0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Email -- 0 Flares ×

Jesus representa em sua vida o que? Quem ele é para você, qual relacionamento você tem com ele? O que você me diria sobre isso?

Essa pergunta surgiu após ler João 14, e não tive como não pensar no que Jesus representa em minha vida após as palavrinhas abaixo me chamarem muita atenção:

“Se me amais…” João 14:15

“… o que me ama …” João 14:21

“Se alguém me ama…” João 14:23

Se me amais, pergunta Jesus, algo deve acontecer. E geralmente, corremos para saber quais são os critérios, e como tudo isso acontece. Entretanto, acredito que seja muito forte essa declaração: “se me amais”. Você ama Jesus? O que exatamente Jesus representa em sua vida?

Enquanto você pensa, eu vou tentar dizer o que Jesus representa em minha vida:

Eu amo Jesus? Jesus representa a fonte do meu amor, e destino do meu amor? Sim, eu creio, mas fui treinado a ver isso com outros olhos.

Não sei quanto a você, mas eu já gostei muito de ouvir o pregador norte americano Paul Washer. E ele me ensinou a ver e falar e pensar sobre o amor de Jesus por nós, e não sobre nosso amor por Ele. Apesar de ser bíblico, não vivemos muito o amar a Cristo, mas vivemos diariamente o amor Dele por nós.

Sabe, isto pode ser uma grande verdade, entretanto, hoje o Espírito Santo nos convida a re-olhar este assunto, porque há algo importante sobre o nosso amor por Ele. E pensando nisso, realmente amo a Jesus? E a resposta é sim. Mas por que Ricardo?

Ele se importou comigo, e me recebeu.

A primeira coisa que me vem na cabeça é que Ele é a única pessoa cujo relacionamento tenho que realmente se importou comigo sem esperar nada em troca. Jesus me recebeu com o único intuito de cuidar de mim. Jesus me amou e me recebeu em um momento da minha vida em que para mim, esta vida não tinha o menor valor. Eu fui importante para Ele, quando não era para mais ninguém.

Eu sei que minha família me ama, mas de certa forma, é como se eles tivessem a obrigação disso, e fossem acostumados com isso, a me suportar, a aturar meus defeitos, etc etc. E outra… eles são inconstantes neste amor por mim.

Mas Jesus? Ele sendo Deus não tinha obrigação nenhuma de amar ninguém, muito menos a mim, e mesmo assim, Ele escolheu me amar, me aceitar, me receber, e me trazer para um relacionamento com ele.

E ele é constante em seu amor! Ele me ama sempre, em todo tempo, não importa o que eu faço.

Jesus representa o amor que este mundo jamais conheceu.

As pessoas, de modo geral, não acreditam tanto na cruz, e no que ela significa. E isto é fácil de entender. Ninguém ama a outro, a ponto de abandonar tudo por ela. Talvez amemos a um filho assim, mas isso é só um rastro que Deus deixou para entendermos o amor Dele por nós. Porque o amor de Deus não foi de morrer pelo seu filho, mas de mandar seu filho morrer por assassinos, por pessoas que valorizam o ódio, o orgulho, o ego, suas obras, seus próprios nomes. E isto é estranhamento louco.

Jesus representa um amor completamente louco

O amor de Deus. Jesus é a obediência manifesta em sua vida, morte e ressurreição. As vezes achamos que Jesus está lutando contra o Pai para que Ele nos aceite, sendo que, na verdade, Jesus veio fazer tudo isso por nós a comando do Pai, que o deu por nós. O que dói mais, o filho morrendo, ou o pai vendo o filho morrer por quem não merece? Doido isso, muito doido, doido demais!

Amar = Obediência

E percebemos em Jesus que amar significa obedecer. Antes de Jesus nos amar, Ele amou ao Pai, e vivendo esse amor, Ele foi obediente até a morte, e morte de cruz. Olha este texto que estamos analisando:

“assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou” João 14:31

Amar significa obedecer ao que amamos. E se amo Jesus, eu preciso, ou talvez fique melhor dizer que conseguirei verificar e comprovar esse amor, quando obedecer a Jesus.

