE NA PAZ!!!

    • Pastor, nada contra um ou outro entendimento. Isto não fará a diferença em minha ou sua vida. O negar deixa na mesma. O concordar pode fazer. É como untar os olhos do cego. Pra que isso? Necessário? Teologicamente falando creio que não, mas discutiria tal prática com o meu Senhor, mesmo se não soubesse quem Ele realmente era? Creio que não. Procuraria discernir espiritualmente se veio da parte de Deus. Veio? Para mim é suficiente. A paz de Cristo

  54. Ola pastor a paz seja contigo pastor essa semana um pastor viu uma pequena botija de azeite no meu carro e me perguntou vc é presbitero para usar isso vc tem a ordem do seu pastor fiquei perdido ai ele me disse a biblia diz que somente os presbiteros ungidos pode tocar no azeite e me disse mais que eu poderia estar trazendo maldição para minha vida não tenho cargo algun na minha igreja porem procuro buscar sempre no monte no vale enfim tenho uma comunhão com meu Deus mas gostaria de saber se estou errado nessa parte eu posso ou não posso tocar no azeite grato jairo cavalcante.

  55. sinceramente muito fraco e sem valia para igreja hoje , irmao corvertate para o judaismo pois e o que vc esta ensinando praticas judaizantes , porque quando vc consagra algo a deus e dele nao seu ,tudo que era ungido era utensilio da casa de deus . graça e paz

  56. De primeiro o azeite da unção tinha uma fórmula como citado acima(específico) já na passagem do bom samaritano ele usou azeite (usava o azeite de oliva) hoje vemos um óleo perfume (óleo mineral) com vários aromas para (comércio) usarem nas igrejas, para unção de obreiros, o mesmo para enfermos, se formos ver tem diferença, e aí vale um igual ao outro? vale a fé? a unção não é do óleo é de Deus, a benção ou cura vem de Deus com óleo e sem óleo não acha, as vezes debatemos com poucas coisas e muitas das vezes deixamos o essencial, que Deus nos abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>