0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Email -- 0 Flares ×

Escutar o áudio pode ser melhor, pois é uma conversa:


A cena do não e da rejeição se repete nas vidas das pessoas de forma registrada, desde Gênesis 4, logo no início. Olha o que diz lá:

ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.

 

Então, lhe perguntou o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

O não, e a rejeição, quanto mal faz. Espero que comunique ao seu coração. Estou falando com quem sofre com a ingratidão das outras pessoas, dentro do nosso contexto, não que seja realmente ingratidão. E para as pessoas que fazem algo a alguém precioso, e esta fica magoada e não gostar do que fizemos.

Estamos baseando em um estudo que estamos fazendo da bíblia, e estamos tratando sobre a queda. Lá vemos a história sobre Caim e Abel, e lá temos um primeiro registro sobre alguém que fez algo pra alguém (Deus) e após ter recebido um não, ficou com o coração inflamado.

E pra início de conversa, quando pensamos em Caim pensamos em alguém com a natureza muito ruim, porque depois vemos um assassinato, e assim, achamos algo muito diferente do que nós somos, ou de nossa natureza. Mas lendo a bíblia eu não consigo perceber isso, porque eu gosto de separar o conhecimento por ordem que ele chega. E lendo lá a gente entende que Caim nasceu e foi ser lavrador, depois nasceu Abel e foi cuidar de rebanho. E na ordem que lemos, vemos que Caim pegou do fruto da terra que lavrou e foi entregar a Deus como oferta, e que depois Abel foi levar a oferta dele, as primícias do rebanho e as partes gordas.

Lemos que Deus não gostou e não recebeu a oferta de Caim e gostou e recebeu da oferta de Abel. Seguindo a linha do que já temos informação até o momento, aqui ainda estamos no capítulo 4 da bíblia, e sem pegar nada que vamos saber pra frente, Caim tentou fazer algo, não sei por obrigação, porque foi ensinado por Adão, a Bíblia não fala, só fala que foi lá e fez, e inclusive fala antes de Abel. Após essa oferta, o coração de Caim se inflama e seu semblante fica descaído. E isso realmente parece com muitos de nós quando fazemos algo por alguém e essa pessoa não recebe.

Como quando fazemos a um pai ou mãe, marido ou esposa, irmãos, algum amigo bem chegado, algum líder ou pessoa que admire. Você não tinha obrigação de fazer mas você quis fazer, você quis agradar, e foi lá e fez, entretanto, essa pessoa não gostou, não deu atenção ou diz claramente que não gostou ou que é algo que não é pra ela. E o sentimento muitas vezes é o mesmo: ira, frustração, tristeza, não faço mais nada pra ninguém, ou depressão, não sou bom para esse mundo, ninguém me ama, ninguém gosta do que faço e por aí vai.

Isso está registrado em primeiro lugar na bíblia com Caim. E no caso dele ele ficou assim a despeito de Deus. Agora, será que Deus faz algo ruim pra alguém? A história da bíblia diz que ele quer rejeitar as pessoas? Ou estas o rejeitam e Ele faz tudo para reconciliar? Sabemos que Ele faz tudo de bom e não fere ninguém. Essas que se ferem com seus próprios atos. Então, o mesmo com Caim, não foi algo ruim.

Então a primeira coisa que aprendo:

Receber não das pessoas não significa algo ruim.

Segunda coisa que aprendo:

Isso não deve e não pode gerar em nosso coração ira, depressão e qualquer coisa do tipo.

Terceira coisa que aprendo:

Deus definiu o que é o bom e o mau, o que é bem e mal. E Ele nos deu a escolha de depender Dele ou de fazermos essa definição por nós mesmos. E quando Adão foi lá e caiu comendo deste fruto junto com Eva, resolveram escolher, e assim, Caim estava também vivendo esta decisão de escoher o que é bom e ruim. E nesta pegada, tentou fazer algo que pra ele era bom mas aos olhos de Deus não era.

E muitas vezes fazemos a mesma coisa. Queremos fazer algo bom para as pessoas, o que aos nossos olhos é bom, ou o que é bom para mim e para minha tribo (reconhece isso na bíblia?) que causa muito mal, principalmente aos outros e as outras tribos, e Deus não vai concordar com isso.

Deus criou e determinou o conhecimento do bem e do mal, e quando o homem tomou essa decisão caiu. Jesus veio para nos reconciliar, salvar dos pecados e sermos curados (incluindo fisicamente) e como nos posicionamos? Reconciliando com os padrões e formatos de Deus, com a definição Dele de bom e mau, mesmo que não concorde.

Hoje quando alguém nos fala não, nos rejeita, sabe por que sofremos? Porque estamos lá naquela natureza antiga, e essa paternidade não é nossa. Precisamos sair dela e entrar debaixo da paternidade de Deus em Jesus Cristo. Quando isto acontece pela reconciliação através daquele que por todos foi Rejeitado, significa que vou Nele buscar o que é bom e o que é mal.

E toda vez que eu erro não tem problema, eu vou até ele, entendo, me conserto, saio debaixo do que está errado.

Quando vou fazer algo pra Deus, farei da forma Dele, e não me importo como as pessoas fazem suas leituras, porque Ele recebe e isso me basta.

Quando vou fazer algo para as pessoas, eu estou fazendo para elas, então os termos são delas, então Deus fala algo pra Caim que serve pra nós hoje: Eu não gostei disso, este mal entrou em seu coração, se afasta dele, porque o pecado está batendo a porta e vem a morte, mas domine sobre o pecado. Somos chamados para dominar sobre todo o pecado e morte.

Trazendo isso pra nossa realidade, quando alguém fala não e o pecado vem batendo a porta para trazer a morte (violência, agressão, separação, inimizade, contendas, iras e tudo mais, entendeu?), neste momento devemos dominar sobre o pecado.

Primeiro de tudo, se Deus também falou não e não aceitou, não tem nada de errado com o não e o não ser aceito, então pera lá, ninguém está falando de quem eu sou, pois quem fala isso é Deus, então se a pessoa está falando que simplesmente não gostou então o que é que ela gosta?

Deus falou: vai e faz o que é bom e eu vou receber. A mesma coisa é com as pessoas, o que é bom pra ela? Se eu quero agradá-la, e é uma opção minha, devo descobrir e ir fazer, porque se eu fizer o que eu fiz será aceito, e isso vale com as pessoas.

Com relação as coisas de Deus, descubra o que é o bom, e pare de ficar reclamando e chorando, porque Deus não aceita as coisas que tem feito, e vá fazer as coisas que pra Ele é bom e o que Ele testifica. Toda vez que ficar pensando “Ele não está gostando, concordando, aceitando”, não está mesmo, então faça o que Ele aprova e está tudo certo.

Hoje temos a opção de escolher a vida e dominar a morte, a gente tem a escolha de viver no caminho de paz, certo e de dominar o pecado. Então se está vivendo isso, é uma fagulha de Deus para se posicionar Nele, e dominar (coisa que você foi chamado desde o início) todo o pecado, e entenda que não há problemas em as pessoas falarem que não gostaram, não quererem. Se quer agradar, descubra, faça e viva o bom resultado.

Descubra os termos e siga os termos. Vamos nos reconciliar com Deus em Jesus Cristo e viver o novo padrão, sem mimimi, pois tem sido um grande ataque, mas há uma grande oportunidade de sair disso e viver uma vida em abundância através Dele. Acredite, Ele não quer que você sofra, e quando você ouvir, vai entender e viver! VIVA!

#CaimNãoÉMeuPai #MeuPaiÉDeus #JesusMeRevelaEle