Preciso saber o que obedecer, eu preciso viver este amor por Ele

Se obedecer a Jesus significa que O amo, e que faço o que Ele ordenou, eu preciso saber o que foi que Ele me ordenou! É claro, quero agradá-lo. Quero estar Nele, e Ele em mim. Aprendi estas coisas vendo como Ele é com o Pai.

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. (v. 15)

Se alguém me ama, guardará a minha palavra. (v. 23)

Agora isso ficou louco de vez

Já entendi que se amo Jesus, e já sei porque O amo, eu preciso obedecê-lo guardando seus mandamentos e guardando sua palavra. Então vou dar uma estudada específica sobre o que foi que Jesus literalmente nos ordenou e nos mandou fazer, e talvez escreva outros posts sobre isso para compartilhar com vocês. Mas…

Ele falou que quando isso acontecer, Ele e o Pai virão até mim e viverão em mim. Isso já é de pirar a cabeça.

Significa ter Deus Pai e Deus Filho morando em mim.

E não sei se você entende isso, eu sei que eu ainda não entendo, mas a bíblia diz que o mesmo Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos mora em mim (completando a família divina em mim. Tá lá em Romanos 8). E quando Jesus andou nessa terra se colocando como o Filho do Homem, os fariseus ficavam insadescidos dizendo que Ele se fazia como Deus. Mas sabe o que é de pirar mesmo? Foi a resposta que Ele deu. Não to aqui querendo jogar versículo demais, mas esta você tem que ler:

Replicou-lhes Jesus: Não está escrito em vossa lei:

Eu disse: sois deuses? (Mt 10:34)

Dooooido. Ele disse que se a escritura já falou isso a respeito das pessoas as quais a palavra foi dirigida, quanto mais do que a vive, fazendo as obras do Pai, através do mesmo Pai que vive Nele!

Jesus representa o amor do Pai por mim, e o meu amor por Ele é fazer o que Ele mandou

Seja lá o que você descubra estudando a palavra com este foco agora, de conhecer o que Jesus pessoalmente nos mandou fazer, o grande lance é fazer. E fazer o que Ele nos mandou, significa fazer as mesmas obras do Pai. É fazer a mesma coisa que Ele fez, através Dele mesmo morando em mim junto com o Pai, também morando em mim. Deu pra entender?

É me posicionar neste mundo como Filho de Deus, que tem dentro de mim Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, em comunhão, fazendo todas as mesmas coisas, que por sinal, é deixar Eles fazerem, enquanto eu descanso Nele.

Amar Jesus biblicamente falando é

Conhecer a vontade do Pai e executá-la através Dele.

Sei que, enquanto homem, falho, carnal, sou imperfeito, e é muito mais bonito, verdadeiro e real falar sobre o amor Dele por mim. Mas se eu amo a Jesus, e toda essa conversa gira em torno dessa pergunta, eu devo pensar e viver TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA essa resposta. Conhecendo sua palavra, seus mandamentos, e guardando, através do fluir de Sua Vida em mim. Deixando pessoas loucas, por viver igualzinho Jesus, me posicionando na minha nova identidade igualzinho Ele se posicionou na Dele aqui na terra, e fazendo as mesmas coisas.

Jesus é um comigo, e eu com ele, nós somos um. Então para de tentar separar o que Deus uniu.

Vou encerrar aqui. Meu intuito aqui não é ninguém analisando ninguém, mas é que quem entendeu, mergulhe nisso, e viva o quanto puder isso… e como dizem por aí: frita mano, frita nesta palavra, frita frita frita.

Ps. Quer ajuda pra viver o que só Jesus viveu? Me manda um e-mail que eu ajudo. [email protected]