"Só Te Falta Uma Coisa! Nosso Livro Gratuito Revela O Que E Mais!"
  • O cristão de hoje está figurado na Bíblia;
  • A grande busca do homem;
  • A única forma dada ao ser humano de ser feliz;
  • O melhor livro gratuito que você poderia receber e ler

A glória desta última casa será maior do que a da primeira

A glória da última casa será maior que a primeira
15 Flares Facebook 6 Google+ 0 Twitter 9 Email -- 15 Flares ×

A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos” (Ag 2:9)

Amados, em meio a tantas lutas que vivemos e passamos, esta palavra é de conforto, mas também de muito questionamento. Após viver tantas dificuldades e aflições que esta terra nos oferece, nos resta uma esperança: A glória desta última casa será maior do que a primeira, e ainda neste lugar darei a paz. Paz e glória, são promessas do Senhor ao seu povo.

A história do povo de Deus é marcado por lutas, cativeiros, prostituições, idolatrias, mas o Senhor sempre nos fala: misericórdia quero e não sacrifícios, mais conhecimento de Deus e menos holocaustos (cf Os 6:6). O que o Deus vivo quer e sempre quis é nos abençoar, mas o engano deste mundo acaba enganando também o povo de Deus, que coisa não?

Ao ver pela primeira vez o livro de Ageu, lembro que pensei: este profeta deve ter sido um dos que teve menos importância em toda a bíblia, visto só ter dois capítulos. Mas hoje ao meditar nesta palavra o Senhor me mostrou que na verdade, foi tão importante quanto qualquer outro, pois levou a palavra de Deus. O que muda neste livro não é o profeta, mas sim o Israel de Deus.

Ao ler este livro, alcançamos o antepenúltimo livro do antigo testamento, quer dizer que já passou passamos por trinta e seis livros, se não me engano, livros estes que falam sobre a história deste povo, de suas dificuldades, suas lutas, e suas vitórias, em frente a um Deus onipotente e misericordioso. Mas nós vemos um povo ralando para entender que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Rm 12:2). Um povo que não se atenta a voz do Senhor que diz: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas (Jr 6:16), mas infelizmente a resposta que vemos não só neste versículo mas por quase todo a bíblia é: mas eles dizem: Não andaremos nele.

Mas neste livro, eu glorifico a Deus por esta geração, por este povo, rei e sacerdote que nos deixaram o exemplo da experiência que é melhor obedecer do que sacrificar (cf 1Sm 15:22). É melhor atender.

Israel encontrava-se em um tempo onde tudo parecia normal e que talvez achassem que devessem se dedicar a eles mesmo, e esperar o tempo de edificar a casa do Senhor. Mas algo chamava a atenção daquele povo, trabalhavam, comiam, bebiam, semeavam, esperavam o muito, mas somente o pouco lhes vinha.

Eu acho isto interessante, porque retrata a maior parte dos auto-intitulados cristãos de hoje em dia. Conhecem e aprenderam um pouco de Deus, da história que talvez seus pais aprenderam, do que ouviram, e seguem suas vidas, com um certo respeito a Deus, mas não tem Deus verdadeiramente em suas vidas. Trabalham, comem, bebem, assim como muitos de nós trabalhamos, comemos e bebemos, recebemos nossos salários. Mas a palavra do Senhor diz que recolhiam pouco, não se fartavam, não se saciavam, não se aqueciam, o salário que recebiam, era como recebidos em sacos furados.

As vezes a sua vida está assim, parece que planta, planta, mas não colhe na medida que deveria ou esperava, parece que as coisas não vão para frente. As vezes parece que come mas não mata a fome, bebe, mas nada que bebe, sacia sua sede. Quantos coisas almeja, quantos desejos assolam a sua alma, mas nada realmente te farta, te sacia. Traz somente uma alegria efêmera, que dura tão pouco, e que em pouco tempo, é necessário mais. As vezes você dá um duro o mês inteiro, mas o “salário” que recebes dura somente uma semana ou até um momento, ou dia.

