"Só Te Falta Uma Coisa! Nosso Livro Gratuito Revela O Que E Mais!"
  • O cristão de hoje está figurado na Bíblia;
  • A grande busca do homem;
  • A única forma dada ao ser humano de ser feliz;
  • O melhor livro gratuito que você poderia receber e ler

O que é Pedra angular?

Pedra Angular que é Cristo
15 Flares Facebook 5 Google+ 0 Twitter 10 Email -- 15 Flares ×

Simples, é o firme fundamento que qualquer homem pode e precisa ter na vida. como na imagem, vemos que é a pedra que edifica e que sustenta!

Segundo a bíblia de estudo Almeida, A pedra angular é a que forma a esquina mais notória de um edifício. Outros como a pedra que coroa o edifício. Talvez esse post devesse ser escrito por um engenheiro, que saberia muito bem fazer um paralelo sobre a pedra angular em uma construção, e a pedra angular na vida de um homem. Graças ao Senhor, tenho conseguido entender muito bem a segunda, mas tentando entender a primeira, podemos fazer um paralelo.

Uma pedra angular na construção de um edifício, seria a base sólida que ele necessita para conseguir chegar as milhares de alturas programadas, sem contudo, derribar. Seria o elemento essencial que dá existência a aquilo que chamamos de fundamento da construção, e sem ele, nada seria.

Pedra de esquinaPensando em algo simples, como um muro, ou uma parede, é a famosa pedra de esquina, que não os deixa cair. Veja essa foto o lado como um segundo exemplo para que consiga compreender.

A bíblia fala sobre uma pedra angular, na verdade, sobre a pedra angular. E é por isso que ela é a razão principal deste blog, e também, de minha vida. Vamos começar a falar sobre ela lá do antigo testando, porém já retratando sobre a nova aliança, a qual vivemos ou deveríamos viver nos tempos de hoje:

Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge.” (Isaías 28:16)

Aqui temos nosso Deus, é o nosso Pai lá do Céu, que durante toda a bíblia passou o tempo inteiro chamando os seus filhinhos amados para retornar aos seus braços e gozar de sua presença, falando ao seu povo, ao povo dominador, falando ao povo daquele tempo através do profeta Isaías que o Senhor traria em meio aquele povo, uma pedra angular, capaz de alcançar o mais grande propósito que poderia existir, um firme fundamento para os que querem paz e segurança.

Já há aproximadamente 6 séculos após este relato, vemos Paulo, que já conhecera essa pedra angular, dando seu testemunho, declarando que fiel é esta palavra:

Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.” (Romanos 9 : 33; cf tb Is 8 : 14)

Vejam bem, Deus anuncia aquele que traria paz e segurança como pedra de tropeço, rocha de escândalo. Queridos, isso é muito importante, porque as pessoas adoram definir Deus a sua maneira torta e pequena de entender as coisas, mas Deus deixa claro, que aquilo que provém dele traria tropeço, escândalo, por que? Por que Deus é ruim, e quer confundir a nós? Não! Mas sim porque nossa índole é má, e somos apegados aos erros, aos pecados.

Mas a boa nova de tudo é: aquele que nela [na pedra angular] crê, não será confundido. Que maravilha! Isso quer dizer que se nosso solo for fértil, a semente produzirá frutos inconfundíveis e incomparáveis.

Então como deveria ser, ou qual o caminho certo para alcançarmos aquilo que estamos ainda tentando entender? O apóstolo Pedro nos explica que precisamos nos despojar de toda maldade e dolo, de hipocresias e invejas e de toda sorte de malidicências (1Pe 2:1), ou seja, limpar o nosso coração em primeiro lugar, em outras palavras, tirar tudo aquilo que deixa nosso entendimento humano torto pela ação de nossa essência.

Em segundo, e a melhor parte, desejar ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação [através da pedra angular], se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (1Pe 2:2-3) Olha que interessante isso, precisamos buscar a essência dessa pedra angular com um genuíno desejo, verdadeiro, sincero e ardente, mas para isso, existe é um pré-requisito: saber que o Senhor é bom? Saber por saber, porque é lógico, porque sempre disseram? Não! Através da experiência.

Queridos, somente depois de ter uma experiência verdadeira e sincera com Deus, vemos que o que é chamado na bíblia de bom, tem um sentido apenas explicativo daquilo que verdadeiramente é. É algo tão sublime, que joga no chinelo todos os nossos “achismos” e passamos a conhecer um pouco da verdade que liberta.

