0 Flares Facebook 0 Google+ 0 Twitter 0 Email -- 0 Flares ×
Boa é a terra que nos dá o Senhor nosso Deus.
Todavia, vós não quisestes subir, mas fostes rebeldes ao mandado do Senhor nosso Deus; e murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o Senhor nos odeia, tirou-nos da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, a fim de nos destruir (Deuteronomy 1:25 – 1:27 ALMEIDA)
Boa é a terra, a Canaã prometida, e grande é o medo! Sim, ou não? Nós queremos a terra prometida, mas não há nada ou ninguém que nos faça querer largar definitivamente o Egito, de corpo, alma e espírito. Que palavra atual para os nossos dias, que palavra tremenda é essa para você que:
- espera há anos a promessa do novo se cumprir;
- ficou desempregado;
- esta triste, amargurado, murmurando, reclamando;
- perdeu aquilo que desgostava mas agora parece lhe fazer tamanha falta;
- tomou a atitude tão esperada e se vê em dúvida ou conflitos;
- esta sem coragem de avançar;
- tem um sonho mas tem medo do preço a ser pago.
Qual é o seu egito?
- Seu emprego?
- Seus amigos?
- Um(a) ex?
- Sua empresa?
- Seu…
Boa coisa nos parece que a palavra de Deus fosse como num passe de mágica não é mesmo? Todos querem a promessa, mas coisa ruim nos parece o enfrentar o desconhecido, o ainda não realizado, o incerto aos nossos olhos, o que não parece ser a nossa vontade momentânea.
Em toda a Bíblia, identificamos algo muito simples a entendermos e seguirmos: pecamos e destituídos fomos da comunhão com Deus. Escolhemos ter ciência do bem e do mal, a fazermos a nossas escolhas. Hoje, vivemos debaixo dessa maldição e carnalmente falando, gostamos disso. O simples é: Deus hoje nos exige uma única coisa, e ela é que confiemos Nele.
Se confiarmos, o agradamos. Se desconfiamos, desagradamo-lo totalmente. Não só isso, desperta a ira presa contra os nossos pecados. É por isso que esta escrito: sem fé é impossível agradar a Deus (ponto). Ainda é por isso que esta escrito: a fé sem obras é morta.
Caminhar com o Senhor Deus é sermos desafiados a conhecer a fé intimamente, e isso significa coisa difíceis de nossa carne entender e suportar. Isso significa abrir mão da ultima palavra ser a nossa. Abrir mão de coisas que parecem razoáveis e que já acostumamos para receber o melhor de Deus para nossas vidas.

Em Canaã: Deus coloca na melhor terra os melhores homens

A nova terra, boa, e agradável aos olhos, é o que queremos. O novo homem, bom, e agradável aos olhos de Deus é o que o Senhor quer. A nossa canaã e a canaã de Deus. O Senhor não almeja ser nosso escravo e ficar realizando os desejos que queremos como num passe de mágica. Deus quer homens e mulheres aprovados para o seu Reino, e para tanto, Ele me parece constantemente disposto a pagar um preço por nós, em uma espécie de troca. Que preços são esses: Ele nos da o melhor dessa terra. Nós damos a Ele nossa vida imperfeita e sem valor, para que possa trabalhar por nós e nos fazer aptos a viver numa nova terra, e posteriormente, no Reino.
Observe, em Canaã foi encontrado pelos espiãs o fruto que foi necessário amarrar numa vara e dispor sobre o ombro de dois homens para poder carregá-la. O fruto era o melhor já visto, porém, não era para qualquer um. Na nossa vida, queremos o melhor, as vezes queremos uma casa linda, e Deus pode nos dar, assim, de “graça”. Mas quem vai pagar o IPTU? As vezes sonhamos com um carro, e Deus pode nos dar. Mas quem vai pagar o IPVA? E quem irá dirigir? E a carteira de habilitação? As vezes você quer ser pastor, e Deus pode até de dar palavras reveladas e vivas para subir o púlpito e pregar emocionantemente. Mas você sabe cuidar das ovelhas?
Moisés seria chamado para cuidar de toda uma nação por 40 anos, mas antes, pagou um preço, sendo 40 anos pastor de ovelhas. Mesmo assim, quando chegou o dia, ainda se perguntou, mas quem sou eu para fazer isso?