Não sei se você é como a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá ou como a Josué, filho de Jozadaque, o sumo-sacerdote. Não sei se ocupa cargos de honra para os homens, ou quem sabe posições de honra dentre as religiões, não sei de quem é filho, ou se as vezes simplesmente faz parte do povo. Eu sei que o Senhor Jesus conhece a sua vida, a vida de seus pais, sabe que cargo e posição ocupa, sabe a que tem dedicado seu tempo, o seu trabalho, a que se deleita o seu suor. Sabe os seus valores, sabe o que sacrifica, o que adora, Ele sabe. E assim como Ele falou a aquele povo, seja a governador, sumo-sacerdote, seja ao povo, ele fala a você: Considerai os vossos caminhos (Ag 1:4).

E voltando ao texto, foi exatamente isso que todo aquele povo fez, ouviram ao Senhor e o temeram. O Deus todo poderoso não queria destruir aquele povo, para aqueles que tem esta visão do “Deus do antigo testamento”, olhem para este livro e vejam claramente que não é a vontade do Senhor. Temer, respeitar e seguir o caminho do Senhor, executar a vontade dEle é para o nosso bem, e para a nossa salvação. É alcançar o melhor de Deus, reservado para as nossas vidas.

Foi então que o Senhor falou através do profeta Ageu: Eu sou convosco! Ele é conosco amados. Quantas vezes queremos fazer tudo com nossa própria força, mas as vezes chega um momento em que não conseguimos ir adiante, ou as vezes, aquilo que conseguíamos, não conseguimos mais. Isto não é ser fracassado, isso não é ser pior, inferior. Isso é o Senhor Deus mostrando que você se esqueceu dEle, e ele permite a seca sobre a terra, sobre os montes, sobre o trigo, o mosto, o azeite, sobre a terra que produz, como também sobre os homens, sobre o gado, e sobre os trabalhos de suas mãos. Bem aventurado és tu que está nessa situação, porque o Senhor está a te chamar, Ele quer que você o escute, saiba que Ele é contigo, não por saber, mas quer que tenhas um espírito conectado ao dEle, quer suscitar o seu espírito.

“E o SENHOR suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus” (Ag 1:15)

Talvez aquele povo pensasse “Ah, deixa isso para depois, fazer a obra de Deus é muito chato, gastará o meu tempo, eu preciso trabalhar mais, preciso cuidar mais da terra”, mas eles se colocaram em posição e o Senhor os capacitou. E isto aconteceu de tal maneira que tudo foi muito rápido, e eles viram em suas próprias vidas que o que é falado sobre a obra de Deus, o que pensamos, e a prática, são bem diferentes.

O texto diz que isto aconteceu no vigésimo quarto dia do sexto mês do segundo ano do rei Dário. Ou seja, vinte e três dias após o Senhor levantar o seu servo, o profeta Ageu, para falar com aquele povo. Isso quer dizer que eles ouviram, que eles entenderam, que eles não duvidaram da voz do Senhor, que eles não ficaram questionando, que eles não ficaram protelando. Entendam uma coisa amados, quando Deus fala, Ele faz, e faz rápido. Quando Ele nos exige algo, e nós nos colocamos na posição de receber, de obedecer aquilo que nos é ordenado, de não duvidar que o Deus que fez os ouvidos é capaz de nos ouvir e ainda que o Deus que fez a boca pode falar e fala, as coisas desenrolam em nossas vidas!

Com quase um mês de começarem esta obra, veio ainda uma palavra de motivação a aquele povo dizendo:

“Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos” (Ag 2:4)

E também uma promessa:

“E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos” (Ag 2:7-9)

Com exatos três meses de obediência daquele povo a voz do Senhor, fundaram o templo do Senhor. E então eis que o Senhor mais uma vez roga ao seu povo por algo que chamamos de santificação. O Senhor não quer holocaustos, que façamos obras para salvação, se nossa alma caminha para a perdição. Ele quer que nos santifiquemos. Que nossas obras sejam santas. Que nós que pisaremos no templo Santo do Senhor venhamos estar também santificados. De nada vale a construção de templos, de altares, se a oferta não é agradável ao Senhor. O Senhor não toca em coisas imundas, não recebe imundícias. Sejamos pois nós mesmos ofertas pacíficas e agradáveis ao Senhor, busquemos santificar-nos, sendo imitadores de Cristo (1Co 11:1). A palavra de Deus nos garante, assim como o próprio apóstolo Paulo nos relembra dizendo que Não há um justo, nem um sequer (Rm 3:10). Mas também nos diz que podemos ser justificados gratuitamente pela graça de Deus, através da redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3:24). Em Cristo, somos justificados, logo, em Cristo somos justos. Da mesma maneira, em Cristo somos santificados, logo, através de Cristo podemos sim ser santos. Façamos pois o que está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1:16, cf 1:15 e ainda Lv 20:7).