Continuando esse texto de Pedro, vemos ele dizer: chegando-vos para ele, a pedra [a pedra angular] que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa (1Pe 2:4), e com isso percebemos que esse texto continua real, atual, e notório se faz aquilo que muitas vezes não queremos ver. Essa pedra, a pedra angular, foi e continua sendo, rejeitada pelos homens. Uma rocha de escândalo, que não veio passar a mão na cabeça e dizer para continuarmos sofrendo, mas sim para sermos mais que vencedores, firmados em uma rocha que é mais alta do que eu!

Aqui percebemos que os homens rejeitaram, continuam rejeitando, e provavelmente você mesmo rejeite, e saiba que isso é normal, mas não é a posição que deve tomar ou permanecer. Esse texto diz que essa pedra angular vive, e o que isso quer dizer? Que não morreu, ok, é uma interpretação, mas há outra. Tudo que vive, produz ações, ou seja, faz-se manifestar em nosso mundo material, o que quer dizer que pode produzir ações sobre a sua vida, e especificamente neste caso,ser apta para te trazer um novo fundamento, uma nova base, para uma nova vida, com novas atitudes e ações, retornando novos sentimentos, sentidos e opções para uma vida de paz e segurança.

Precisando de renda extra? Clique aqui.

Amados, precisamos entender que se é normal, provavelmente você mesmo esteja nesta posição, e esta palavra te chama a refletir sobre isso, e convida a uma nova postura, atitude e experiência.

também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Por isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.” (1Pe 2 : 5-6)

Somos pedras que vivem, pedras que firmandas na pedra angular, nos torna uma casa espiritual, com o propósito de desenvolver santidade, tendo portanto, atitudes, ações e experiências que agradam a Deus. Então, escolhendo essa atitude, de maneira alguma seremos envergonhados, nem pelos outros, nem por nós mesmos.

A grande mentira que existe é a de que santidade significa algo inatingível e que é alcançada através de desgostos, sofrimentos, penitências, lamúrios, coisas que “enchem o saco”! Queridos, vamos lá, pense em algo bom? Agora pense em algo muito bom! Agora na melhor coisa que já experimentou! Agora eu te pergunto, sinceramente, você realmente acredita que isso é melhor do que conhecer a intimidade de Deus? De conhecer a essência de Deus? De participar um pouquinho de sua graça e sua glória? De se firmar na pedra angular?

A palavra de Deus nos diz que Ele tem planos de paz e não de causar danos, ou nos levar a caminhos que venhamos a nos arrepender ou nos deixar envergonhados. Nosso Deus em sua infinita bondade nos deu uma pedra angular, a saber Jesus Cristo, no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito (Efésios 2: 20-22). Você consegue entender isso querido? Nós sofremos em todas as áreas da vida, porque em uma somos vazios. Quando buscando preencher esta área que é a presença de Deus, através do único caminho que existe, que vive, e que serve justamente para nos firmar e capacitar a construir este edifício, fazendo-nos habitação do Espírito de Deus, todas as áreas de nossa vida prosperam, de graça em graça, tornando uma casa segura, próspera, e estável, firmada na pedra angular, ou seja, sem altos e baixos, mas perene, na vontade de Deus.

Deus nos criou para que pudéssemos ser entes que participam da sua presença, e que maior alegria não existisse, mas que existissem outras grandes alegrias, cujas estas Deus fez questão de fazer com as próprias mãos! Na vida, não há necessidade de abandonar tudo para seguir a Cristo, a não ser que tudo seja para nós, inabandonável, ou seja, peças fundamentais. Mas quando cristo é a esquina (pedra angular) mais notória, com certeza veremos que todo o edifício é belo, e prazeroso, e isso eu vos afirmo, em todas as áreas.

Pedra angular: a esquina que sustenta nossos ministérios

A pedra angular é JesusA essa pedra, que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular (Sl 118:22). E essa pedra angular eu quero para mim, como firme fundamento, que procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos (Sl 118:23). Preciso dessa pedra, para edificar, fundamentar, solidificar todo evangelismo, adoração, oração, serviço, comunhão, ensino que venha dar ou receber.

Não a rejeitar como os fariseus e tantos judeus fizeram, mas como um gentio que recebe as boas novas, e recebe dos céus a confirmação de que tornou o meu fundamento, e já não sou mais o mesmo, mas diferente, vencedor de tudo aquilo que outrora me fazia escravo e sem vida, e agora, livre para adorar, livre para ter a vida que Deus nos prometeu, a saber a vida e vida com abundância (ver Evangelho de João 10 : 10).

Lembrem-se de ter a certeza de como continuará edificando a sua vida, porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo (1Coríntios 3 : 11).