gigantes de canaãNa Canaã prometida existem gigantes

Sim, estão cheio deles. Você achou que Canaã estaria vazia? Eles devem ter achado né! Pensemos no seguinte: Deus quer lhe levar para o melhor dessa terra, logo, a terra é boa, e nesse mundo, o que não falta é gente querendo o melhor. Deus jamais tira de um filho para dar para outro filho. Se Deus te leva a uma terra ocupada, essa terra está ocupada por quem conseguiu se estabelecer pela força. Já tinha pensado nisso? Você vai ter que lutar, e não só isso, vai ter que vencer dos melhores.

Mas quem sou eu para vencer essa luta?

Ninguém. Ninguém que sozinho seja apto para estar nessa posição, nesse lugar, pois se fosse, já estaria. Logo, Deus nós leva a lugares melhores e maiores que merecemos, pela sua graça. Para tanto, precisamos confiar nEle. Somos chamados a fazer o que devíamos ter feito nos início, mas agora, com duas diferenças: temos Deus conosco, e temos uma excelente motivação.

Como Deus nós leva a Canaã

Deus nos leva a Canaã prometida de algumas formas. Uma é nos convidado, e outra, nos coagindo. Isso mesmo, praticamente obrigando.
Quando você aceitou a Jesus, você o aceitou como seu salvador, mas principalmente (deveria) como Senhor. E Ele não abre mão de ser Senhor. Fato! Logo, Ele gentilmente te convida, mas com o passar do tempo, quando você não toma atitude, Ele mexe os seus pauzinhos. E o pior, na maioria das vezes, penso eu, é porque Ele não aguenta mais te ouvir reclamando e murmurando, Deus, cadê minha promessa, cadê Canaã, Deus, por que isso não muda? Você está olhando e esperando o novo, mas, não quer confiar que Deus realmente vai lhe entregar o novo, e não larga o velho. Larga o osso!!
Jesus deixou uma ordenança aos apóstolos: ide e pregai a toda a criatura, até os confins da terra, não? E quando eles fizeram isso? Por obediência? Por fé? Nada. Só quando começaram a matar e perseguir cruelmente os cristãos, e eles foram obrigados a se espalharem. Já tinha pensado nisso?
Na sua vida filhinhos, não é diferente não. Aceite isso. Quem tem promessa tem luta pela frente. Quem tem promessa vai viver milagre. E milagre, não é natural. Milagre é no meio do deserto, achar uma rocha e dela sair água. Isso é milagre! Canaã é milagre de Deus!

Onde estou errando?

Bem, poder ser em vários lugares. No meu caso, identifico vários erros pelos quais já passei e passo rumo a Canaã. O mais recente deles, foi entender, e então pedir a Deus que mudasse o meu lado profissional. Queria ser livre para servi-lo, ter tempo para minha família, para escrever, preparar suas palavras, trabalhar de onde estivesse (minha Canaã), mas, não largava o antigo osso (Egito) provedor de minha casa. Deus me mostrou que para começo de história, os ossos antigos não estavam firmados sobre a rocha, e que era necessário demolir. Entendi o recado, tentei consertar mas não havia jeito, tinha que pular do barco. Levei meses para tomar uma posição, mas consegui pela sua infinita graça e misericórdia. Aos 2 minutos após o segundo tempo ter terminado mas não saber ainda. Falei que foi graça e misericórdia!!
Bem, depois, passei a errar em ficar murmurando (nos pensamentos, no coração), com medo de que não teria dinheiro antes mesmo do dinheiro acabar, e ficar pensando que melhor mesmo seria se eu estivesse no meu antigo trabalho do qual era incompatível com meus desejos e promessas de Deus em minha vida. Eu estava com medo.
Mas medo de que? De Canaã?

Medo do… novo!