Mas o Senhor também nos promete que nada será em vão, a sua promessa se concretizará:

“Porventura há ainda semente no celeiro? Além disso a videira, a figueira, a romeira, a oliveira, não têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei” (Ag 2:19)

E que dia é esse? O dia em que você fundou o templo do Senhor, que você levantou o altor de Deus em sua vida! Que você entendeu que de nada vale ir para a sua casa se aquecer, se não aquece a sua alma na casa do Senhor, não se alimenta da palavra de Deus. Jesus disse: “Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”(Jo 6:35). Lembra que falamos sobre o não se fartar, e não se saciar? A obra realizada lá na cruz do calvário não foi em vão, aceite-a pois ela foi por mim, e por você.

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (Jo 6:51)

Guarde esta palavra meu irmão. Não está dando mais conta? Lembre-se que passará o céu e a terra, mas a palavra do Senhor não passará (Mt 24:35; Mc 13:31; Lc 21:33). Ele é Fiel para cumprir toda as suas palavras, inclusive essa. Aceita a vontade do Senhor sobre sua vida, lembre-se do que o Senhor Jesus disse:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11:28-30)

Se você gostou desse texto vai gostar também:

  1. O que é óleo de unção ou ungir? De onde veio? E para que serve?
  2. A glória desta última casa será maior do que a da primeira
  3. O que é pedra angular?
  4. Os segredos de Deus no trabalho
  5. Esboço de pregação sobre Ezequias
  6. Como ser cristão (pastor, missionário, obreiro, líder), ganhar e usufruir do dinheiro
  7. Por que está abatida ó minhalma
  8. Deus tem prazer em te abençoar, ele trabalha por você
  9. Ex-espírita conta como Deus a chamou, vale a pena ler

Ricardo de Magalhães Cruz (04/06/2008)
Texto Bíblico: Almeida – Corrigida, Fiel ao texto original

"Todos Devem Ler Esse Livro"

"Só Te Falta Uma Coisa! Nosso Livro Gratuito Revela O Que E Mais!"
  • O cristão de hoje está figurado na Bíblia;
  • A grande busca do homem;
  • A única forma dada ao ser humano de ser feliz;
  • O melhor livro gratuito que você poderia receber e ler

39 comentários no “A glória desta última casa será maior do que a da primeira

  1. querido ao termino de ler esta esplanação esto tomado de uma grande emoção sou evangelista e vou pregar hoje ensima deste tema, seu resumo foi de grande valia pra minha vida e para preparação do mei sermão, que Deus continue a ti uzar mais e mais, o tema da minha mensagem sera o melhor de Deus esta por vir, que possamos acreditar nisso sempre mesmo que os momentos sejam de silencio, de escuridão, de lagrimas.

    que Deus nos abençoe.

  2. Estava a procura de algo sobre Ageu para pregar. Será minha primeira pregação, creio que DEUS tem algo especial para falar com a nossa Igreja através de Ageu. Obrigado por essa mensagem. Que Deus continue te abençõando cada dia mais. Nunca havia lido Ageu, foi no momento de tribulação que uma Irmã abriu a Biblía e leu sobre o livro de Ageu e profetizou sobre a minha vida e a vida da minha Família, e DEUS foi FIÉL e realmente demonstrou a sua Glória sobre o meu lar.

    Amém! :)

    Comodoro – MT , 05/08/2008
    PM: 18:59

  3. Graça e Paz de Jesus!
    Estou aqui louvando à Deus por essa palavra que veio direto à mim. Estava buscando uma referências sobre esta palavra pq estes dias eu perguntava a Deus acerca de algo que está passando em minha vida, e a resposta foi exatamente Ageu 2. 7-9!
    Amém!!!
    Deus é tremendo, que ELE continue te usando amado!

  4. Irmão Ricardo!

    Como sempre seus textos muito bem elaborados e cheios de palavras de fé. Confesso que estava meio pra baixo nesta semana devido a varios acontecimentos e também um pouco cansado física, mental e espiritualmente… mas lendo esse texto me sinto confortado, melhor.. por mais que eu saiba que Deus é comigo, Jesus é o meu salvador.. qdo me deparao com problemas, atritos em nosso dia a dia.. nao sei o por que, mas parece que me esqueço e não ajo conforme alguem salvo, regenerado… mas Graças ao nosso bom e amado Deus existem pessoas como você pra sempre escrever coisas abençoadas e que tocam o nosso coração através dessa palavra viva que é a Bíblia.