No amor de Cristo,

Você vai gostar também:

  1. O que é óleo de unção ou ungir? De onde veio? E para que serve?
  2. A glória desta última casa será maior do que a da primeira
  3. Os rótulos em sua vida
  4. Os segredos de Deus no trabalho
  5. Esboço de pregação sobre Ezequias
  6. Como ser cristão (pastor, missionário, obreiro, líder), ganhar e usufruir do dinheiro
  7. Por que está abatida ó minhalma
  8. Deus tem prazer em te abençoar, ele trabalha por você
  9. Ex-espírita conta como Deus a chamou, vale a pena ler

Ricardo de Magalhães Cruz ( 04 de fevereiro de 2009 )
[email protected]

"Todos Devem Ler Esse Livro"

"Só Te Falta Uma Coisa! Nosso Livro Gratuito Revela O Que E Mais!"
  • O cristão de hoje está figurado na Bíblia;
  • A grande busca do homem;
  • A única forma dada ao ser humano de ser feliz;
  • O melhor livro gratuito que você poderia receber e ler

31 comentários no “O que é Pedra angular?

  1. Glória a Deus pela a sua vida! Uma vida consagrada ao SENHOR para Sua Glória e Seu Louvor!

    Glória a Deus por este blog, dedicado para anunciar a Palavra do Conhecimento, a Palavra da Sabedoria, o Verbo Jesus que é a Palavra da Verdade, o Caminho e a Vida, a expressão exata de DEUS!

    Aqui encontramos a oportunidade para a reflexão que nos impulsiona a maturidade espiritual, a desenvolver a nossa salvação e ao pleno conhecimento do nosso Deus pela revelação da Sua Palavra!

    Como é bom anunciar a Palavra do SENHOR!
    Como é bom nos deleitarmos na Palavra da Verdade!

  2. como Deus e maravilhoso, como e sabio, gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.
    Obrigado meu Deus por nos ter dado o entendimento e a sabedoria de Vos. Amem.

  3. Louvo a Deus pela vida do amado irmão e pela ferramenta a qual o Senhor tem colocado em suas mãos (este Blog)

    Que o Senhor Deus venhar confirmar esta obrar, fortalecendo em conhecimento, graça e sabedoria (de Deus) a sua vida.

    É lindo poder compartilhar a palavra do Senhor, ler , meditar e pelo intermédio do Espírito Santo aplicar em nossas vidas.

    Que Deus vos abençoe em Cristo Jesus, que a graça e a paz do nosso Senhor seja convosco. Amem.

  4. falar sobre essa pedra angular, sobre essa pedra de esquina.
    é falar da pessoa de jesus cristo.
    em Mt.16:18 jesus disse para pedro, pois tambem eu
    te digo que tu és pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha
    igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
    para quem conhece a palavra de Deus, e respeita textos
    e contextos, e,conhece um pouco do português, sabe muito
    bem que quando jesus disse para pedro, pois tambem eu te
    digo que tu és pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha
    igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
    sabe muito bem,que ele não estava falando de uma outra
    pedra a não ser ele mesmo.

  5. louvo a Deus pela a vida do irmão, e pelo o trabalho que esta divulgando com este estudo. pois assim muitos que nâo conhece a palavra de Deus mas venha se encontra com esta mensgens Deus possa faser a obra na vida desta pessoa em nome de Jesus que Deus abençoe o irmâo?

  6. Pedra Angular… Uma pedra unica! Não ha outra igual! Só ela!
    Como Jesus Cristo! Ele é unico! E vive dentro de nossos corações!
    Que nunca possamos esquecer disso; Cristo é o unico que pode nos ajudar! Unico que supre todas as nossas necessidades.
    Que o Senhor continue nos abençoando e usando cada vez mais seus servos para pregar sua palavra!
    Kádja Hanna

  7. eu lendo a bíblia e o Senhor me levou em 1 Pedro capitulo 2 a partir do versículo 4, onde o título é: A pedra viva e o povo escolhido. E muito me chamou atenção sobre a pedra angular e o SENHOR tocava no meu coração para eu falar essa mensagem ao povo da minha igreja, pois estamos passando por um processo espiritual que só DEUS sabe. E eu não sabia por onde começar até eu ler o seu blog. Parabéns e que o SENHOR continue te abençoando.

  8. O estudo é tremendo fui tremendamente ministrado por Deus. Glora Deus de saber que sou uma obra feita das mãos do Grande eu SOU.

  9. Parabéns pela bela postagem, que de fato possamos representar bem como pedras deste edificio, afinal a base angular que é Cristo sempre nos encoraja.

    Abraços

    Pb. Renato Silva

  10. Pedra angular, e um firmamento de algo que se confia e jesus a unidade em que podemos confiar desenvolver e fazer nele a nossa morada e habitar sequramente. muito bem irmao me alegro em poder refletir sobre este estudo Deus possa ai ta te abençoando sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>