Nós não conhecemos Canaã ainda, e constantemente fazemos várias coisas improdutivas, e nos ocupamos nelas, e nos stressamos, simplesmente para nos enganar sobre a única coisa necessária a fazer: partir para o que temos medo, e encará-lo de frente com a benção do Senhor.
Você consegue reconhecer isso em sua vida? Querido, se você conseguir, você vai sair da parcela de 99,9998% da população do povo de Deus que não consegue e morre no deserto, e entra na parcela dos 0,0002% dos Calebes e Josués que entram na terra prometida, no grito!

Quem crê profetiza

Sabemos que as muralhas caíram com o grito do povo que creu no Senhor. Isso é crer na palavra e profetizar a palavra. Você não vai vencer nada antes de começar a profetizar aquilo que o Senhor lhe prometeu, é a primeira obra dos que tem fé.

Quem tem fé entra na batalha

Quem confia nesse Deus, identifica os gigantes e os caça no poder do Espírito Santo. São nossos inimigos, e se são grandes, é porque grande será sua queda, e grande será nossa vitória.  Afinal, Deus nos prometeu essa Canaã. Azar os deles estarem ali!
Queridos, Deus nós leva a fazer aquilo que nos orgulharemos lá na frente. Canaã é orgulho santo! Aquilo que o glorificará por gerações e gerações. Isso é ser preenchido pelo Espírito Santo de Deus. Isso é vencer a sua vida medíocre, mesquinha, vazia, supérflua, e viver uma vida cheia de glória, poder, e manifestação do que seu Pai mais quer fazer.

Ainda estou com medo de encarar Canaã

A grande verdade é que não falei nenhuma novidade, todos sabemos disso, mas, na prática, nos acomodamos como a família de Ruben e Gade, nas terras do aquém do Jordão. Ela parece mesmo boa para o gado. É, mas não para os filhos de Deus.
Quando agimos com fé, não é por que conseguimos ver como será. É porque confiamos em quem prometeu. Entendeu? O crente que está grande como uma árvore de mostarda, é porque já andou tanto com o Senhor que sabe que Ele faz, e já não perde mais tempo olhando para os gigantes, para as mulheres, para a nossa vaidade. Entendeu?
O seu medo, você vai vencer hoje, se abrindo com o seu Pai. Dizendo porque você tem medo, o que você ama tanto hoje, que está com medo de perder. O que você ama mais nesse mundo do que ama de Deus. Encare essas coisas, e vai achar a raiz do problema.
A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, ninguém dúvida disso. A questão é que as coisas não tão boas, agradáveis, ou de longe perfeitas, ainda tem tomado nosso coração, e sabemos que não são as coisas de Deus, não é a nossa Canaã.
Encare essas coisas, seja sincero com Deus, e Ele vai te ajudar.
Não morra no deserto, entre em Canaã, a terra prometida de Deus, para mim, e para você.

Procure ajuda

Muitas vezes precisamos de ajuda na caminhada! Há pessoas que já estiveram lá. Há pessoas que ao menos já espiaram! Mas cuidado, identifique se a pessoa vai lhe ajudar mesmo! O ideal, é que se for atrapalhar, você identifique antes que ela te desanime! Isso aconteceu com o povo de Israel, e ficaram rodando 40 anos e não entraram na terra! Procure os Calebes e os Josués que crêem como você crê, e que podem te ajudar!
Bem, que o Senhor nos perdoe todo o medo e insensatez nesta trajetória, e nos conceda uma nova chance, hoje. Queremos nossa Canaã! Para a nossa alegria, mas para a eterna glória DELE, em O nome de Jesus.
Ps. Você gostou do texto? Ajude a alcançar mais pessoas! Curta ao seu lado esquerdo no FaceBook, Google+, Twitter! Deixe seu comentário também abaixo, porque além de ser importante para mim, será para outros leitores! Eu sempre respondo!
Entre também em nossa lista de e-mails, para ser abençoado poderosamente com uma palavra reta e cortante! O formulário está logo abaixo!
Ps2. Não se esqueçam que devemos ser como crianças para entrarmos nessa terra. Há um texto ótimo sobre isso aqui!
Outros textos que não pode deixar de ler
Ricardo M. Cruz