    Obrigado e que a Paz de Cristo esteja sempre com você!

  5. parabéns que bom encontrar mensagem como esta pois fiquei preso por um periodo de tempo saboriando esta mensagem a qual muito me elevou a minha parte espiritual, sou da assembleia de deus de sao lourenço MG sempre que tiver cousas novas, manda para nós.

  6. Como é bom saber que ainda temos pessoas comprometidas com a fiel interpretação da Palavra de Deus. Estou preparando um sermão, e com certeza, a sua mensagem muito irá enriquecer minhas palavras, pois, a unção que Deus lhe dedicou no comentário acima, certamente a mim concederá.

  7. QUE A PAZ DO SR JESUS SEJA COM VOSCO MEU IRMÃO.

    - EU ESTOU EM UMA CAMPANHA DE VITÓRIA EM 07/05/2009
    E VEIO ESTA PALAVRA SOBRE A GLÓRIA DA ULTIMA CASA EM AGEL E DEUS FALOU FORTE COMIGO E PROCUREI ENTENDER MELHOR O TEXTO POIS CONHECIA O JA MAS NUNCA O ESTUDEI E ENCONTREI SEU TEXTO E O LI VI QUE DEUS FALA FORTIMENTE COM NOSCO ATRAVES DO TEXTO.
    - QUE DEUS EM CRISTO CONTINUE ABENÇOANDO A SUA VIDA.

  8. A paz do Senhor Jesus Cristo, estou montando um sermão para a inauguração de uma Denominação, que será dia 16 e 17 de maio de 2009, e com certeza este texto é muito sugestivo, o tema também é simples, da forma como o Senhor Jesus gosta, agradeço-lhe por esta palavra, e que o Senhor Deus continue te abençoando grandemente com muita unção e poder. Amém.

  9. [red]amado . a paz…..nao foi uma conhecidecia pois o senhor me deu uma letra maravilhosa ssobre a minha casa sera melhor que a primeira ..que se trasfformou em lovorrrrrrrr hj canto pra honrra e gloria dele ………mais quando dDEUS deu a mizica eu nao entendia porque da minha casa sera melhor que a primeira ai entrei no teu site e vi a palavra em ageu dizendo aminha casa sera melhor que a primeira……entendi que realmente a letra foi de DEUS …hore por mim pois quero levar esta msg a muitos que nao tem esperaça de uma nova casa …o senhor pode e vai restituir todas as coisas ele e fielll amem.

  10. a mensagem da gloria da última casa é uma benção pois é uma revelação de Deus para nossa vida q Deus possa te abençoar grandissimamente

  11. A pas do Senhor
    A mensagem que agora acabei de ler testifica mais uma vez que Deus e fiel uma mensagem direta do Ceu como me abençoou nesse momento e falou grandemente em meu coração chega de comodismo se não fizermos nada de diferente Deus tb não fara e tempo de reagirmos e acordar glorifico o mome do Senhor que ainda há Homem comprometidos com o Senhor que o Senhor possa continuiar te abençoando meu Irmão em cristo Jesus ore por mim preciso muito da libertação e salvação do meu esposo Eu e minha filha apenas servimos ao Senhor tenho 37 anos minha filha 21anos sou casada a 21 anos espero essa grnade vitoria do Senhor
    apaz

  12. Essa semana estava lendo o texto do profeta Ageu e fiquei espantado quando me deparei com o versículo citado acima que fala da glória da ultima casa, mas o que me deixou maravilhado não foi o texto em si, mas como as pessoas interpretam o texto pois todas as vezes que ouvi alguém ministrar neste texto falavam sobre bençãos e glória da segunda casa ou seu segundo estado será maior que o primeiro, porém sempre enfatizando há benção material, Mas o texto se refere ao Desejado de Todas as Nações.
    Sua Glória e sua Paz,.

    Parabéns pelo Artigo

  13. OLHA ESTOU EU AQUI AGORA MEDITANDO EM AGEU CAP 2 PARA PREGAR AMANHA DERREPENTE EU DECIDO DAR UMA OLHADINHA AQUI NA NET,OLHA O QUE ENCONTREI QUE BENCAO PARABENS IRMAO DEUS O ABENCOE RICAMENTE,SE QUISER ASSITIR O QUE VOU PREGAR AMANHA AS 10 AM EUA….11:00 BRASIL…. http://WWW.MANAIM.ORG SEJAM BEM VINDOS.

  14. Caro amigo, estou agora as 7 da manha acordado e inquieto e liguei o computador so pra ler essa mensagem que esperava ansioso por precisar tanto ouvir a palavra de Deus e adquirir conhecimento, eu aceitei em meu coraçao evou agir com responsabilidade e compromissso em cumprir o que Deus pede, erguer sua obra em minha vida, e verei suas promessas, realizando em mim e em minha familia. Estou aflito pois pra mim ja nao consigo mais, ja perdi a força e a vontade e tudo em volta fora destruido e se acabou…. construirei o templo do senhor em minha vida pra honra e gloria Do Senhor dos Exerçitos. Toda Honra , Força e Poder ao Deus Fiel e Justo ! Santo Santo Santo. Deus lhe Abençoe.

  15. DCSA MARGARETE Apaz do senhor amado ,estou estudando sobre este texto para pregar neste tema entao resouvi pesquisar um pouco,encontrei esta mensagem que muito me ajudou tirou algumas duvidas ,e esclareceu algus pontos que eu nao avia parado para observar , obrigado por estas e outras mensagens que Deus tem te usado continui DEUS e´contigo fique na paz do senhor.

  16. Amado, que Deus possa abençoar a sua vida a cada dia mais e mais e pode ter certeza que a glória da segunda casa será maior que a da primeira … Deus vai restituir pessoas e levantar uma geração de adoradores que possam o adorar em espírito e em verdade …
    Que Deus te abençoe poderosamente ….

  17. Isso foi uma promessa pra mim no dia de hoje!Senhor que eu tenha força, ousadia e sobretudo fé em ação para alcançar essa promessa que me foi dada hoje ao meu coração aleluia!!!! Deus o abençoe e continue te iluminando para escrever essas coisas!

    • ev. josias massoco ijui rs en 16/09/12

      amado irmao muito , maravilhoso seu comentario a verdade e esta estamos aplicando o nooso coraçao? naquilo que nao e do senhor.

  18. Foi muito importante para o estudo q estou fazendo obrigada e q deus te abençoe e peço a sua autorizaçao para levar essa palavra na minha igreja. A paz!

  19. Reflexões maravilhosas vem dessa mensagem, e vem exatamente ao que estou vivendo, Deus falou comigo hoje e preciso edificar sua casa para que o Senhor derrame suas bençãos sobre mim. Deus continue abençoando a todos os irmão que tem vontade de fazer a boa obra de Deus.

  20. Sou Diácono, ultimamente me senti enfraquecido para fazer a obra de Deus, mas ao ler esta mensagem as minhas forças se renovaram e minha fé vivificou, continue assim meu irmão, pois como eu, muitos se renovaram, pois Deus realmente te usa em suas mensagens, a Paz do Senhor.

  21. sou diácono marcos sou de campinas,acordei de manha já o senhor falava comigo enquanto fazia o café,deixei a tudo arrumado quando fui conversar com minha esposa diaconiza irmã sirlei pancheri,quando o senhor me tomou de assalto e disse assim simplesmente ageu confesso que não entendi na hora mas como e quando Deus tem promessa na minha na sua vida ele faz se cumprir,depois de me levantar e vir olhar o estudo sobre ageu confesso que fui surpreendido como ageu em duas paginas o senhor o usou imensamente para profetizar sobre o povo que a gloria da segunda casa sera maior do que a primeira,somos templo do espirito aanto temos que cuidar dela 24 horas por dia sem cessar Deus abençõe a todos que tiveram esta oportunidade de ler esta estudo sobre ageu esta pregação fala muito aos nossos corações gloria Deus.

  22. que deus abençoe esses homens, de deus com essas sabedoria tremenda para nos ajudar , a ler e estudar a bilia continui assim nos ajudando fique com , apaz do senhor jesus..

  23. gostei muito deste esboço foi e sera de grande valia para mim e muitos sei que DEUS esta abençoado vç por ter esplanado este tema DEUS me deus este tema ha alguns dias e amanha sera a oportunidade de mostrar para todos a gloria do verdadeiro DEUS DEU te abençoe em nome de jesus cristo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>